CAU/BR

Acompanhe ao vivo, a partir das 14 horas, o seminário ‘BIM na Prática’

 

 

Acompanhe a transmissão ao vivo 

 

Informamos que o Seminário Internacional “O BIM na prática: experiências aplicadas à Arquitetura e Construção”, realização do CAU/BR, CAU/DF e da Câmara Brasileira de BIM (CBIM) está com as inscrições esgotadas. As inscrições foram abertas no dia 10 de outubro, e se esgotaram em poucas horas, após divulgação no site do CAU/BR, Facebook, Instagram, Twitter e no Clippingo do CAU/BR, distribuído diariamente a mais de 150.000 arquitetos e urbanistas de todo o Brasil. O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro em Brasília e faz parte do ciclo de eventos preparatórios para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2020RIO.

 

Devido à grande procura pelo evento, estamos abrindo LISTA DE ESPERA para quem ainda tiver interesse em acompanhar as oficinas e palestras em Brasília, . Caso haja desistências, os interessados serão notificados por e-mail.

 

ATENÇÃO:

– A inscrição na lista de espera não garantirá a sua participação. Somente compareça ao local do evento se você receber um e-mail de confirmação;

– Lembramos que haverá transmissão ao vivo no site do evento, mediante cadastro e login.

– Será também possível participar dos debates relacionados à temática ‘O BIM NA PRÁTICA’ nas CBIM regionais, que organizarão palestras e programações próprias nos mesmos dias do seminário, incluindo também a transmissão dos painéis nacionais e internacionais promovidos em Brasília. Procure a CBIM do seu estado para maiores informações.

 

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NA LISTA DE ESPERA E VER A PROGRAMAÇÃO

 

O seminário irá explorar as aplicações práticas do BIM. Serão abordadas questões relativas às potencialidades do BIM no dia a dia do escritório, entraves encontrados para o uso pleno dos processos BIM, otimização do processo de trabalho e gestão do projeto, necessidade de atualização profissional no âmbito dos processos BIM, softwares mais adequados para cada área de atuação, habilidades e competências para trabalhar de forma colaborativa e multidisciplinar, e impactos do Decreto Presidencial nº 9.377/2018 e da mudança da Lei 8666/1993.

 

O evento terá a presença de palestrantes nacionais e internacionais. Até o momento, os nomes confirmados são: Décio Ferreira, do escritório inglês Foster + Partner; Alex Mortiboys, do escritório europeu OMA;Carolina Bueno e Augusto Magno, do escritório Triptyque Architecture; Matheus d’Almeida, do Bernardes Arquitetura; Julio Farias, do Grupo Athié Wohnrath; Ana Lucia Nunes Marujo, do escritório Idea Zarvos; Tylor Borges, da escola de ensino técnico de Arquitetura e Engenharia Grupo AJ; Heloísa Melo Moura, do Estúdio MOVA; Fernando Vidal, do escritório Perkins & Will; Igor Campos, do Estúdio MRGB; Camila Kfouri, da Método Engenharia; Stefania Corrêa, da construtora Andrade Gutierrez; Adriana Pessoa, do Ministério da Economia; e Wagner Martins de Lima, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Além dos nomes já citados, também irão colaborar com o seminário os profissionais Marcelo Holsback, Rui Raoli, Caroline Cabral, Jeanne Karlla, Rani de Moraes, Leonardo Manzione.

 

Confira depoimento do conselheiro do CAU/BR Fernando Márcio de Oliveira, coordenador da Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR: 

 

 

 

Dentre as atividades promovidas pelo evento, estão oficinas e minicursos promovidas pela CBIM, com temas relacionados às mesas de discussão, que consistem em palestras seguidas por debates com profissionais que utilizam o BIM. As oficinas, agendadas as manhãs dos dois dias de evento, irão ocorrer em três ou quatro salas simultâneas, de modo que o participante possa fazer um percurso pelas atividades e conhecer diversos conteúdos e ferramentas. A programação conta também com palestras magnas, mediadas por profissionais internacionais de referência na área.

 

Os objetivos do seminário são: estimular o BIM nas ações promovidas e nas práticas difundidas no âmbito da cadeia da construção civil; aprimorar a prática e os serviços prestados pelos profissionais brasileiros; capacitá-los frente aos padrões internacionais de desenvolvimento e gestão de projeto, visando o posicionamento competitivo da cadeia produtiva da construção brasileira no mercado global.

 

Confira abaixo depoimento do presidente do CAU/DF, Daniel Mangabeira, sobre o BIM:

 

 

 

O Seminário Internacional ‘BIM na Prática’ está alinhado aos ‘BIM days’, série de seminários regionais promovidos pela Câmara Brasileira de BIM (CBIM). O projeto é replicável em outras cidades, em parceria entre atores e entidades locais. Haverá transmissão simultânea para todos os estados.

 

A iniciativa surgiu a partir da constatação de que um dos entraves encontrados para o posicionamento competitivo dos escritórios brasileiros no mercado internacional era o não domínio do BIM. Esse diagnóstico foi possível durante as Oficinas de Capacitação para o Mercado Exterior, realizadas pela Comissão de Relações Internacionais do CAU/BR e diversos parceiros em Foz do Iguaçu (SC), Santana do Livramento (RS) Chapecó (SC), Dourados (MS), Macapá (AP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) em 2017 e em Brasília (DF), Recife (PE), Natal (RN) e Fortaleza (CE) em 2018.

 

Seminário faz parte do ciclo de eventos preparatórios para a UIA2020RIO.

 

O seminário contará com a parceria de entidades internacionais parceiras do CAU. Dentre os produtos resultantes do evento, haverá uma plataforma de vídeo das palestras, apostila digital com o material dos palestrantes e a consolidação da pesquisa nacional sobre o uso do BIM pelos arquitetos e urbanistas realizada pelo CAU/BR.

MAIS SOBRE: CAU/BR EVENTOS

27 respostas

  1. Minha pergunta ficou sem resposta..k cadê o feedback CAU Nacional??

  2. Bom dia,

    Eu respondi ao questionário sobre a pesquisa relacionada ao BIM para planejamento das palestras à alguns meses atrás e achei que a inscrição estava garantida e inclusive agendei o seminário… não teremos direito?

    1. Alessandra, informamos que as inscrições só foram abertas no dia 10 de outubro. A pesquisa mencionada tinha o objetivo de ajudar a desenhar o seminário de acordo com as necessidades dos arquitetos e urbanistas. Lembramos que haverá transmissão ao vivo no site do evento, mediante cadastro e login. Será também possível participar dos debates relacionados à temática ‘O BIM NA PRÁTICA’ nas CBIM regionais, que organizarão palestras e programações próprias nos mesmos dias do seminário, incluindo também a transmissão dos painéis nacionais e internacionais promovidos em Brasília. Procure a CBIM do seu estado para maiores informações.

      Devido à grande procura pelo evento, estamos abrindo LISTA DE ESPERA para quem ainda tiver interesse em acompanhar as oficinas e palestras em Brasília, . Caso haja desistências, os interessados serão notificados por e-mail.

  3. O link que vai para lista de espera, solicita apenas o cpf. Nada mais. E óbvio, informa que não foi encontrado..não há mais lista de espera??

  4. Boa tarde! Gostaria de saber como fazemos para cadastrar para transmissão ao vivo e qual o custo.

  5. Boa tarde!
    O evento está confirmado?
    Complicado não ter aberto inscrições ainda faltando duas semanas para o evento… Planejamento dos que vem de longe envolve bastante coisa para se confirmar em cima da hora… Dependemos de confirmação/inscrição para compra de voos e reserva de hotéis, pois como bem sabem, qualquer alteração destes, geram taxas altas.

    1. Renzo, informamos que as inscrições foram abertas na última quinta-feira, com anúncio no site do CAU/BR, Facebook, Instagram, Twitter e na newsletter diária distribuída a todos os arquitetos. Informamos que em breve vamos abrir inscrições para lista de espera. Acompanhe nossas mídias!

  6. Quanto será aberto as inscrições para o Seminario internacional BIM na pratica 29 e 30 out em Brasilia?

    1. Anderson, as inscrições serão abertas ainda nesta semana. Avisaremos em nossas mídias sociais, aqui no site e no clipping.

  7. Bom dia! Sou prof da UERJ e gostaria de participar dezse seminario, mas preciso estar inscrita para solicitar meu afastamento. Quando as inscrições devem abrjr? Já tenho hospedagem reservaxa, mas preciso ver passagem. Tem previsão de data de abertura das inscrições? Já estamos em Outjbro. Aguardo resposta de vcs. At.,

    1. Ana, as inscrições serão abertas ainda nesta semana. Avisaremos em nossas mídias sociais, aqui no site e no clipping.

  8. já saiu as incrições? teria como disponibilizar o link ?

    1. Lais, as inscrições serão abertas ainda nesta semana. Avisaremos em nossas mídias sociais, aqui no site e no clipping.

  9. Quando vai abrir as inscrições, qual o local, os valores?

    1. Iuri, o seminário será realizado em Brasília, na sede do Sebrae Nacional, na SGAS 605, Conjunto A.

      As inscrições serão GRATUITAS e abertas em breve.

      Acompanhe nossos canais de comunicação:

      https://caubr.gov.br/
      https://www.facebook.com/caubr
      https://www.instagram.com/oficialcaubr/
      https://twitter.com/oficialcaubr

      Enviamos tb uma newsletter diária para todos os arquitetos e urbanistas com as principais notícias do dia. Para se inscrever, acesse http://mailmkt.vert.com.br/caubr.org.br/lists/?p=subscribe

  10. Já existe alguma previsão da abertura das inscrições? Onde encontro o link?

    1. Martha, as inscrições serão abertas em breve. Acompanhe as novidades pelas nossas redes sociais.

  11. Sou prof da UERJ e gostaria de participar do seminário BIM, mas preciso saber dos valores para conseguir liberação para participar. Quando devemos ter notícia desses valores pars q possa confirmar minha participação? At.,

  12. Bom dia! Gostaria de programar minha viagem já que estou em outro Estado.
    Há previsão para abertura das inscrições?

  13. Que dia abrirão as inscrições, ja tem previsão? Como estou em pernambuco ja gostaria de programar a viagem.

    1. Larissa, será em Brasília. Divulgaremos em breve as inscrições e o local exato do evento.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

Pular para o conteúdo