ARQUITETURA SOCIAL

Minha Casa Minha Vida: 56% dos imóveis apresentam falhas de construção

 

Mais de 56% dos imóveis do Minha Casa Minha Vida vêm com problemas de construção, segundo dados da Controladoria-Geral da União (CGU). São imóveis com rachaduras, vazamentos, às vezes até mesmo sem ligação de água e esgoto. O programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, mostrou diversos casos de empreendimentos entregues sem qualidade. O programa já investiu mais de R$ 100 bilhões até hoje. “Em alguns casos dá para a gente dizer que o sonho da casa própria vira pesadelo”, afirmou a apresentadora Ana Paula Araújo. Clique aqui para ver a reportagem na integra. 

 

O programa mostrou o Condomínio São Francisco, em Belford Roxo (RJ). Foram construídos 243 apartamentos a um custo de R$ 11 milhões, que já apresentam rachaduras nas paredes e nos pisos, além de uma caixa d’água que explodiu. No Jardim Novo Horizonte, também no Rio de Janeiro, 134 famílias receberam casas sem ruas, sem título de propriedade e sem abastecimento d’água. As moradoras pegam água no mesmo riacho onde se despeja o esgoto.

 

Repórteres também apresentaram casos em Campo Grande, onde a entrega de 260 casas está mais de dois anos atrasada; no Crato (CE), onde um conjunto habitacional foi construído ao lado de uma estação de tratamento de esgoto; e em Juazeiro (BA), onde um conjunto de 1.600 casas apresenta alagamentos, paredes rachadas, tetos caindo e buracos nas ruas.

 

 

O programa lembrou que a Lei 11.977 exige que os conjuntos habitacionais sejam feitos em áreas com tenham: infraestrutura; saneamento básico; equipamentos de saúde; de educação e de lazer. Mas não é o que acontece. “Como é que faz mal-feito desse jeito?”, questionou o apresentador Chico Pinheiro.

6 respostas

  1. Acho que podemos também fazer uma reflexão sobre o papel do profissional de arquitetura nestes projetos espalhados por todo pais. Será que nós enquanto profissionais estamos tendo a postura correta diante do projeto e da execução de tais obras. Será qual nossa parcela de culpa à medida que para existir financiamento público é necessário que vários profissionais de arquitetura e engenharia estejam envolvidos nos processos?

  2. Na realidade, nenhum programa dessa quadrilha PT/PMDB, que tomou conta do nosso pais, desde 2003, deu certo.
    Foi e continua sendo uma roubalheira sem limites. Além disso, falta preparo e competência administrativa.
    Corrupção no Brasil sempre existiu, mas nunca na história desse país se viu tamanha barbaridade.
    As nossas esperanças são basicamente duas:
    – que todos estes canalhas paguem caro pelos delitos cometidos, sinalizando às novas gerações que o crime não compensa;
    – que surja nova geração de políticos honestos, preparados e competentes, que nos devolva o sentimento de orgulho nacional.

  3. O programa Minha Casa Minha Vida, na realidade e o programa Minha Casa Minha Divida, pois a CEF nao tem competencia nenhuma para gerir um programa de construçao para baixa renda, pois ela só favorece bancos, construtoras e incorporadoras. Com estas mediocres construçoes, o morador nao paga, a mesma e tomada e torna-se um troféu da CEF para os famosos LEILOES. Leiloes estes que são socialmente inconcebíveis, pois a desgraça de um pode ser a alegria e/ou posteriormente tristeza de outro. Pois como digo abaixo a política da CEF é somente obter lucros exorbitantes, sem nenhuma expertise em política habitacional.
    As necessidades básicas do ser humano são: Alimentação, Vestimenta e Moradia, com estas necessidades satisfeitas o homem se considera seguro e fazendo parte de um grupo social. Mas nos dias de hoje em nossa sociedade a Moradia esta cada vez mais distante. Vemos em toda parte pessoas habitando em condições Sub Humanas e o poder público não consegue com suas políticas publicas obsoletas e decadentes, suprir as necessidades de moradia dos que mais necessitam, colocando, obrigando, empurrando estes a habitar cada vez mais precariamente.
    Com o fim do regime militar e a extinção do BNH (Banco Nacional da Habitação) a CEF (Caixa Econômica Federal) tornou se agente financeiro dos SFH (Sistema Financeiro Habitacional), sem ter nenhuma experiência de políticas sociais de habitação de baixa renda e vem dificultando/limitando o credito de produção habitacional de caráter social e sempre adotando critérios de financiamento bancários predatórios para que se acabe com o déficit habitacional.
    Este sistema excluiu parcela significativa da população de baixa renda ao atendimento da política habitacional e beneficiando apenas aos investimentos de capitais, ou seja, ao lucro das empresas privadas de produção habitacional para as classes mais abastadas. A CEF (Caixa Econômica Federal) continua com seu papel de agente financeiro visando lucros exorbitantes para ela e beneficiando bancos privados, construtoras, agentes promotores; criando com isto uma rede de intermediários que onera em muito o valor final de uma moradia para a população de baixa renda, sem contar com a péssima qualidade das construções. Vide por ultimo em São Luis – MA construção feita pela Cirella, construtora e incorporadora, considerada top no Brasil. Mas que constrói obras de primeira qualidade para padrões sociais altos.
    Hoje no Brasil temos um déficit habitacional em torno de 5 a 6 milhões de moradia, que poderia ser suprido se os poderes públicos junto com as entidades de Classe como CAU- Conselho de Arquitetura e Urbanismo e outras, estado e prefeituras, trabalhassem em conjunto viabilizando estas políticas, conforme as necessidades locais de cada Região, Estado, Município.

    Jonas Souto
    CAU-A135256-3
    Cel Phone-(27)9 9774-7875

  4. Que grande absurdo! O programa “Minha casa, minha vida” deixa um rastro de tristeza… Como isso pode ser possível? Não se lida dessa forma com o cidadão; aquele que acreditou na realização de um grande sonho…

  5. Quando a Midia Golpista dessa Globo disser que um projeto para as classes menos favorecida for uma coisa boa..Vai chover canivete…Lamentável um órgão como o CAU projeta a noticia desses reais canalhas e sonegadores impedindo tornar os recursos para a população em benefício…
    A quem o CAU serve ?

    1. Agora está explicado, a culpa do programa minha casa minha vida não dar bons resultados, é da Globo.
      Vamos contratá-lo como perito e dar um GORPi na Engenharia.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CIDADES

Iniciadas Convocações para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

CIDADES

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul seleciona profissional de Arquitetura

CIDADES

CAU Brasil elogia regulamentação da Lei Padre Júlio Lancellotti mas lamenta que mídia siga relacionando-a com “arquitetura hostil”

Pular para o conteúdo