CAU/BR

Sandra Madeira: eterna paixão pela Arquitetura

Depois da formação em educação, em 1994 Sandra Madeira formou-se em arquitetura e urbanismo, área na qual atuou por mais de 20 anos, até ter a carreira interrompida aos 54 anos, por uma doença, em dezembro de 2018. Desde 2000, atuava no escritório Madeira & Madeira Arquitetura e Engenharia, em
sociedade com o esposo, o engenheiro Fernando Madeira.

 

Companheiro da arquiteta por 30 anos, Fernando conta com carinho sobre a convivência. “A Sandra amava arquitetura. Nesses últimos anos poder projetar, criar, ajudou muito para que ela se mantivesse firme ao nosso lado. Muito detalhista, ela adorava a área de decoração e interiores”. Segundo Fernando, as mostras eram onde ela se realizava, já que podia criar sem nenhuma restrição, além das propostas residenciais. Na edição 2018 da Casa Cor MS, a arquiteta foi homenageada com o prêmio Honra ao Mérito, por ter participado em todas as mostras.

 

 

Arquiteta e Urbanista Sandra Madeira. Foto: Acervo pessoal.

 

Para Fernando, a relação com a companheira e sócia era intensa e prazerosa. “Convivíamos 24 horas, existia um respeito muito grande pelas ideias, mesmo que antagônicas, sobre um projeto. Sempre compartilhávamos opiniões antes de qualquer prosseguimento dentro do escritório, o que pode contribuir tanto para um melhor convívio profissional, quanto pessoal”.

 

A parceria entre o casal gerou muitos bons frutos e tornou-se referência no Estado e em todo o país pela realização de importantes projetos, como a área gourmet do Shopping Campo Grande e o Shopping Bosque dos Ipês, em parceria com o escritório RTKL. “O escritório sempre foi um local de formação de profissionais, e sempre foi muito mais feminino, havendo épocas em que eu era o único homem. E todos que passaram pelo Madeira&Madeira eram considerados como filhos e filhas que a Sandra ajudava a formar não só tecnicamente, mas moralmente e emocionalmente”, afirma o engenheiro.

 

Projeto de Sandra Madeira. Foto: Acervo do CAU/MS

 

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul, Luís Eduardo Costa, lembra da dedicação de Sandra pela arquitetura. “Foi uma profissional que sempre conduziu seu trabalho de forma ética, com muita competência e dedicação. É um exemplo para todos os arquitetos e arquitetas sul-mato-grossenses”. Mais de 60% dos profissionais registrados atualmente na autarquia são mulheres.

 

O parceiro da arquiteta acredita que Sandra tenha influenciado, como mulher e com seu trabalho, outras mulheres a seguirem na carreira, com persistência, até serem reconhecidas. “Ela tinha uma personalidade forte e era muito positiva, amava os filhos loucamente e ficava muito feliz vendo eles trabalhando no escritório com a gente. Era correta em suas ações e generosa em suas amizades”. Como profissional, segundo Fernando, as características mais admiráveis eram o esmero pelo detalhe, a paixão pelo belo e o compromisso com a funcionalidade, sem perder a estética.

 

 

Por Stephanie Ribas, Assessora de Comunicação do CAU/MS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo