ARQUITETOS EM DESTAQUE

Rino Levi é tema da 49ª edição do programa Ocupação do Itaú Cultural

O Itaú Cultural promove, a partir do próximo sábado, 29 de fevereiro, a 49ª edição do programa Ocupação, que desta vez homenageia o arquiteto Rino Levi. A instituição convida o público para um percurso pela vida e pela obra do arquiteto e urbanista que atuou no processo de modernização de São Paulo, marcando a paisagem da cidade a partir do final da década de 1920. Nos dias 02 e 03 de abril, o espaço recebe, também, o seminário “Móvel, Casa e Cidade: arquitetura e modernização”. Tendo como ponto de partida a trajetória de Rino Levi, o evento pensa diversos aspectos relacionados às teorias e às práticas arquitetônicas.

 

Banco Sul-Americano. Foto: Nelson Kon

 

Rino Levi nasceu em São Paulo, capital, no dia 31 de dezembro de 1901. Muda-se para a Itália em 1919, onde se forma arquiteto pela Escola Superior de Arquitetura de Roma, em 1925, e no ano seguinte retorna ao Brasil. Foi responsável por várias das primeiras obras de arquitetura moderna na cidade de São Paulo, e por consequência no Brasil, como o Edifício Columbus, projetado em 1928 e concluído em 1932, o Edifício Guarany e o Edifício Sarty.

 

 

Levi teve sua carreira interrompida prematuramente em 1965, aos 63 anos de idade. Porém, deixou um vasto conjunto de obras construídas, principalmente no estado de São Paulo, como a sede da FIESP e o Banco Sul-Americano, em plena Avenida Paulista, ou Residência Olivo Gomes, em São José dos Campos, e notáveis propostas não executadas, como o projeto para o concurso do plano piloto de Brasília.

 

Residência Olivo Gomes. Foto: Nelson Kon

 

Brasília, por Rino Levi / Célia Castro Gonsales. Foto: Acervo Digital Rino Levi FAU PUC-Campinas

 

Autor de edifícios variados, Rino Levi deixou um legado para além do campo do projeto arquitetônico: atuou também como professor e contribuiu para a regulamentação da profissão, alterando o modo de pensar a atividade no país.

 

Seminário Móvel, Casa e Cidade: Arquitetura e modernização

 

Nos dias 2 e 3 de março, o Itaú Cultural apresenta o seminário “Móvel, Casa e Cidade: arquitetura e modernização”. Tendo como ponto de partida a trajetória de Rino Levi, o evento pensa diversos aspectos relacionados às teorias e às práticas arquitetônicas que marcaram a transformação da cidade de são paulo em uma metrópole, entre os anos 1920 e 1950.

 

Realizado em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), o seminário conta com a presença de arquitetos, urbanistas e profissionais de outras áreas que lecionam em instituições de ensino do Brasil, da Argentina, do Chile, dos Estados Unidos e da Itália.

 

A verticalização do espaço urbano e o diálogo da arquitetura com a engenharia, o design e as artes são alguns dos assuntos propostos nos encontros.  clique aqui para conhecer a programação completa.

 

Ocupação Rino Levi

  • Abertura: sábado, 29 de fevereiro de 2020
  • Horário: 11h
  • Local: Itaú Cultural
  • Visitação: até domingo, 12 de abril de 2020. De terça a sexta das 9h às 20h. Sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h
  • Entrada gratuita
  • Endereço: Av. Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo – SP

 

Saiba mais sobre a Ocupação Rino Levi na página do Itaú Cultural.

 

VEJA TAMBÉM

CAU/BR: Lançamento da segunda edição do livro “Rino Levi – arquitetura e cidade”

 

Com informações do ArchDaily e do IAB/SP

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

Pular para o conteúdo