ARQUITETOS EM DESTAQUE

RJ denomina trecho do Parque do Flamengo como Esplanada Paulo Mendes da Rocha

Paulo Mendes da Rocha, que nos deixou no último domingo, 23 de maio, para sempre será lembrado por suas obras icônicas e pela importante contribuição na cultura arquitetônica nacional. A memória do arquiteto e urbanista permanecerá viva também na Cidade Maravilhosa. A Prefeitura do Rio denominou trecho do Parque do Flamengo, entre a Marina da Glória e a Baía de Guanabara, como Esplanada Paulo Mendes da Rocha. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município de hoje, 27 de maio.

 

Marina da Glória, Parque do Flamengo – Rio de Janeiro

 

A homenagem considera a importância do arquiteto para a arquitetura e o urbanismo tanto no Brasil como no mundo. E a escolha do local leva em consideração o pensamento do urbanista, para quem “a geografia era a primeira e primordial arquitetura”. A Esplanada, com 32.067 m2, está sob projeção de terra que avançar para o mar, dentro do parque. (ver imagem abaixo)

 

 

Um dos maiores nomes da arquitetura e urbanismo nacional, Paulo Mendes da Rocha é autor de projetos icônicos da capital paulista, como a reforma da Pinacoteca, o do Museu Brasileiro de Escultura (MuBE), do Museu da Língua Portuguesa, do Sesc 24 de Maio, entre outros. A qualidade do trabalho de Paulo Mendes da Rocha é reconhecida nacional e internacionalmente. Em dois anos seguidos, recebeu o Mies van der Rohe. Em 2006, tornou-se o segundo arquiteto brasileiro a vencer o Pritzker, o Nobel da arquitetura. O arquiteto capixaba, radicado em São Paulo, coleciona ainda o Leão de Ouro de Veneza, o Prêmio Imperial do Japão e a medalha de ouro da Royal Institute of British Architects (Riba).

 

Fonte: CAU/RJ

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo