CONCURSOS DE AU

AO VIVO: Seminário Internacional Concursos Públicos para Contratação de Projetos

 

São Paulo sedia o “Seminário Internacional Concursos Públicos para Contratação de Projetos de Arquitetura e Urbanismo”. A iniciativa é do CEAU (Colegiado Permanente com Participação das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas do CAU/BR), constituído por dirigentes do IAB, FNA, ABEA, AsBEA, ABAP e FeNEA, além do próprio CAU/BR. O seminário tem transmissão ao vivo pelo site do CAU/BR.

 

Veja a programação:

 

 

A intenção é analisar a experiência de outros países, consolidar entendimentos e dirimir dúvidas sobre o assunto, objetivando uma posição forte e coesa que represente solidamente o conjunto dos arquitetos e urbanistas brasileiros.

 

O evento conta, como palestrantes internacionais, com Cristina Garcez, Chefe do Departamento de Estratégias Territoriais do Ministério da Ecologia, do Desenvolvimento Sustentável e da Energia da França; e Tomaz Kancler, ex-diretor da Comissão Internacional de Concursos da UIA (2008/2015). Entre os palestrantes nacionais estão representantes do TCU, da Câmara dos Deputados e das entidades nacionais do setor.

 

Os concursos públicos para contratação de projetos de Arquitetura e Urbanismo são uma recomendação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) a todos os países membros da ONU. Os procedimentos foram regulamentados pela União Internacional de Arquitetos (UIA) e adotados pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). No entanto, apesar de o Brasil aderir às recomendações da Unesco, o país ainda não adotou o procedimento como regra.

 

O documento “Regulamentação de Concursos de Projeto no Brasil: contextualização e proposição”, escrito por Fabiano Sobreira, diz que são promovidos, em média, quatro concursos de projeto por ano no Brasil. Nesse mesmo intervalo de tempo, são realizados cerca de 1.200 concursos na França. Clique aqui para ler o documento.

 

“O projeto de arquitetura de toda obra pública (na França), acima de € 133 mil, deve ser submetido a um concurso de projeto. O atual panorama é resultado de uma política pública relacionada à Arquitetura como objeto de interesse público, iniciada nos anos 70 e implementada, com mais intensidade, a partir dos anos 80”, diz o documento produzido por Sobreira.

 

O contexto para discutir o assunto é excepcional, na visão do CEAU, pois o Seminário coincide com o debate para revisão da Lei de Licitações, que ocorre no Congresso Nacional. A legislação atual não obriga a adoção da modalidade por órgãos e instituições públicas, apenas indica seu caráter preferencial.

 

NO RIO DE JANEIRO

Na terça-feira, 20 de outubro, Maria Cristina Garcez vai discutir a experiência francesa em concursos de projetos na sede do IAB-RJ, a partir das 18h30. A promoção de concursos públicos para contratação de projetos de arquitetura e urbanismo é uma recomendação da Unesco para os países membros da ONU. Os procedimentos foram regulamentados em 1978 pela União Internacional de Arquitetos (UIA), que tem como um dos membros fundadores o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

 

 

Publicado em 21/09/2015

MAIS SOBRE: CONCURSOS DE AU

25 respostas

  1. Quero parabenizar pela iniciativa do CAU BR. Quantos esclarecimentos pudemos ter neste dia.Sinto que apesar da crise e de toda corrupção demonstrada ainda podemos ter esperanças que existem pessoas que querem fazer as coisas de forma mais correta e de uma forma técnica.

  2. Boa iniciativa. Porém permitam-me sugerir:
    – faltou câmeras, mostrar não somente o palestrante, mas também os slides.
    Então estou somente ouvindo….
    Sds.

  3. Olá poderia direcionar a câmera para o telão para podermos acompanhar a apresentação via internet.

  4. Olá, estou assistindo ao streamming mas a câmera não mostra as imagens dos slides.

  5. Só faltava ter um link (como tem em alguns lugares) para marcar na agenda, que marca direto na agenda do google pra não esquecermos, haiuhaiuh… Fica a ideia.

  6. Não estarei em SP, nesta data, para participação presencial no Seminário. Haverá transmissão ao vivo do evento ou em algum veículo disponível pelo CAU?

  7. Parabéns ao CAU/BR pela iniciativa. Sugiro que o CAU/BR faça participar os deputados que participam das comissão de revisão da Lei de Licitações para que conheçam as vantagens do Concurso Público, senão de nada adiantará ficar o debate só entre os arquitetos.

  8. Sugiro, além de transmitirem ao vivo, disponibilizarem o vídeo dos eventos de forma permanente depois, para que o assunto tenha a máxima repercussão possível, especialmente entre os profissionais – em suas tumultuadas agendas.

  9. Ótima iniciativa. Temos mto que avançar nesse tema, já tão desenvolvido em muitos outros países onde a arquitetura é respeitada. Com certeza é um bom caminho para a qualificação e valorização da arquitetura por aqui.
    Anderson

  10. Aguardo informações sobre a inscrição. Obg

  11. Aguardo notícias sobre as inscrições o mais rápido, por causa da questão de passagem.
    Obrigada pela informação!

  12. Obrigada pela informação! Aguardo notícias sobre as inscrições tambem.

  13. Aguardando para inscrição e participação.

  14. Obrigada pela informação! Aguardo notícias sobre as inscrições.

  15. Por favor, aguardo informacão sobre as inscricões. abs

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CONCURSOS DE AU

Conselho Nacional de Justiça anuncia concurso público com vaga para profissional de Arquitetura

CONCURSOS DE AU

Novacap anuncia Concurso Público com vagas para arquitetos e urbanistas

CONCURSOS DE AU

Câmara Municipal de Belo Horizonte abre edital para contratação de arquiteto(a)

CAU/UF

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN anuncia concurso público para níveis médio e superior

Pular para o conteúdo