CATEGORIA

Registro das empresas de arquitetura e urbanismo terão nova identificação

 

A partir de 28/09/18, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo passará a emitir os registros profissionais das pessoas jurídicas  com um novo tipo de identificação. 

 

Ao invés do registro das empresas ser feito apenas com uso de número, como ocorre atualmente, ele será antecedido das letras “PJ’. 

 

Os registros já realizados continuam válidos  e poderão ser expressos nas duas formas, ou seja, com e sem as letras de prefixo. Para os profissionais liberais, nada muda. Ou seja, o número do registro continuará sendo precedido da letra “A”.

 

A alteração cumpre a Resolução CAU/BR 13/2012 (link para.https://caubr.gov.br/resolucao13/)

 

MAIS SOBRE: CATEGORIA

95 respostas

  1. O resumo é simples: CAU e CREA são entidades que NÃO tem como objetivo amparar o profissional registrado. O objetivo dessas entidades é trazer legitimidade ao exercício do profissional, chancelando-o como técnico habilitado para a assumir o risco da atividade.

    Ou seja, tem como público APENAS a sociedade, tal como Vigilância Sanitária e afins. Serve para REGULAR e FISCALIZAR os profissionais com objetivo de trazer segurança para a sociedade (que não valoriza nada dessa “ladainha” toda).

    Se engana o profissional que acha que os nossos conselhos servem para os auxiliar de alguma forma. Pelo contrário, no final, trata-se apenas de uma porta para a sociedade bater caso tenha problemas e/ou prejuízos. Nesse caso sim o conselho vai agir abrindo um processo administrativo em face do profissional que tenha causado prejuízo (fato que a sociedade também desconhece, não se interessa e, logo, também não valoriza).

    Essa celeuma de ações de conscientização e blablabla as quais o atendente se referiu a algum tempo poderiam se reduzir em uma única e muito mais eficiente ação pra resolver nosso problema: FISCALIZAÇÃO EFETIVA da sociedade e das pessoas que exercitam ilegalmente a profissão e praticam concorrência desleal, tais como pedreiros/construtores, desenhista, vendedores de loja que se auto-promoveram a designer de interiores/arquitetos, etc.

  2. Não deveria existir, ao menos, um mínimo de faturamento pra se exigir cadastro de PJ? Não seria mais justo, já que retirar esse tipo de cadastro to vendo que será impossível?
    A minha empresa fatura muito pouco, muito muito pouco, e fui notificada pra fazer o registro. Estamos até pensando em fechar a Empresa, de tanta problema que nos causa, e agora mais essa. Não deveria ter um mínimo de faturamento???
    Hein CAU?? Seria justo né?

  3. Prezados, com a lei de criação de empresas unipessoal, caso abra uma empresa desse tipo, o arquiteto pagaria apenas uma anuidade do CAU? ou continuaria pagando duas anuidades?

    1. Cleidnalva, por favor entre em contato com nosso serviço Tira-dúvidas, de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília).

      ?Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      ?Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  4. Li todos os comentário porque estou na mesma situação de muitos colegas de profissão. Acho um tremendo absurdo ter que pagar 02 anuidades para um conselho que não faz nada pelos seus profissionais. amo minha profissão, sinto-me decepcionada pelo conselho a qual faço parte e cada vez mais vejo que não fazem NADA para mudar as questões já publicada, e olha que estamos aqui estão vários relatos sobre o mesmo assunto. Nós pagamos anuidade e ainda temos que pagar por cada RRT desenvolvida. Imagina um médico que paga anuidade e tem q pagar por cada paciente atendido… aff. Conselho decepcionante.
    E nem adiante responderem-se colocando o que tem na Lei. Uma lei falha que só prejudica os profissionais que querem trabalhar.

    1. @Joseana Cristina, creio que nao é somente junto ao CAU pois o CREA é do mesmo jeito, voce paga anuidade e cada ART, gerada o pior os preços são absurdos.

  5. O CAU – muito infelizmente – é uma grande piada. Não existe a dita fiscalização, não ajudam os profissionais em NADA, é apenas uma draga de recursos financeiros do profissional. Todas as vezes que procurei o conselho para esclarecimentos recebi uma resposta burocrata de zero ajuda. Além dos impostos, taxas e burocracias infinitas do estado, temos também a dilapidação do conselho. É triste fazer este tipo de comentário, não tenho o menor prazer nisto.

  6. Acabei de forma em arquitetura. Meu pai é engenheiro civil e tem uma empresa de engenharia. ele quer me colocar como RT também para ficar na área de arquitetura. Quando ele tenta incluir-me como Rt da empresa não tem como pois o sistema do CREA solicita o número do profissional (crea) e não dá opção.
    Toda empresa (PJ) que possui CREA quando quiser registar um arquiteto com RT deverá fazer incrição no CAU tabmem? ou seja a empresa terá que pagar 2 anuidades? CREA e CAU? O procedimento é assim?

    1. Luisa, boa tarde. Você pode compartilhar o que te responderam. Acredito que seria de grande utilidade pois varias pessoas tem a mesma dúvida, e como eles só respondem “favor entrar em contato”, como se isso aqui não fosse um contato, complica um pouco a vida de todo mundo…

  7. O que mais desanima são estas respostinhas CTRL+c CTRL+v sempre as mesmas respostas pedimos que por favor envie sua sugestão por meio da Ouvidoria do CAU/BR pelo e-mail [email protected] e trabalhar pra resolver tantas críticas nada.

  8. Boa tarde, quais empresas tem obrigatoriedade de se registrar junto ao CAU?

  9. Criou-se um conselho para auxiliar a categoria, mas apenas o vemos onerando os arquitetos e arrecadando cada
    vez mais. Lembramos o quanto pagamos hoje. Lógico sabemos que foi criada uma lei que nos obriga a pagar como PJ e PF. Para tudo que é ilegítimo ou amoral existe uma lei no Brasil para sufocar os trabalhadores. Que o novo presidente questione a real necessidade dos conselhos de categoria.

    1. Daniel, o CAU/BR e os CAU/UF existem desde 2011, tendo criado o SICCAU, Tabela de Honorários, Código de Ética, Resolução sobre Direitos Autorais, Resolução sobre Atividades Privativas de Arquitetos e Urbanistas, Site Ache um Arquiteto, desenvolveu campanhas nacionais de valorização profissional e têm lutado no Congresso Nacional pelo planejamento correto de nossas cidades, entre outras ações. O CAU/BR promove ainda diversas ações objetivando a valorização da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil, por meio de campanhas publicitárias, diálogo institucional com o Governo Federal e Congresso Nacional, eventos nacionais e agora também ações de apoio à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social.

      Os CAU/UF destinam 2% de seus orçamentos para apoiar projetos de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social em todo o Brasil. Como esse financiamento, arquitetos e urbanistas têm resgatado um direito fundamental do cidadão. Assim como saúde e educação, trata-se da qualidade de vida da população, garantida pela Lei 11.888/2008. Saiba mais em https://caubr.gov.br/athis

      Informamos ainda que o CAU/BR possui uma intensa atuação junto ao Congresso Nacional, com acompanhamento diário dos projetos de lei em tramitação e diálogo permanente com deputados e senadores. Todos os anos, o CAU/BR realiza um Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo em Brasília, com a participação de arquitetos e parlamentares. Veja em http://www.caubr.gov.br/seminariolegislativo

      Além disso, o CAU/BR tem promovido diversas campanhas nacionais e de grande alcance pela valorização profissional. O programa Arquitetura para a Vida, produzido pelo CAU/BR, foi transmitido três vezes por semana, em rede nacional. Veja em https://bit.ly/2IH8YRY

      Em dezembro, a campanha do Dia do Arquiteto foi vista por mais de 100 milhões de pessoas. A campanha do Dia do Arquiteto é realizada todos os anos desde 2013, sempre em TV aberta, rádio, jornais, internet e mobiliário urbano. Saiba mais em https://bit.ly/2SlgW3F

      Essas ações de valorização da profissão tem ajudado o crescimento do mercado de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Em 2018, os profissionais registrados no CAU realizaram 5,4% mais atividades que no ano anterior. Os estados que mais contribuíram para o crescimento do mercado foram São Paulo – 9% mais atividades – e Santa Catarina – 7% mais atividades.

      Destaque-se o crescimento cada vez maior das atividades ligadas à Execução de Obras: houve um crescimento de 6,3% em 2018 – o que representa 30.000 execuções de obras a mais que no ano anterior. Em 2017, esse tipo de atividade também cresceu mais que 6% – o dobro da média nacional naquele ano.

      Confira essas e muitas outras informações no Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2019.

      https://caubr.gov.br/anuario2019/

      Os CAU/UF realizam ainda ações de fiscalização, de apoio às prefeituras e orientação dos profissionais recém-formados. Existem ainda uma série de benefícios, como planos de saúde, desconto em softwares BIM e financiamento de projetos. Você pode conferir todos em https://caubr.gov.br/indice-beneficios/

      Lembramos que o CAU é de todos os arquitetos e urbanistas. Caso tenha alguma dúvida, por favor entre em contato com a nossa Central de Atendimento:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento
      Telefones: 0800-883-0113 e 4007-2613

  10. Lamentável, e agora o cerco está se fechando, a caixa está exigindo RRT de pessoa jurídica, acredito que isto é pra cada vez barrar nós arquitetos de pegar execução e Quem sairá ganhando no fim das contas são a classe dos engenheiros civis, pois só de projeto é difícil de viver hoje com esta escassez, não vou repetir o que todos já disseram, só prejudica ainda mais aqueles que querem crescer e ter uma atuação mais séria no mercado, isto incentiva a ficar na clandestinidade, trabalhando em casa.

  11. Estou cadastrada como proficinal, mas preciso abrir uma empresa para prestar serviço, vou criar no MEI. Preciso criar registro de pessoa jurídica no Cau?

  12. Pois é CAU/BR, vocês se defendem sempre fazendo referencia à lei, dizendo que ela define a cobrança de anuidade. A questão é que temos que trabalhar para mudar as leis, para facilitar o arquiteto empreendedor, pois o mercado já não esta fácil e temos um conselho omisso, que só esta interessado em arrecadar! Mas para arrecadar vocês precisam ajudar os arquitetos a conseguirem exercitar a profissão dignamente!!!

  13. Acho um verdadeiro absurdo ter que pagar duas anuidades, uma como pessoa física e outra como pessoa jurídica! Poderia existir ao menos um desconto para essa situação, sem falar dos absurdos de pagar por cada ART! Não existe isso, você cursa uma universidade por 05 anos e no fim além de pagar uma anuidade, você paga por cada ART emitida. Já pensou se um médico tivesse que pagar uma “art” por cada cirurgia realizada? Isso é muito injusto!
    Sem falar da ausência do CAU perante as prefeituras, permitindo que engenheiros civis continuem assinando projeto arquitetônico, antes o arquiteto fizesse parte do CREA, ao menos teríamos mais assistência, porque a verdade é que nunca houve luta pela classe do arquiteto, com a criação do CAU o que há são taxas e mais taxas!

  14. Também não concordo em termos que pagar duas anuidades – PF e PJ. Isso de fato é desestimulante para nós que queremos empreender, começar nosso empresa. Peço que o conselho tente reverter essa situação para toda nossa classe.

    1. Concordo contigo Ana.
      Eu tenho uma empresa também, que estamos inclusive pensando em fechar por falta de faturamento e ficar trabalhando apenas como autonomas, e mesmo assim temos que fazer um registro PJ. É uma vergonha.
      E tudo que sabem responder é “favor entrar em contato com não sei quem”.
      Nunca fizemos projeto ou obra sem RRT, mesmo qdo os clientes dizem que não precisa… aí nós pagamos e fizemos… Sempre tentamos fazer tudo direitinho e nunca ganhamos nada. Quando eu trabalhava numa construtora e não recebia o piso salarial, Conselho nenhum me ajudou.
      É uma vergonha, é irritante!

  15. Acho muito absurdo o que o CAU tem exigido dos arquitetos : pagar duas anuidades ,pagar 2 RRts por contrato de serviço, e ainda não deixarem que os fornecedores nos paguem bonificações por nossos acompanhamentos técnicos!!!!
    Virou até crime , ridículo! Acho que um “conselho ” deveria nos ajudar e não nos desmotivar . Tentar regularizar essa situação , isso sim !

    1. Valéria, a valorização da nossa profissão depende de que o conjunto de profissionais assuma um forte compromisso com a Ética na condução de seus trabalhos e suas negociações. E essa discussão passa necessariamente pela questão da chamada “Reserva Técnica”, eufemismo inventado para a comissão paga pela especificação de produtos ou serviços. Tal prática é condenada pela lei de criação do CAU e pelo Código de Ética e Disciplina dos arquitetos e urbanistas.

      Existe um prejuízo que essa prática traz também para os colegas que trabalham exclusivamente cobrando honorários pelos seus serviços e, principalmente, para a imagem da profissão.

      Para os colegas, porque a “remuneração” pela especificação de produtos avilta o preço dos serviços técnicos como projeto e execução.

      Para a imagem da Arquitetura e Urbanismo, porque coloca a sociedade em dúvida quanto à confiança em nosso conhecimento técnico e ao papel de fiscal da qualidade da construção.

      Saiba mais em http://www.caubr.gov.br/arquitetospelaetica

    2. Concordo Valéria, esse imposto PJ e PF é uma duplicidade de imposto… não existe isso, pois não esxiste uma empresa sem um responsável técnico e se uma vez o responsável técnico está no quadro societário da empresa não tem porque pagar duas vezes… é por isso que muitos nem abrem empresa

  16. Sou contadora, e atendo arquitetos e engenheiros, assim como os contadores e advogados, vocês deveriam criar a opção de cadastrar empresas individuais e não só LTDA. Muitos trabalham sozinhos. Se pedissem alteração na LEI poderiam inclusive resolver o problema da anuidade, uma vez que o EMPRESARIO INDIVIDUAL é uma pessoa física, assim pagaria 1 anuidade somente. Podem até usar os embasamentos jurídicos da Lei que alterou as cobranças dos contadores e advogados.
    Se já houver projeto em tramitação de aprovação me perdoem o comentário, só uma sugestão aos colegas pois nós contadores sabemos mais das necessidades dos arquitetos iniciantes do que próprio conselho muitas vezes.

    1. Perfeita colocação, será se CAU ta preocupado com essa questão?

    2. Pra tu ver Adriela, tu se preocupa mais com as nossas questões do que o nosso próprio Conselho. Estamos bem assessorados né??

  17. O PJ deveria ir após, o número, ex: CAU/UF: 999.999-PJ, faz mais sentido.

  18. Acabei de me formar. Estou pensando 10x em abrir uma empresa se pelos comentários é necessário pagar anuidade tanto para PJ como PF. Onde está a lei que apóia a cobrança da PJ. Este ano um escritório de advocacia conseguiu cancelar a cobrança da OAB para PJ que já cobra anuidade dos advogados. Absurdo o CAU cobrar 2x também! Incentivo zero para empreendedorismo!

    1. Dentro do absurdo, no meu caso ainda é mais em conta pagar 2x o registro, já tinha empresa aberta e aí arrecadava ISSQN como autônomo e mais o da empresa, então me saí hoje mais em conta não recolher o ISSQN como autônomo e pagar o CAU da empresa.

  19. Este nosso país é uma decepção. Ao invés de incentivar a empreender, nos fazem desistir de sonhos e objetivos. Tudo é imposto. Pagamos para trabalhar e para sustentar os grandões. Se tem uma coisa que o Brasil é competentíssimo é de criar impostos. Tudo é feito para que ficamos dependentes do papai Estado. Nos devolvem péssima educação, péssima saúde, péssima segurança, etc… Não somos livres. Felizes os que vão embora.

  20. O CAU ESTÁ NUMA CAMPANHA SISTEMÁTICA DE ARRECADAÇÃO, NÃO SE ILUDAM. LOGO VÃO DIVULGAR AS SEDES PRÓPRIAS LIIINDAS, CONSTRUÍDAS COM NOSSAS ANUIDADES, COMO SE FOSSE A MAIOR VITÓRIA DA CATEGORIA. NADA MUDA A CABEÇA DESSES POVO SEM SENSIBILIDADE. EU ME REVOLTO COM PAGAMENTO EM DUPLICIDADE DE RRT PARA PROJETO E EXECUÇÃO. UMA…A B E R R A Ç Ã O!

  21. Continua Ruim, tem que pagar duas anuidades!!
    Se a empresa tiver apenas um arquiteto, deixar ser um vincula ao registro do arquiteto! Ajuda Ai!!!

  22. É um absurdo mesmo um escritório com uma PF e um PJ ter que pagar duas anuidades. O meu escritório já fazia parte do CREA e eu tinha um desconto na faixa de 80% da anuidade de PF. Desde que o CAU foi criado solicito desconto e até o momento nada. Toda vez que ligo pro CAU solicitando um auxilio ou uma orientação técnica, a única resposta que tenho é que isso o CAU não faz, é desanimador saber que tenho só que pagar, ou seja, é só obrigação, mas não temos nenhum direito, nem mesmo a orientação.

  23. A questão sobre a atuação como pessoa física ou jurídica na profissão de arquitetura é só mais uma diante de tantas outras igualmente importantes e ainda mal resolvidas ou enfrentadas pelos que dirigem o conselho.
    Infelizmente, a criação dos CAUs, de prático,não trouxe nada, ou quase nada, aos arquitetos que formam a gande massa trabalhadora da profissão nas regiões periféricas à metropole do Rio de janeiro, que possuem seu pequeno escritório, que vão pessoalmente às prefeituras para aprovar seus projetos, que, para construírem sua sobrevivência, além disso tudo, são obrigados a frequentar diversas obras e competir com desenhistas, técnicos e engenheiros.
    Creio ser extremamente importante enfrentar a questão da habitação de interesse social ou a promoção e participação em seminários, encontros, exposições e similares, como também tomar conhecimento das notícias sobre eles divulgadas de forma tão eficiente pelo site oficial ou pelo clipping CAU/BR. No entanto, tais eventos não fazem parte do cotidiano de mais de noventa por cento daquele grupo de profissionais.
    Diversos colegas citam o CREA como termo de comparação entre o antes e o depois dos CAUs, e o fazem pelo fato de, mesmo com todos os problemas inerentes aquele órgão enquanto a ele éramos vinculados, por incrível que possa parecer, o poder de resposta a essas demandas corriqueiras, inicialmente citadas, era maior.
    Para não ir muito longe é só nos determos na questão da presença física. O CREA possui inspetorias em diversas cidades na região onde resido (Leste Fluminenese). Existem inspetorias em Araruama, Cabo Frio e Armação dos Búzios, para citar algumas. E quanto a agências, posto de atendimento, escritório ou algo equivalente do CAU, onde fica a mais próxima?
    sobre fiscalização local então, muito menos ainda se tem notícia. Em sete anos se quer foram capazes de por um carro com um fiscal para rodar por aqui.
    E não adianta me respoderem sugerindo o envio das questões a ouvidoria, pois as questões, que ora levanto, são de cunho estrutural, de entendimento, de vivência real da profissão e de concepção.
    É incompatível, sobretudo pelo histórico de lutas de uma categoria tão atuante na vida social fluminense e até brasielira, a existência de um conselho que não enxergue o interior do Estado e seus profissionais, e, sobretudo a sua realidade.
    Vivemos um momento na vida brasielira que não nos transmite perspectivas ou sequer horizontes e estamos jurisdicionados, por uma canetada, a um conselho que, ainda,não nos enxerga em nossa totalidade.

  24. Já enviei solicitação para a ouvidoria há mais de 6 meses e até o momento nenhuma resposta veio com relação ao pagamento duplicado de PF e PJ, sendo a empresa formado por somente um profissional.

    1. Caro, Roberto. Seu problema é o de muitos, infelizmente nosso Conselho não tem interesse em olhar para isso. Fato é, que essa mudança do número da inscrição de PJ, antes dos números, para nós arquitetos, com escritório, não faz qualquer diferença. Agora, quanto ao pagamento em duplicidade de PJ e PF, que nos desoneraria e que também não faz sentido, mas cai na arrecadação $$$, das inúmeras folhas de pagamento de pessoal, esse sim, importante para nós é sempre postergado. Quem “comanda” não visa o interesse coletivo, da impessoalidade e imparcialidade. Difícil…

  25. Bom dia, minha solicitação é a mesma dos colegas acima no quesito anuidade da empresa e do profissional. Como muitos, sou PJ e não tenho funcionários. Mais justo seria pagar apenas 01 anuidade.

    1. Infelizmente é a situação que o profissional da arquitetura se encontra, além de pagar uma anuidade altíssima, temos que pagar um valor absurdo por RRT o que não acontece em vários outros conselhos como o de medicina, direito, enfermagem, contabilidade, etc. É claro que não se pode esquecer do RRT de projeto e RRT de execução serem duas cobranças diferentes dentro do mesmo contrato, pois várias vezes fui contratado como projetista e executor da obra e tudo o que o CAU diz é “De acordo com a lei 12.378/2010… lero, lero, lero!!!” e ficamos a deriva sem um conselho que lute pela desoneração dos nossos serviços. Penso que o CAU deveria reduzir os custos cobrados por ele e se for necessário que altere a lei.

    2. Mais absurdo que isso só pagamento das RRTs, como bem lembrou o Fábio. Ou alguém ja viu advogado pagando taxa pra OAB a cada processo que entra no Fórum??

      1. Helena, informamos que a obrigatoriedade e os valores da Anuidade e do RRT são definidos pela Lei 12.378/2010, que regula o exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Veja em https://bit.ly/2ADbSBd

  26. Dessa forma não estão contribuindo para abertura de novas PJ’s.

  27. O cau não deveria cobrar anuidades tao altas. Sou arquiteta e tenho empresa! Prago duas anuidades. Isso, nos tempos que estamos passando, é uma afronta ao profissional.

  28. Primeiro: Qual o motivo dessa troca?

    Segundo:
    O CAU não estimula que os arquitetos sejam empresários.
    Ser PJ de Arquitetura trás poucos benefícios e muitos prejuízos. A anuidade pega pela empresa deveria desonerar a anuidades de seus sócios. Conta simples: Uma Empresa de arquitetura com 2 sócios e 10 projetos por ano (pouco) tem gerá uma despesas obrigatória com o conselho (entre anuidades e RRTs) de 3 mil reais por ano. Nenhuma profissão paga tanto para trabalhar. Por que a Empresa não pode gerar RRT em nome de seus sócios??

    Todas essas taxas impostas pelo conselho estimulam que o arquiteto trabalhe em casa, sem responsabilidade técnica. Sem emitir RRT, sem gerar impostos.

  29. Primeiro, vejo que existem algumas parcerias com intenção de favorecer os profissionais. Entretanto minha sugestão foi de viabilizar a modalidade de acesso a nuvem por demanda de softwares. Quanto a financiamento pode ser interessante para o profissional, mas sempre é um negócio melhor para o banco.Do mesmo modo as Normas da ABNT no modo comprá-las me parece bem ultrapassado. Hoje a disponibilidade obviamente deve ser sob demanda, e pelas anuidades pagas ao CAU entendo seria muito plausivel o órgão viabilizar o acesso as mesmas nesta modalidade. Já na questão da divulgação das ações a própria pagina do CAU é o melhor veículo para tal. O custo com divulgação via radio também parece algo inócuo. A inserção de links do CAU em paginas de empresas de construção, de materiais de construção, prefeituras e outros afins teria muito mais repercussão. Não temos ainda um app do CAU? Com varias funcionalidades, como por exemplo pesquisar sobre alguma norma tecnica especifica. Ou sobre codigos e normas de prefeituras.

  30. O mediador deveria enviar todas estas propostas para ouvidoria! Também acho um absurdo ter que pagar anuidade pessoa física e jurídica quando não tenho funcionários e agora praticamente sem trabalho…

  31. Se desvincular do CREA foi um dos maiores erros, o CAU não trouxe nenhuma vantagem!!! Muito pelo contrário ele só trouxe desvantagens principalmente como a cobrança elevada das anuidades.

    Eu tenho que pagar 2x anuidades por ano, uma da PJ e outra da PF, ridículo ….

    Obrigado Lula por criar mais um monte de cabide de emprego. (só podia estar na cadeia mesmo)

    1. Giovani, CAU/BR e os CAU/UF existem desde 2011, tendo criado o SICCAU, Tabela de Honorários, Código de Ética, Resolução sobre Direitos Autorais, Resolução sobre Atividades Privativas de Arquitetos e Urbanistas, Site Ache um Arquiteto, desenvolveu campanhas nacionais de valorização profissional e têm lutado no Congresso Nacional pelo planejamento correto de nossas cidades, entre outras ações. O CAU/BR promove ainda diversas ações objetivando a valorização da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil, por meio de campanhas publicitárias, diálogo institucional com o Governo Federal e Congresso Nacional, eventos nacionais e agora também ações de apoio à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social.

      Além disso, o CAU/BR tem promovido diversas campanhas nacionais e de grande alcance pela valorização profissional. O programa Arquitetura para a Vida, produzido pelo CAU/BR, é transmitido três vezes por semana, em rede nacional, por 39 emissoras de rádio espalhadas em 20 estados brasileiros. Ou seja, serão repetidos 26 vezes por 39 emissoras, totalizando 1.014 inserções no rádio brasileiro.
      https://caubr.gov.br/arquitetura-para-vida-programa-do-cau-br-impacta-242-000-pessoas-em-todo-brasil/

      Em dezembro, a campanha do Dia do Arquiteto foi vista por mais de 122 milhões de pessoas. A campanha do Dia do Arquiteto é realizada todos os anos desde 2013, sempre em TV aberta, rádio, jornais, internet e mobiliário urbano. Saiba mais em https://caubr.gov.br/campanha-do-dia-do-arquiteto-sera-vista-por-122-milhoes-de-telespectadores/

      Os CAU/UF realizam ainda ações de fiscalização, de apoio às prefeituras e orientação dos profissionais recém-formados. Existem ainda uma série de benefícios, como planos de saúde, desconto em softwares BIM e financiamento de projetos. Você pode conferir todos em https://caubr.gov.br/indice-beneficios/

      Lembramos que o CAU é de todos os arquitetos e urbanistas. Caso tenha alguma dúvida, por favor entre em contato com a nossa Central de Atendimento:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento
      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  32. Devem fiscalizar mais. Pois muitos e muitos profissionais nem mesmo tem registro pessoa jurídica e estão usando nomes diferentes do registro efetivo (pessoa física). Caracteriza exercício ilegal da profissão. Chapecó-SC e Região… de cada 10 escritórios 8 não tem registros. Olho vivo.

    1. Emerson, agradecemos a atenção e informamos que a fiscalização é realizada pelos CAU/UF, conforme determina a Lei 12.378/2010. Ao CAU/BR cabe promover as normas gerais de fiscalização e analisar possíveis recursos de processos já julgados pelo CAU/UF.

      Saiba mais como funciona a fiscalização dos CAU/UF em https://caubr.gov.br/cartadeservicos/

      Para fazer uma denúncia, por favor clique em https://siccau.caubr.gov.br/app/view/sight/externo.php?form=CadastrarDenuncia

  33. Qual o beneificio? O CAU deveria lutar por melhores condições de trabalho dos arquitetos, mas só se preocupa em nos cobrar taxas…qual o sentido de ter uma empresa e ter de pagar dois CAUs sendo que o único profissional de minha empresa sou eu?
    O CAU leva em consideração as opiniões aqui manifestadas?
    Faz uma auto critica?

  34. Inútil. Não tem vantagem nenhuma para o micro empreendedor.
    Segue o enterro…

  35. PJ… Uma forma de sair da informalidade e pagar impostos absurdos. Até quando o governo e o nosso conselho travará essa “queda de braço”? 80% dos arquitetos que conheço trabalham como autônomos, tendo que submeter a condições esdruxulas na vida profissional. Existe algum projeto de lei ou intenção do conselho de redução de impostos para PJ ou até mesmo a inclusão da profissão no simples nacional ou até mesmo como MEI?

  36. E com esse ajuste, o sistema passará a reconhecer quando um profissional pedir baixa da responsabilidade técnica da empresa, após se desligar?
    Ou a empresa poderá continuar tentando usar a certidão de regustro PJ desatualizada como forma de utilizar o acervo técnico dos antigos funcionários ou sócios em licitações?

  37. Nosda..qur mudança importante…era tudo qur precisávamos! Lamentável…

  38. Por que isso? Vai reduzir a anuidade? Por que não se junta ao CREA novamente? Acho que a divisão não trouxe benefícios!!!

    1. Luiz, informamos que o CAU/BR promove diversas ações objetivando a valorização da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil, por meio de campanhas publicitárias, diálogo institucional com o Governo Federal e Congresso Nacional, eventos nacionais e agora também ações de apoio à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social. O Código de Ética, a Tabela de Honorários, Resolução sobre Atribuições Privativas dos Arquitetos e Urbanistas e Resolução de Direitos Autorais também são ações que visam valorizar a profissão e estabelecer as regulações básicas da Arquitetura e Urbanismo.

      O CAU/BR produziu o programa de rádio Arquitetura para a Vida, transmitido três vezes por semana em 39 emissoras, de 20 estados brasileiros. Ouça em https://caubr.gov.br/arquitetura-para-vida-programa-do-cau-br-impacta-242-000-pessoas-em-todo-brasil/. A campanha do Dia do Arquiteto foi vista por mais de 122 milhões de pessoas em 2017. É realizada anualmente em TV aberta, rádio, jornais, internet e mobiliário urbano. Saiba mais em https://caubr.gov.br/campanha-do-dia-do-arquiteto-sera-vista-por-122-milhoes-de-telespectadores/

      O CAU/BR também oferece aos arquitetos e urbanistas e aos possíveis clientes de todo o Brasil a plataforma ACHE UM ARQUITETO, com informações sobre profissionais atuantes em todo o Brasil. É possível encontrar profissionais e empresas por nome, município, estado ou número de registro. Confira em https://acheumarquiteto.caubr.gov.br/

    2. Acho que o que o colega Luiz quis dizer, foi o que realmente ajuda o arquiteto, porque não precisamos anúncios publicitários para divulgara a prossifão e muito menos de programas social. e sim propostas para redução de impostos, redução de anuidade, apoio jurídico, e tudo o que fortalece o crescimento profissional e econômico. Se o Cau brigasse pela redução carga tributária tenho certeza que todos os profissionais fariam projetos social de graça, uma vez que temos profissionais espalhados por todo o brasil

  39. Lamentavel …mais afofação sem resolver …O estado brasileiro empurra os trabalhadores para a informalidade …

  40. Assim como o Marcelo também não entendi a utilidade dessa mudança! Quando vão parar de cobrar anuidade para empresas? Acabamos tendo de pagar, no mínimo, duas anuidades. E pra quê?

  41. Primeiramente gostaria de saber qual o motivo da troca.

    Segundamente,
    O CAU desestimula os arquitetos a serem empresários. Ter uma PJ trás custos (anuidade, contator, etc) e poucos benefícios. Anuidade da Empresa deveria desonerar a dos sócios, assim com o pagamento de RRTs. No pior dos cenários 1 RRT por projeto, contemplando todos os sócios. Um escritório com 2 sócios e 10 projetos por Ano (pouco) gastará no mínimo 3.300 reais somente com conselho. Obrigatoriamente. Essas regras estimulam os arquitetos a trabalharem fora da lei, de maneira informal, sem Responsabilidade Técnica, e sonegando impostos.

    Depois não sabemos por que os arquitetos não são valorizados na sociedade….

  42. O CAU deveria sim lutar por nos classificar (contabilmente) em um padrão menos oneroso que o atual, é absurdo o custo que temos e a porcentagem de impostos que temos que pagar ao tirar uma NF.
    No interior onde a procura e tb a remuneração é menor fica inviável trabalhar com um CNPJ registrado devido a atual classificação tributária em que nos encontramos.

    1. Perfeita colocação!!!
      Obrigado.

  43. UM ABSURDO UM ESCRITORIO DE QUALQUER TAMANHO TER QUE PAGAR 3 CAUS (2 SOCIOS E 1 PJ), OTIMA IDEIA DE DESCONTO PARA OS PEQUENOS!!!!

  44. Medida meramente burocrática. Poderiamos tomar medidas como viabilizar contratos coletivos via CAU de softwares com acesso na nuvem para os profissionais que contribuem com o CAU. Haveria uma sensivel desoneração do desenvolvimento dos projetos. Beneficio direto para a categoria, Empresas e profissionais liberais. Afinal propriedade de um software que não é utilizado sempre o tempo todo é absolutamente antieconomico.

    1. Concordo com ideia dos contratos coletivos e com relação à PJ, deveria ser cobrada uma anuidade da empresa, proporcional ao número de sócios e não cobrar duas vezes. Seria mais justo para ambos.

  45. SOU RESPONSÁVEL TECNICO DE EMPRESA REGISTRADA NO CAU, PAGO ANUIDADE DA PJ E DE PESSOA FISICA COM O MESMO PREÇO, QUE TAL PENSAR NUM DESCONTO NA PJ POIS É UMA EPP.

  46. Acho ótimo que se desvincule o PJ da PF.
    Vamos também ser mais atuantes na Câmara de Avaliações e Perícias? OU vamos deixar para os Engenheiros o fazerem?
    Fica a dica de 1 CAU mais atuante nesta área, atualmente tão abandonada.

  47. Sugiro:
    Pessoa física: CAU 999.999-F
    Pessoa Jurídica: CAU 99.999-J

    Como acontece no Creci, fica mais claro assim.

  48. Dentro do Conselho de Medicina, fui informado que PJs para médicos que tem apenas um pequeno consultorio, existe fator de redução do valor da anuidade PJ. Existe alguma proposta do CAU para este tipo de situação aplicavel a pequenos escritórios de Arquitetura ?

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo