Ensino e Formação

Relatório sobre perfil do Bacharel em Arquitetura será lançado em seminário virtual

Boa parte dos arquitetos e estudantes de Arquitetura têm se dedicado a projetos de habitação social para população de baixa renda. Esse e outros diagnósticos sobre o campo arquitetônico e educacional no Brasil estão registrados no Relatório Técnico “Evidências do ENADE e de outras fontes: mudanças no perfil do Bacharel em Arquitetura e Urbanismo”, organizado pela Fundação Cesgranrio. O documento será lançado oficialmente em um seminário que acontece amanhã, 29 de outubro, a partir das 19h.

 

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Para participar do evento de lançamento, a inscrição deve ser realizada por meio do link acima. Após confirmada, o participante receberá um e-mail com o link para ingressar na sala virtual do seminário. O lançamento contará com palestras dos teórios redatores do documento, além de representantes de entidades de Arquitetura, como a Conselheira Federal Andrea Lucia Vilela Arruda, coordenadora da Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR.

 

 

Palestrantes

 

Kaizô Iwakami Beltrão – Doutor em Estatística. Professor da EBAPE/FGV e Chefe da Estatística do Departamento Acadêmico da Fundação Cesgranrio.

 

Luiza Naomi Iwakami – Arquiteta e urbanista (FAUUSP, 1980), mestra (UnB, 1988) e doutora em Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP, 2003). É atualmente docente do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

 

Ademir Pereira dos Santos – Arquiteto e urbanista (UEL 1986), mestre em História (UNESP, 1992) e doutor em Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP, 2000). Professor do Departamento de Arquitetura da Universidade de Taubaté, e, do Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Design do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

 

Ricardo Servare Megahós – Mestrando em População, Território e Estatísticas Públicas (ENCE/IBGE). Estatística da Fundação Cesgranrio.

 

Além dos palestrantes, o seminário terá a participação de Andrea Lucia Vilela Arruda, coordenadora da Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR; Mariana Martinez Wilderom Chagas, Diretora de Ensino do IAB; Eleonora Lisboa Mascia, presidente da FNA; e Ana Maria Reis Góes Monteiro, presidente da ABEA.

 

 

O relatório

Para compreender a evolução dos cursos de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, caracterizar o perfil dos concluintes e a posição dos bacharéis no mercado de trabalho, foram utilizados dados do Censo da Educação Superior (de 2000 a 2017), do Enade (de 2004 a 2017), da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da pesquisa amostral do Censo Populacional (2010).

 

A formação do profissional de arquitetura passou por transformações significativas, dados os avanços tecnológicos e educacionais.  O relatório investiga, por meio desses dados, se houve evolução na oferta de profissionais na área de Arquitetura e Urbanismo; se a ampliação de cursos na modalidade à distância foi significativa para a área; o perfil socioeconômico dos ingressantes e concluintes na graduação em Arquitetura, durante o ensino e já no mercado de trabalho;

 

Este é o décimo relatório técnico da Fundação Cesgranrio. A série teve início em 2014 com o “Escolha de carreiras em função do nível socioeconômico: Enade 2004 a 2012”. A partir de 2015, foram publicados relatórios que se voltavam especificamente para as várias áreas do saber, como perfil do biólogo graduado, do historiador, do psicólogo, do pedagogo, do geógrafo e do filósofo.

 

Clique aqui e acesse o Relatório Técnico

 

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