RECENTES

Resolução 64: CAU Brasil avança na discussão de proposta alternativa com governo

No dia 22 de abril, o CAU Brasil participou de nova reunião online com o Ministério da Economia, juntamente com representantes da CBIC, do CONFEA, da CNM, entre outros, para discutir a construção consensual de um novo texto que substituirá na Resolução CGSIM 64, editada em dezembro de 2020 e revogada em fevereiro de 2021. A norma tratava de licenciamento urbanístico integrado e gerou muitas críticas, inclusive do CAU Brasil.

 

O grupo de trabalho formado por conselheiros do CAU/BR para discutir o tema tem se dedicado intensamente na análise dos documentos disponibilizados pelo Ministério da Economia, o mais recente deles no dia 13 de abril, objeto de discussão na reunião do dia 22. O grupo é formado pela CPUA, pela CPP e membros do  Comitê do CAU/BR de Discussão da Resolução CGSIM nº  64.

 

Na reunião, o  CAU Brasil apontou os pontos convergentes e os aspectos mais preocupantes da proposta para o exercício profissional e para a política urbana.

 

 

A agenda proposta pela Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia  (SEAE/SEPEC/ME) prevê mais cinco reuniões até o dia 29.

 

Os representantes do CAU Brasil, no entanto, voltaram a solicitar ao Ministério a revisão das datas das reuniões agendadas e a extensão do cronograma para a discussão do assunto, uma vez que elas tratam de temas distintos e complexos que precisam de análise prévia adequada, com necessidade de mais tempo para que haja a adequada maturação interna entre um encontro e outro, bem como uma harmonização entre os assuntos.

 

Importante também que haja tempo para garantir que os CAU/UF encaminhem suas contribuições e estas sejam absorvidas nas proposições do CAU Brasil ao Ministério da Economia, para garantir a efetiva participação social neste processo, ante as consequências futuras que impactarão a sociedade e a prática do exercício profissional. Em paralelo, o CAU está buscando agenda com entidades parceiras ligadas à política urbana e à construção civil de forma a levar um entendimento conjunto ao Ministério da Economia.

 

O CAU Brasil foi representado pelas arquitetas e urbanistas Ana Cristina Lima Barreiros da Silva (RO), coordenadora da Comissão de Política Profissional, e Alice da Silva Rodrigues Rosas (PA), coordenadora-adjunta da Comissão de Política Urbana e Ambiental, que levaram para o GT considerações construídas em conjunto com membros do Comitê do CAU/BR de Discussão da Resolução CGSIM nº  64. Fazem parte do Comitê, entre outros, os conselheiros Nilton de Lima Júnior (GO),  Rubens Fernando Pereira de Camillo (MS) e Rogério Markiewicz (DF, suplente), especialistas em licenciamento urbanístico.

 

Veja também:

 

Resolução 64: CAU Brasil apresenta seu posicionamento ao Ministério da Economia

 

MAIS SOBRE: RECENTES

Uma resposta

  1. RETIFICAÇÃO
    As reuniões e trabalhos do Comitê 64, formado pelo CAU é coordenado pela Comissão Especial de Política Urbana-CPUA em conjunto com a Comissão de Pilitica Profissional-CPP. A CPUA está esponsável também por promover a participação de todos os estados por meio das CPUAs de cada UF, as quais trazem contribuições segundo a realidade de cada estado.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

RECENTES

Terceira edição da Revista Urbanidade apresenta desafios e soluções

RECENTES

CAU/SP recebe doação de acervo do arquiteto Miguel Alves Pereira

RECENTES

Edital de consulta pública de solução BIM para automação de projetos de edificações em Minas Gerais

RECENTES

Cadastrados no CAU terão descontos na inscrição da sexta edição do Seminário Internacional A ERA BIM, evento que acontecerá em São Paulo

Pular para o conteúdo