CATEGORIA

Seminário implanta CPUA de Arquitetura e Urbanismo Públicos do Paraná

Arquitetos e urbanistas que atuam em órgãos públicos e de planejamento urbano, prefeituras, organizações e empresas públicas no estado participaram do Seminário de Arquitetura e Urbanismo Públicos do Paraná. Promovido pelas Câmaras Técnicas do CAU/PR, o evento ocorreu na semana passada em Curitiba.

 

O presidente do CAU/PR, Jeferson Dantas Navolar, explicou que até agora o Conselho atuava em duas linhas principais: o ensino – representado pelo  Fórum de Coordenadores dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo; e o mercado – com sete Câmaras Técnicas designadas pelas principais atribuições dos arquitetos e urbanistas. “Faltava saber sobre a produção de Arquitetura e Urbanismo públicos no estado, por isso, realizamos este seminário a fim de ouvir quem faz esse trabalho”, disse Navolar durante a cerimônia de abertura, realizada simultaneamente com a do Seminário de Direitos Autorais na Arquitetura e Urbanismo sob a ótica do Exercício e da Ética Profissional (saiba mais).

 

Um dos destaques do Seminário de Arquitetura e Urbanismo Públicos do Paraná foi a palestra “A situação do planejamento urbano no Paraná”, ministrada pelo analista de desenvolvimento municipal da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano (SEDU/PARANACIDADE), Carlos Augusto Storer. Ele fez um relato da situação dos municípios paranaenses em relação aos planos diretores. “Mostrei a legislação e as regras necessárias para que as cidades possam acessar os recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Urbano, que financia programas, projetos e outras atividades para o desenvolvimento urbano dos municípios”, contou Storer.

 

Com a realização do seminário foi implantada a Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA) de Arquitetura e Urbanismo Públicos do Paraná. “A CPUA vai atuar como instância de estudos e debates técnicos e de formulação de políticas sobre a Arquitetura e o Urbanismo praticados nos órgãos e empresas públicas do estado”, definiu o presidente do CAU/PR.

 

Durante o evento foi definida a composição da coordenação provisória da CPUA de Arquitetura e Urbanismo Públicos do Paraná. Confira:

 

Coordenador-geral: Glauco Pereira Júnior – Conselheiro do CAU/PR.

Coordenador: Renato Dombrowski – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa.

1º Secretário: Karen Alessandra Solek Soares – Prefeitura Municipal de Cascavel.

2º Secretário: Anderson Franciscon – Prefeitura de Campo Mourão.

 

FONTA: CAU/PR

 

Publicado em 26/08/2016

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo