CPUA

Seminário de Meio Ambiente: resiliência urbana é urgente na Amazônia

Na semana do Dia da Amazônia,  integrantes das Comissões de Políticas Urbanas e Ambientais do CAU Brasil e CAU/UF se reúnem em Rio Branco, no Acre, para debater estratégias para a preservação do território. Os participantes do Seminário Nacional de Meio Ambiente, promovido pelo CAU Brasil, encontraram a capital acreana encoberta pela fumaça dos incêndios na Amazônia. Nos primeiros sete dias de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou 18.374 focos ativos de queimadas. É neste cenário que arquitetos e urbanistas de todo o Brasil debatem a “Urbanização e mudanças climáticas: desafios para cidades resilientes na Amazônia”. “É um tema urgente e não temos mais tempo”, afirmou a 1ª vice-presidente Daniela Sarmento na abertura do evento, que teve transmissão ao vivo pelo Youtube

A vice-presidente do CAU Brasil, Daniela Sarmento

 

Representando a presidente Nadia Somekh, Daniela chamou atenção para o caráter histórico do evento protagonizado pelo CAU na Amazônia. É a primeira vez que a autarquia promove um debate focado nos espaços urbanos deste território. “Nosso papel como agente transformador é estruturar este debate a partir do nosso conhecimento, levar a discussão para o Brasil e para o mundo através do Congresso UIA 2023”, afirmou. Para a vice-presidente, o tema também leva a pensar o exercício e a formação da arquitetura e urbanismo. “Estas reflexões nos provocam a desconstruir o olhar sobre a nossa profissão para que possamos abordar as questões urgentes e transformar a realidade diante de uma situação em que o nosso futuro está com limites muito bem estabelecidos”, afirmou. 

 

A presidente do CAU/AC,  Dandara Cristtiny Brito Lima

 

7A presidente do CAU/AC,  Dandara Cristtiny Brito Lima agradeceu o desafio do CAU Brasil em oportunizar o debate na capital acreana. “Neste momento de crise ambiental, estamos passando por um período de grandes queimadas e bastante crítico também do ponto de vista do desmatamento. Há necessidade de diálogo entre entes públicos e privados para este tema tão atual e importante”, afirmou. 

 

O coordenador da CPUA-CAU/BR, Ricardo Mascarello

 

Em sua saudação, o coordenador da CPUA-CAU/BR, Ricardo Mascarello, agradeceu a acolhida do CAU/AC e da conselheira federal, Josélia Alves. “É uma honra estar aqui discutindo um tema tão latente para o Brasil e o mundo e que sobressalta a arquitetura e urbanismo. A gente tem um olhar externo sobre a Amazônia. Precisamos deste entendimento a partir da da população que vive aqui”, afirmou, convidando o público a participar das oficinas para construção das diretrizes de Meio Ambiente do CAU e o Projeto Amazônia na tarde de sexta, 9 de setembro.

 

A abertura do evento contou com a participação da presidente do CREA do ACRE, Carmem Bastos Nardino. “A urbanização na Amazônia é diferente. As cidades são distantes e a densidade demográfica é pequena em relação a outras. Há deficiência de estrutura de serviços básicos, como água e esgotamento. Estes problemas precisam ser discutidos para encontrarmos soluções ambientalmente sustentáveis. As soluções não podem ser emergenciais nem pontuais”, afirmou.

 

A representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco, (SEMEIA) Luzimar de Oliveira, prestigiou o evento e falou sobre as ações que estão sendo desenvolvidas pela prefeitura. “A gestão municipal tem se dedicado a incluir Rio Branco nesta agenda e construído um arcabouço legal e administrativo para políticas locais voltadas para o enfrentamento das mudanças climáticas”, afirmou, mencionando a elaboração do inventário de gases de efeito estufa.

 

O Pró-Reitor da UFAC, Alexandre Hid, também cumprimentou o CAU pelo debate. “As mudanças estão forçando a gente a encontrar soluções e às vezes elas estão na nossa porta. O desafio é ter cidades resilientes e inclusivas, com a colaboração de gestores públicos e atores sociais, participação ativa na governança territorial, justiça social e ambiental. Vocês, urbanistas, podem dar o tom e a gente vai atrás”, afirmou.

 

A programação do primeiro dia do Seminário de Meio Ambiente encerrou com a palestra “Onde vivem as pessoas na Amazônia? Tríade: cidade, campo e floresta”, da arquiteta e professora titular da UFPA, Ana Claudia Cardoso. 

 

SOBRE O SEMINÁRIO

 

O Seminário Nacional de Meio Ambiente – Urbanização e mudanças climáticas: desafios para cidades resilientes na Amazônia é uma realização do CAU Brasil através da Comissão de Política Urbana e Ambiental. O evento acontece entre 8 e 10 de setembro no auditório do Sebrae em Rio Branco, no Acre, e faz parte da agenda de encontros regionais promovidos pela CPUA. Com o Seminário, o CAU pretende posicionar os arquitetos e urbanistas brasileiros diante de temas estratégicos para a preservação da Amazônia. O principal objetivo é a estruturação do Projeto Amazônia, uma proposta de ação a ser apresentada ao Congresso Internacional UIA 2023, em Copenhague/DK. Parte da programação poderá ser acompanhada ao vivo. Acompanhe a transmissão e todas as informações no hotsite www.caubr.gov.br/seminariomeioambiente 

 

MAIS SOBRE: CPUA

Uma resposta

  1. Turma da esquerda! Deveriam investir em proporcionar mais conteúdo para arquitetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CPUA

CAU Brasil indica inclusão do CAU Educa no conteúdo do Programa Escola em Tempo Integral

CPUA

Encontro em Manaus aponta Políticas Urbanas e Ambientais a partir do território amazônico

CPUA

CADERNO CAU EDUCA SERÁ LANÇADO NO DIA DO ARQUITETO E URBANISTA 2022

Assistência Técnica

Programação do CAU Brasil na Trienal de Arquitetura e Urbanismo no RS

Pular para o conteúdo