ARQUITETURA SOCIAL

Semana da Habitação: Evento trouxe balanço das ações dos CAU/UF na área de ATHIS

 

A Semana da Habitação do CAU Brasil foi um seminário online de três dias que abordou questões urbanas, políticas habitacionais e Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). Com participação do Ministério do Desenvolvimento Regional, Confederação Nacional de Municípios (CNM), Prefeitura do Rio de Janeiro, Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF), União Nacional por Moradia Popular e CONFEA, o evento trouxe apresentações de projetos bem-sucedidos de habitação em todo o país e iniciativas de ATHIS promovidas pelos CAU/UF.

 

Mais de 3.500 pessoas acompanharam a programação em homenagem ao ao Dia Nacional da Habitação, comemorado em 21 de agosto. O evento fez parte da estruturação do programa Mais Arquitetos – uma proposta do CAU Brasil que visa amplificar o acesso à moradia digna para todas e todos e o mercado de trabalho para arquitetos e urbanistas. Campanha realizada nas redes sociais com influenciadores famosos em 2021 atingiu mais de 8 milhões de pessoas, especialmente moradores das periferias das grandes cidades e gestores públicos.

 

Confira como foi a Semana da Habitação do CAU Brasil

 

“A Nova Gestão do CAU Brasil tem enfatizado a popularização da Arquitetura e Urbanismo com uma agenda mais próxima dos profissionais e da sociedade”, afirmou a coordenadora da Comissão de Política Profissional (CPP-CAU/BR), Cristina Barreiros. “Políticas de ATHIS exigem a sensibilização da população quanto aos seus direitos; dos gestores quanto aos investimento; e da empatia de toda a população. A gente precisa quebrar barreiras e isso exige solidariedade.”

 

 

RESULTADOS DA ATHIS
Como resultado da Semana da Habitação, o CAU Brasil conseguiu produzir em parceria com os CAU/UF um diagnóstico das ações de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) promovidas com financiamento dos conselhos. Desde 2017, os CAU/UF destinam 2% de seu orçamento para essa área.

 

Foram realizadas 196 ações de ATHIS entre 2017 e 2020, com um investimento total de R$ 7,5 milhões. Esses projetos vão compor um repositório de informações para consulta pública de toda a sociedade interessada no tema. “A gente pode levar a nossa profissão para mais perto das pessoas. Os projetos dos CAU/UF já estão mudando as vidas das pessoas em muitos estados”, afirmou Cristina Barreiros.

 

“Esse evento mostrou que a questão da habitação é mais ampla porque se relaciona com as relações sociais, com a cidade”, disse a coordenadora-adjunta da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA-CAU/BR), Alice Rosas. “Vamos continuar essa discussão na Semana de Urbanismo, a ser realizada em novembro. Queremos construir esse próximo evento junto com os CAU/UF.”

 

MAIS ARQUITETOS
“Seguimos investindo com o programa Mais Arquitetos. Precisamos ampliar a escala da nossa atuação”, afirmou a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh. “Queremos avançar nos acordos de cooperação com prefeituras de todo o Brasil. Já assinamos um acordo com a Prefeitura do Rio de Janeiro e estamos negociando, em parceria com os CAU/UF, com as prefeituras de São Paulo e Manaus”.

 

Nadia destacou a importância da articulação do CAU Brasil e dos CAU/UF com governos estaduais e municipais, gestores públicos, movimentos sociais e os próprios moradores que necessitam dos serviços de arquitetos e urbanistas. “Estivemos no Congresso Nacional nesta semana e todos os parlamentares com quem conversamos se empolgaram com a possibilidade de propor emendas orçamentárias para financiar ações de ATHIS em todo o país”, disse.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

Pular para o conteúdo