ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Seminário Nacional de Planejamento debate ações do CAU/BR e dos CAU/UF para 2020

 

O CAU/BR e os CAU/UF promoveram uma grande discussão sobre os objetivos estratégicos e as ações prioritárias para 2020 em todo o Brasil. O Seminário Nacional de Planejamento reuniu em Brasília 64 participantes de todos os estados para definição de ações comuns e conjuntas para o Plano de Ação do CAU 2020. Estavam presentes dez presidentes de CAU/UF, conselheiros do CAU/BR, conselheiros dos CAU/UF, gerentes e assessores dos CAU/UF. Os resultados do Seminário serão encaminhados às Comissões de Planejamento e Finanças (CPFi) e de Orçamento e Administração (COA) do CAU/BR, para apreciação e encaminhamento ao Plenário.

 

O debate partiu das Diretrizes para Elaboração do Plano de Ação e Orçamento estabelecidas pelo CAU/BR, que determinam valores mínimos e máximos a serem destinados a certas ações. Por exemplo, os CAU/UF devem destinar 15% de Receita de Arrecadação Líquida do exercício (RAL) para ações de fiscalização; 10% para atendimento a arquitetos e urbanistas; 3% para comunicação com a sociedade; 2% para financiamento de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social e até 5% para patrocínio de ações culturais.

 

Depois os participantes se dividiram em grupos de trabalho para sugerir ações nacionais em algumas áreas prioritárias, como fiscalização, atendimento, ética e disciplina, ensino e formação, política urbana e ambiental, etc. A atividade foi coordenada por um grupo formado pela assessora-chefe de Planejamento do CAU/BR, Tânia Daldegan; pela gerente-geral do CAU/GO, Isabel Pastore; pelo gerente de Planejamento do CAU/RS, Gelson Benatti; e pelos analistas técnicos Leonardo Castello (CPFi) e Rodrigo André (COA).

 

Conselheira Lana Jubé, 1ª vice-presidente do CAU/BR, participa do evento

 

A ideia é que o CAU/BR e os CAU/UF acompanhem a execução das ações planejadas para 2020 por meio de 32 indicadores de performance, já definidos no Seminário de Boas Práticas do CAU, realizado em abril deste ano. Todo esse processo deverá ser feito por meio do Sistema de Gestão Integrada, ferramenta de controle e organização de processos que está sendo implementada por meio do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) do CAU.

 

O CSC é uma estrutura única que reúne todos os serviços de tecnologia da informação utilizados pelo CAU/BR e pelos CAU/UF conjuntamente, como o SICCAU e a Central de Atendimento. Esse modelo de compartilhamento de tecnologias foi alvo de reconhecimento pelo Tribunal de Contas da União (TCU) como um exemplo de redução de custos e transparência na administração pública. Saiba mais aqui.

 

Com o Sistema de Gestão Integrada, será possível fazer o acompanhamento em tempo real da execução do Plano de Ação 2020, com automatização dos processos e medições padronizadas para todo o país. Dessa forma, o CAU segue modernizando suas práticas de gestão por meio de ferramentas tecnológicas de última geração, eliminando a burocracia, reduzindo custos e facilitando a transparência – conforme diretrizes do Planejamento Estratégico 2013-2023, cuja missão final é promover Arquitetura e Urbanismo para todos.

 

Os servidores Tânia Daldegan (CAU/BR), Gelson Benatti (CAU/RS) e Isabel Pastore (CAU/GO)

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