ARQUITETOS EM DESTAQUE

Revista Projeto lança plataforma digital com todo o histórico da publicação

 

A Revista Projeto colocou no ar uma nova plataforma no ar , reunindo não apenas novos conteúdos, mas também todo acervo de 43 anos de existência do título, comemorados em 2020. Estão disponibilizadas até o momento 6.161 matérias, sendo 3.684 obras, 1.313 matérias especiais, 430 projetos (com imagens, plantas e cortes), 374 artigos e 296 entrevistas, além de perfis e outros conteúdos. Diariamente a plataforma é atualizada com novas matérias para o acervo e também notícias sobre a arquitetura e o urbanismo no Brasil e no mundo.

 

Confira aqui a Revista Projeto

 

Com aproximadamente 60% do acervo total já publicado, a expectativa é que dentro de alguns meses a plataforma tenha a totalidade das matérias publicadas ao longo da existência da publicação, acrescidas das matérias técnicas publicadas em 102 edições – 21 anos – da revista Finestra.

 

Originária do Jornal Arquiteto, criado em 1972, foi em 1977 que a revista Projeto  surgiu como tal e, desde então, vem registrando o desenrolar da arquitetura brasileira. As conquistas e aspirações dos profissionais, as obras e os projetos marcantes, as declarações polêmicas e outras proféticas ou reveladoras dos seus protagonistas, entre outros, estão todos sendo disponibilizados aos assinantes, em paralelo a novas matérias, notícias, artigos e entrevistas que continuam a ser produzidos pela equipe da revista. O acesso pode ser feito de dispositivos fixos ou móveis. A assinatura mensal tem o valor de R$ 2,99 e pode ser cancelada a qualquer momento.

 

“Arquitetos de todas as idades e procedências, estudantes e professores, gestores públicos, pesquisadores, membros de instituições da área e todos os que se interessam pelo passado e o presente da arquitetura e urbanismo brasileiros têm, com a nova plataforma uma grande ferramenta para pesquisas profissionais e acadêmicas, referências para novos projetos, além de manterem-se informados e atualizados sobre a produção nacional e notícias do setor”, afirma o publisher Fernando Mungioli.

 

A ferramenta de busca do site possui inicialmente filtros por categorias (obras, projetos, entrevistas, artigos, especiais, perfis, conteúdos de marca e matérias especiais) e por tipologias (inicialmente são 56 tipos de obras elencados). Em breve, no entanto, haverá outros filtros, como localidade e tamanho da obra. Há também botões em todas as matérias para o assinante salvar e poder ler mais tarde.

 

Evelise Grunow, editora executiva da plataforma, destaca que do acervo da revista, há matérias sobre obras consagradas, como a sede da Suframa (Manaus/1982), de Severiano Mário Porto; o Sesc Pompéia (São Paulo/1986), de Lina Bo Bardi; o Museu Brasileiro da Escultura (São Paulo/1995), de Paulo Mendes da Rocha; o MAC Niterói (Rio de Janeiro/1996), de Oscar Niemeyer; o Mercado Municipal de São Paulo (São Paulo/2004), de Pedro Paulo de Melo Saraiva; o Parque da Juventude (São Paulo/2008), de Aflalo Gasperini Arquitetos em associação com Rosa Grena Kliass; o Museu Iberê Camargo (Porto Alegre/2008), de Álvaro Siza Vieira; o Pavilhão Humanidades (Rio de Janeiro/2012), de Carla Juaçaba; a Praça das Artes (São Paulo/2013), do Brasil Arquitetura junto com Marcos Cartum, assim como depoimentos e artigos históricos..

 

Entre as entrevistas históricas destacam-se Álvaro Vital Brasil (1987), Carmen Portinho (1988), Roberto Burle Marx (1990), Fábio Penteado (2004) – um dos fundadores da Projeto -, Paulo Mendes da Rocha (2006, quando foi agraciado com o Prêmio Pritzker), Luiz Paulo Conde (1993) e textos que registram momentos importantes da profissão no Brasil. Também estão presentes as reivindicações dos arquitetos no memorável II Inquérito Nacional de Arquitetos, promovido em 1982 pelo IAB/RJ; o debate acerca da atuação profissional de Zanine Caldas quando, em 1987, o CREA contestou a sua não formação acadêmica na área; a análise de Carlos Eduardo Comas sobre os 50 anos de existência, em 1987, do Palácio Gustavo Capanema; uma série de depoimentos de arquitetos latino-americanos em 1996, e muito mais. A luta da categoria para a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) também é registrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo