ASSESSORIA PARLAMENTAR

Resolução 51: veja vídeos com manifestações de presidentes de CAU/UF

Veja abaixo vídeos com depoimentos de quatro presidentes de CAU/UF a propósito dos campos de atividades privativas dos arquitetos e urbanistas, demonstrando que na prática que não existem  conflitos com as áreas de atuação de outras profissões.

 

Os depoimentos esclarecem questões levantadas pelo Projeto de Lei (PL) n° 9818/2018 e pelo Projeto de Decreto Legislativo (PDC) n° 901/2018, que tramitam na Câmara dos Deputados.  As propostas visam  mudar a lei que criou o CAU (12.378/2010) e sustar os efeitos de uma de suas principais normas (Resolução CAU/BR nº 51), que define as áreas de atuação privativas e compartilhadas com outras profissões regulamentadas.

 

ANA CRISTINA LIMA BARREIROS, PRESIDENTE DO CAU/RO

Ana Cristina Lima Barreiros, presidente do CAU Rondônia, afirma que não faz sentido qualquer polêmica entre o que faz o arquiteto e urbanista e o que faz o engenheiro. “A sociedade só tem a ganhar com trabalhos feitos por profissionais qualificados, cada um em sua área de formação”.

 

JOSE ROBERTO GERALDINE JR, PRESIDENTE DO CAU/SP

José Roberto Geraldine Junior, presidente do CAU São Paulo, lembra que as profissões regulamentadas exigem formação superior e que algumas atividades são privativas porque só tais profissionais têm instrução para exerce-las. “Isso garante a segurança da sociedade”.

 

ANA MARIA DE SOUZA MARTINS FARIAS, PRESIDENTE DO CAU/SE

Ana Maria de Souza Martins Farias, presidente do CAU Sergipe, lembra que as cidades exigem trabalhos que são próprios dos arquitetos e urbanistas, como projetos de edificações e planos urbanísticos, e trabalhos de engenheiros, como obras de infraestrutura, pontes e viadutos. “Temos que trabalhar em conjunto. A sociedade só tem a ganhar com isso”.

 

RONALDO DUSCHENES, PRESIDENTE DO CAU/PR

Ronaldo Duschenes, presidente do CAU Paraná, afirma ser “vazia” a polêmica que coloca em lados opostos arquitetos e urbanistas e engenheiros. “O arquiteto é um humanista, o engenheiro um cientista. Temos que trabalhar juntos o tempo todo”.

 

Veja também:

 

Em vídeos, presidente do CAU/BR esclarece resolução sobre atribuições privativas

 

 

 

Uma resposta

  1. e os engenheiros continuam a fazer projeto arquitetonico e urbanistico…

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo