EVENTOS

Seminário debate o presente e o futuro do legado da arquitetura moderna no Brasil

Em algumas semanas, entre os dias 27 e 29 de outubro de 2021, terá início o 14° Seminário Docomomo Brasil. Com o tema “O Moderno em Movimento: Usos, Reusos, Novas Cartografias. Presente e Futuro do legado da arquitetura moderna no Brasil”, o evento busca promover a discussão sobre a arquitetura do Movimento Moderno, por meio de estudos desenvolvidos em instituições de ensino e pesquisa de diversos países. As inscrições para participar do evento virtual podem ser realizadas no site da organização.

 

A ideia do Seminário Docomomo, entidade internacional que promove a conservação e documentação da arquitetura do Movimento Moderno, é proporcionar debates sobre o tema, levando em consideração seus movimentos de transformações e seus usos e reusos ao longo do tempo, nas diversas regiões brasileiras onde foram produzidos.

 

“É importante debater o tema para que essa arquitetura possa ser divulgada e se reconheça seu valor histórico, arquitetônico e cultural para impulsionar medidas efetivas para sua preservação e conservação. É importante, ainda, que seus valores de permanência sejam resgatados para que se inibam as constantes alterações e destruição de exemplares e espaços modernos que, em Belém e em outras cidades brasileiras, vêm acontecendo de forma recorrente e acelerada”, afirma a professora Celma Chaves, coordenadora do Núcleo Docomomo/PA e coordenadora regional do evento com a professora Cybelle Miranda.

 

O  evento ocorrerá de forma totalmente on-line e contará com conferências de pesquisadores nacionais e internacionais, apresentação de artigos científicos em mesas temáticas, apresentação de vídeopôsteres, passeio virtual por obras da arquitetura moderna de Belém e lançamentos de livros.

 

A edição nacional do evento será realizada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFPA), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), dos Laboratórios de Historiografia da Arquitetura e Cultura Arquitetônica (Lahca), de Memória e Patrimônio Cultural (Lamemo) e do Núcleo Docomomo/PA, com organização e coordenação das professoras Celma Chaves e Cybelle Salvador Miranda.

 

Como participar – As inscrições podem ser feitas aqui até o dua 27 de outubro de 2021.  O inscrito na categoria de Estudante ou Estudante de Pós-Graduação deverá anexar, no formulário de inscrição, o comprovante de matrícula ou outro documento oficial que comprove vínculo com a instituição de origem. Caso contrário, o participante deverá pagar o valor correspondente a outra categoria. A inscrição só será validada aproximadamente 48h após o pagamento da taxa.

 

 

Serviço:

14° Seminário Docomomo Brasil

Data: de 27 a 29 de outubro de 2021

Inscrições no site do evento.

Mais informações aqui.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

MAIS SOBRE: EVENTOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo