ABAP

Roberto Burle Marx completaria 110 anos nesse 4 de agosto

Nascido em 4 de agosto de agosto de 1909 em São Paulo, e falecido em 4 de junho de 1994, Roberto Burle Marx tem recebido, durante o ano, uma série de homenagens no Brasil e no exterior para marcar a data de seu natalício. O CAU/BR se associa às comemorações.

 

 

Com apoio do CAU/SP, a Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) realizou em abril de 2019 o 5o. Congresso Internacional Paisagem e Arte, tendo como fio condutor as questões de representação e paisagem, bem como personagens e suas produções, onde a obra de Burle Marx foi um dos destaques. Na abertura do evento foi exibido o documentário de João Vargas “Filme Paisagem: um olhar sobre Roberto Burle Marx”, seguido de debate com colaboradores do mestre brasileiro.  Clique no vídeo abaixo para assistir o documentário.

 

 

Ao decidir fazer um filme sobre o paisagista Burle Marx,  João Vargas Penna foi tomado por um desejo: o de que o filme funcionasse como um passeio por vários jardins. “Quando você anda por um jardim, você pode começar do mais amplo e ir se aproximando dos detalhes. Tentei fazer essa aproximação dentro dos limites do audiovisual, que não contempla cheiro, umidade… Mas eu queria que a imagem sugerisse tudo isso”, afirmou o diretor. “Graças a esse desejo, materializado na tela, o filme é, mais, do que um documentário biográfico, uma experiência sensorial, uma aventura natureza adentro”, escreveu a jornalista Ana Paula Sousa.

 

Em junho, teve início a maior exposição do Jardim Botânico de Nova York (NYBG), que permanecerá aberta até setembro. “Burle Marx foi um gênio, um gênio em todos os sentidos. A gente conhece Burle Marx sobretudo como paisagista, mas eu acho que Burle Marx foi muito mais do que isso. Ele foi uma explosão de energia na cena brasileira e na cena mundial”, disse o curador Edward Sullivan ao Jornal Nacional da TV Globo. Clique aqui para ver a reportagem.  E clique aqui para ver a apresentação da mostra produzida pelo NYBG, inclusive com vídeo.

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo