CAU/BR

SICCAU: tire suas dúvidas sobre as mudanças nas regras do RRT

A Rede Integrada de Atendimento (RIA) do CAU/BR responde algumas das dúvidas manifestadas pelos profissionais através de  nossa Central de Atendimento e pelas redes sociais a respeito das mudanças ocorridas nos procedimentos para preenchimento e emissão de RRTs.

 

1-Por que as mudanças foram implementadas agora?

 

Os prazos de implementação das novas regras criadas pela Resolução CAU/BR No. 184/2019 foram ditados pela Resolução No. 190/2020, que estabeleceu uma implantação de forma escalonada. O prazo final venceu em 31 de agosto.

 

2-Como os profissionais ficaram sabendo das mudanças?

 

A Resolução No. 184/2019, fruto do trabalho da Comissão de Exercício Profissional, foi aprovada na 96a. Reunião Plenária Ordinária, realizada em novembro do ano passado. Antes foi submetida à  Consulta Pública por um mês, tendo sido recepcionadas 555 contribuições dos profissionais e dos CAU CE, ES, GO, MG, MS, RN, RS e SP.

 

Mais recentemente, com a implementação das novas normas, os CAU/UF receberam ampla informação sobre as mudanças, objeto de da matéria Novidades em RRT: mudanças deixam registro mais fácil e com menor custo publicada em 07/09/20.

 

3-Quais as grandes mudanças trazidas pela Resolução No. 184/2019?

 

As principais mudanças trazidas pela resolução foram:

  1. as condições de tempestividade do RRT, que dependem da atividade escolhida;
  2. a isenção da multa do RRT Extemporâneo quando realizado pelo profissional de forma espontânea e sem ter sido autuado pela fiscalização; e
  3. a opção de agrupamento de atividades do Grupo 5 com atividades de coordenação e compatibilização de projetos no preenchimento de um RRT Simples relativo a atividades do Grupo 1 (Projeto).

 

4-Como acesso tutorias com mais detalhes sobre as mudanças ?

 

Acesse a página Tutoriais do SICCAU ou diretamente nos links abaixo:

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TUTORIAL RRT SIMPLES – COMO PREENCHER E EMITIR

 

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TUTORIAL RRT MÚLTIPLO MENSAL – COMO PREENCHER E EMITIR

 

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TUTORIAL RRT MÍNIMO – COMO PREENCHER E EMITIR

 

Esse material (e outros mais) está também disponível na matéria Veja aqui tutoriais sobre preenchimento e emissão de RRTs conforme as novas regras

 

5 – O que significa Declaração de Tempestividade ?

 

Os RRTs com atividades de projeto agora são categorizados como extemporâneo não só pelas datas declaradas de início e previsão de término, mas também pela declaração de ações já realizadas em relação à atividade – o que chamamos de Declaração de Tempestividade.

 

No preenchimento do RRT, o profissional declara as datas de início e previsão de término da atividade. Depois disso, o sistema exibe as opções de Declaração de Tempestividade. Então, para não ser extemporâneo, o profissional não pode ter entregue os documentos finais,não pode ter protocolado o projeto para análise nem pode ter divulgado. Assim, não tendo feito nada disso, ele precisa escolher a última declaração de tempestividade, que é a que afirma que ele não fez nenhuma dessas ações.

 

6 – Cobrança indevida de tempestividade para RRT de Execução

Problema sanado, agora o sistema não exige mais a escolha da declaração nesses casos.

 

 

7 – Como aprazar boleto e excluir RRT?

 

É possível aprazar boleto e excluir RRT pelo menu  RRT > RRTs pendentes. Basta ticar os quadradinhos dos RRTs que deseja aprazer/excluir e clicar no botão correspondente embaixo.

 

O RRT só pode ser excluído depois da emissão e vencimento do seu boleto.

 

Veja detalhes no tutorial:

 

COMO EXCLUIR RRT OU APRAZER BOLETO  

 

8 – O que fazer para obter o RRT Retificador?

 

Funcionalidade já foi restabelecida tanto para RRTs novos quanto antigos.  Os profissionais podem utilizar dois caminhos. Através do menu RRT – Pesquisar/Retificar, o profissional deve fazer a busca somente com o número do RRT, sem prefixos ou sufixos. Ou então acessar o RRT por meio das abas de RRT e clicar no botão Retificar RRT ao fim da página.

 

Veja detalhes no tutorial:

 

COMO RETIFICAR UM RRT

 

9 – Após proceder o cadastramento, consegui visualizar o RRT mas não a impressão do boleto. O que faço ?

 

Se o boleto já foi emitido, ele pode ser encontrado pelo menu Financeiro – Boletos, onde é possível também fazer a sua impressão.

 

Se o boleto ainda não foi emitido, é preciso acessar a página do RRT preenchido, rolar a página até o fim e clicar no botão Gerar Boleto. Após a emissão, este mesmo botão é substituído pelo botão Imprimir Boleto.

 

 

 10 – Não consigo visualizar os RRTs antigos

 

Caso esteja com dificuldades para localizar um RRT já preenchido, sugerimos utilizar as abas que constam no final da página inicial do SICCAU:

 

RRTs elaborados

Exibe os RRTs que ainda não tiveram boleto emitido.

 

RRTs elaborados pendentes

Exibe os RRTs que já tiveram boleto emitido mas cuja taxa ainda não foi paga ou compensada.

 

RRTs Registrados e Aptos à Baixa

Exibe os RRTs pagos e que não foram ainda baixados.

 

Em caso de dúvidas, por favor entre em contato com a nossa Central de Atendimento:

 

Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

 

Telefones (das 9h às 19h): 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

 

MAIS SOBRE: CAU/BR CAU/UF RRT

106 respostas

  1. Dezembro de 2021 e ainda tenho problemas em preencher endereço da obra em cidade com um único CEP, pois o sistema bloqueia o campo rua.

    1. Olá! Agradecemos seu contato. Estamos em uma nova fase com a Nova Gestão do CAU Brasil, e sua contribuição é muito importante para a modernização e inovação do SICCAU. No momento, nossa equipe está atuando para solucionar os problemas mais urgentes. ??‍?

      O CAU Brasil considera o SICCAU como “prioridade zero” da Nova Gestão, que está investindo em novos softwares para monitorar e melhorar o desempenho do sistema. Objetivo é tornar o SICCAU mais intuitivo, acessível e fácil de usar. Essa proposta consta do Planejamento Estratégico da Nova Gestão, elaborado em parceria com os CAU/UF. Conheça: https://bit.ly/3dGCyW2

      Caso tenha urgência em acessar algum serviço, por favor entre em contato a nossa equipe. Teremos prazer em atender. ??

      ?Ligação gratuita: 0800-883-0113
      ?Ligação de celulares: 4007-2713
      ?Na internet: http://www.caubr.gov.br/atendimento

    2. o mesmo comigo. e pelo que vi do histórico, com varias pessoas, sem resolução por parte do CAU desde 2020.

  2. Como emito uma RRT de Desmembramento de um lote, onde há dois proprietários diferentes? Há algum jeito de adicionar mais de um proprietário na elaboração da RRT, ou será necessário realizar duas RRT’s?

    1. Nossos atendentes estão à disposição para apoiar os arquitetos e urbanistas e tirar todas as dúvidas. Pedimos que, por favor, entre em contato com nossa equipe do serviço tira-dúvidas, teremos prazer em atender. ??

      ?Ligação gratuita: 0800-883-0113
      ?Ligação de celulares: 4007-2713
      ?Na internet: http://www.caubr.gov.br/atendimento
      De segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília)

  3. SOCORRO!!! A ABA DE AUTENTICAÇÃO NÃO ME PERMITE DIGITAR O LOGIN!!! COMO VOU CONSEGUIR CADASTRAR A RRT PARA LIBERAR UMA REFORMA JUNTO A UM CONDOMÍNIO!!

    1. Lilian, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  4. Olá, não consigo emitir a RRT. Já vi vários profissionais aqui reclamando por não poder alterar o logradouro e bairro de cidades com apenas um cep. Estou passando pela mesma dificuldade. Quando vocês irão arrumar esse sistema?

    1. Brena, pedimos desculpas pelo transtorno e informamos que estamos trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível. A Nova Gestão do CAU Brasil sabe da importância do SICCAU para todos os arquitetos e urbanistas e trata a questão como prioridade absoluta. Estamos enfrentando, de forma emergencial, os problemas decorrentes da implementação da Resolução CAU/BR Nº 184, aumentando a equipe responsável e priorizando a emissão do RRT. Saiba mais em https://bit.ly/3bSMVTZ

      A Nova Gestão do CAU Brasil priorizou, em conjunto com os CAU/UF, 21 ações emergenciais para os primeiros 100 dias. Assunto foi tratado na 35ª Reunião Plenária Ampliada, com a presença de conselheiros do CAU/BR e presidentes dos CAU/UF.

      Caso precise falar com um de nossos atendentes, por favor entre em contato com nosso serviço Tira-dúvidas, de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília).

      ?Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      ?Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  5. Olá,
    não consigo emitir a RRT. A cidade que será emitida a RRT possui apenas um CEP, quando insiro o CEP durante o preenchimento não há a possibilidade de modificar o logradouro e bairro. Como proceder? Posso perder meu contrato por esse erro do sistema.

    1. Thays, por favor entre em contato com nosso serviço tira-dúvidas, de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  6. Não consigo puxar rrt final. Já foram pagos os boletos. Mas a rrt não aparece nem como pendente nem apto a baixar. Na verdade não aparece nada. É como se eu nunca tivesse preenchido a rrt.

    1. Thamirs, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h(horário de Brasília). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  7. É necessário que o CAU arrume a opção de CEP do preenchimento de RRT. Pelo menos que coloque a opção de alterar o logradouro. Não consigo emitir RRT por conta disso. Tenho um contrato de responsabilidade técnica que posso acabar perdendo. Isso é prejuízo. Já entrei em contato com a centro de atendimento e nada é resolvido.

  8. Deveriam aumentar o periodo de atendimento de vocês. pois nunca consigo entrar em contato. só de Seg a sexta, deveria ter nos sabados pelo menos! Estou um tempo tentando agendar uma biometria e o horario é até 14hrs.

  9. Não consigo gerar novamento o boleto do rrt. ainda não venceu!
    coloco para visualizar rrt pendente e nao tem nada, ja coloquei para ver boletos e tbm nao aparece!

    1. Larissa, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h(horário de Brasília). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  10. Pelo amor de Deus, arrumem a opção do CEP, existem cidades pequenas que possuem apenas um CEP!
    Estou tentando tem horas emitir uma rrt e não consigo porque não posso editar o nome do logradouro.

    1. Jéssica, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h(horário de Brasília). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  11. Bom dia, posso cadastrar duas atividades diferentes para o mesmo cliente? Ou tenho que fazer duas rrts? E pagar as duas?

    1. Por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  12. Não consigo acessar as RRTs emitidas e pagas, como ter acesso as RRTs? Preciso entregá-las aos cliente e anexar a outros órgãos a fim de comprovar a responsabilidade. Que transtorno.
    Mensagem apresentada:
    ALERTA, Não é possível visualizar esta RRT.

    1. Marlon, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 23h59 de Brasília (horário especial das Eleições do CAU 2020). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  13. estou tentando o dia interiro gerar uma rrt, ja tentei em todos os navegadores e nada, que sistema horrivel que ficou

    1. Silmara, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 23h59 de Brasília (horário especial das Eleições do CAU 2020). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  14. PRECISO RETIRAR UMA CAT-A E PARA ISSO TENHO QUE RETIFICAR UMA RRT E ALTERAR A DATA FINAL DO TRABALHO, QUE SE EXTENDEU ALÉM DO PREVISTO. AMANHÃ FAZEM 10 DIAS QUE TENTO E NÃO CONSIGO. JÁ ENTREI EM CONTATO COM CHAT, COM TELEFONE, COM E-MAIL E ATÉ AGORA NADA. A RESPOSTA É SEMPRE A AMESMA: ESTAMOS ANALISANSO, ENQUANTO ISSO, NÓS PROFISSIONAIS VAMOS DEIXANDO DE FECHAR NEGÓCIOS. ESTOU AQUI ME PERGUNTANDO QUEM IRÁ PAGAR ESTA CONTA. PRECISAVA MESMO CRIAR UM PROBLEMA DESSE TAMANHO PARA OS PROFISSIONAIS EM UM ANO JÁ TÃO COMPLEXO PRA QUEM TRABALHA? VOU CONTINUAR AGUARDANDO. DEIXO AQUI TAMBÉM REGISTRADA MINHA RECLAMAÇÃO E INDIGNAÇÃO DE VOCÊS AINDA NÃO TEREM RESOLVIDO OS PROBLEMAS. E…. VOU COMEÇAR A REZAR PORQUE ME PARECE QUE PELOS OUTROS MEIOS NÃO ESPIRITUAIS CONSEGUIREI RESULTADOS FAVORÁVEIS.

    1. Sandra, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília). Confira nossos contatos:
      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento
      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  15. Já não esta na hora de termos um aplicativo, nas versões IOS e ANDROID, para podermos emitir nossas RRTs ???
    nem sempre temos em mãos desktops e laptops, sejamos práticos e evoluídos, essa sim seria uma boa utilização dos recursos do CAU.
    o aplicativo que o CAU criou so serve para buscar um profissional e termos nossa carteira do CAU eletrônica, pra mim foi um desperdício de dinheiro, não encontrei tantas utilidades, além disso esse aplicativos poderia ser útil para buscar profissionais, pensei em algo similar ao getnijas
    se alguém ainda não conhece entre neste site
    https://www.getninjas.com.br
    há aplicativos tanto para IOS como para ANDROID

  16. Boa tarde, eu ainda não consegui ver muita praticidade nesta nova interface do SICCAU, já ouvi muitos colegas reclamando dessa atualização do site, o que percebi de mudança na interface, foi somente mais ocupação de área de tela do monitor, essa atualização eliminou a RRT provisória, que só era valida com comprovante de pagamento, não foi uma boa mudança, pois ate o SICCAU emitir a RRT, isso leva dias, mesmo você pagando o boleto assim que que o CAU emite, qual será a melhoria após a criação do PIX??? O SICCAU já esta preparado para essa evolução???
    umas das melhorias que acho fundamental seria o SICCAU ter os dados do contratante assim que você preencher a lacuna do CPF, como as secretarias de fazendas estaduais fazem, para emissão de notas eletrônicas.
    ainda continuo em duvidas com o dinheiro arrecadado pelo CAU, nunca ouvi falar de benefícios diretos para os arquitetos, como plano de saúde corporativo, linhas de créditos a juros baixos, compra de softwares por cooperativas ou corporativas.
    Já não esta na hora de termos um aplicativo, nas versões IOS e ANDROID, para podermos emitir nossas RRTs ???
    nem sempre temos em mãos desktops e laptops, sejamos práticos e evoluídos, essa sim seria uma boa utilização dos recursos do CAU.

    1. Carlos, para facilitar e aprimorar a prática profissional dos mais de 165 mil arquitetos e urbanistas do país, o CAU tem buscado cada vez mais parcerias que possam reduzir os custos de muitas despesas comuns e otimizar as condições para o melhor exercício profissional. São benefícios para arquitetos e urbanistas de todo o país com registro ativo no CAU na aquisição de softwares de arquitetura, cursos de atualização e pós-graduação, planos de saúde e também linhas de financiamentos especiais para que os clientes possam financiar serviços de projetos desenvolvidos pelos arquitetos. Saiba mais em https://transparencia.caubr.gov.br/parcerias/

  17. Boa tarde, eu ainda não consegui ver muita praticidade nesta nova interface do SICCAU, já ouvi muitos colegas reclamando dessa atualização do site, o que percebi de mudança na interface, foi somente mais ocupação de área de tela do monitor, essa atualização eliminou a RRT provisória, que só era valida com comprovante de pagamento, não foi uma boa mudança, pois ate o SICCAU emitir a RRT, isso leva dias, mesmo você pagando o boleto assim que que o CAU emite, qual será a melhoria após a criação do PIX??? O SICCAU já esta preparado para essa evolução???
    umas das melhorias que acho fundamental seria o SICCAU ter os dados do contratante assim que você preencher a lacuna do CPF, como as secretarias de fazendas estaduais fazem, para emissão de notas eletrônicas.
    ainda continuo em duvidas com o dinheiro arrecadado pelo CAU, nunca ouvi falar de benefícios diretos para os arquitetos, como plano de saúde corporativo, linhas de créditos a juros baixos, compra de softwares por cooperativas ou corporativas.

  18. TORCER PARA QUE O CONGRESSO APROVE A NÃO NECESSIDADE DE TER QUE PAGAR ASSOCIAÇÕES DE CLASSE….

  19. 3 DIAS PRA MONTAR UMA PORCARIA DE RRT NESTA TRANQUEIRA DE SISTEMA NOVO E SÓ ME TAXANDO E FAZENDO ENGOLIR QUALQUER COISA. DEMORARAM TANTO PRA DEIXAR A VERSÃO ANTERIOR REDONDO E FUNCIONANDO LEGAL, PARA AGORA IMPLANTAR ESTA PORCARIA QUADRADA.
    VÃO INVENTANDO ESTAS PORCARIAS QUADRADAS DESNECESSÁRIAS ENQUANTO O NECESSÁRIO NÃO FAZEM. JÁ NÃO CONSIGO VIVER DE ARQUITETURA E QUANDO ARRUMO UMA GRANINHA EXTRA SÓ ENCONTRO @#$@%.
    DESCULPE O XINGAMENTO, TIVE QUE CORRIGIR PORQUE IA SAIR PIOR, MAS NÃO SUPORTO MAIS PAGAR TANTA TAXA PRA POUCO BENEFÍCIO. É BRASILEIRO CASTIGANDO BRASILEIRO, CADA VEZ PEGANDO MAIS NOJO.

  20. Não consigo gerar o boleto. Clico no botão e nada acontece.

    Poderiam me ajudar?

    Obrigada!

    1. Fabiana, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  21. NÃO CONSIGO emitir RRT de regularização.

    1-projeto

    1.7-Relatório técnico de arquitetura

    1.7.6-Avaliação pós ocupação

    Opção desabilitada, parabéns estimado conselho por tornar nossa profissão ainda mais difícil!

  22. Sou mais uma dentre tantos outros que não estão conseguindo emitir rrt, não temos suporte algum!! Descaso total com os profissionais que pagam suas anuidades.
    Já passou da hora de fornecerem um suporte ou liberar a versão antiga até que sanem os problemas da nova plataforma.

  23. Todos que estão passando pelos mesmos problemas, devem abrir um ação judicial responsabilizando o CAU, pois estamos perdendo clientes.

  24. Estou a mais de duas horas tentando emitir uma rrt simples, mas simplesmente o site não deixa

  25. PELO AMOR DE DEUS SENHORES TÉCNICOS,

    ESTOU A MAIS DE 10 DIAS TENTANDO EMITIR UMA RRT SIMPLES E NÃO CONSIGO PORQUE A MINHA PAGINA ESTÁ BLOQUEADA, EU POSSO EMITIR AS OUTRAS QUATRO OPÇÕES EXISTENTES MAS A RRT SIMPLES ESTÁ BLOQUEADA.
    POR FAVOR ME AJUDEM.

    O CASO É MUITO SERIO.

    1. Estou nessa desde o dia 6 de setembro, não consigo emitir e menos ainda apagar um que não é extemporaneo e travou tudo, não tem como apagar e nem finaliza emissão de um novo ou até mesmo retificador, não está registrado e nunca saiu boleto algum em lugar nenhum.

      Total descaso com os profissionais de arquitetura… se fosse um problema regional, tudo bem, as vezes acontece, mas num sistema nacional, é imperdoável.

      Se deve instalar essa atualização, ótimo, porém, viu que nao está funcionando, derrube e volte o sistema anterior, até que sejam feitas as devidas correções, e não deixar o profissional na mão.

      Exemplo do descanso, é que simplesmente o arquiteto não pode mais fazer RRT Retificadora até agora, já há 2 semanas, serviço que é um direito dele e além disso é gratuito. Ou seja, o CAU BR deixou TODOS os profissionais do Brasil na rua, tendo que pagar taxas abusivas. Além desse exemplo, há inumeras falhas operacionais que todos os comentarios relataram.

      Não tem uma pessoa se dando bem com o novo sistema. E aí, houve 2 escolhas, deixar TODOS os profissionais do BR na mão, ou retroceder o sistema antigo para aplicar as correções em OFF. Qual o CAU BR escolhe? Deixar todos os profissionais na mão.

      Por favor, vocês devem reconsiderar o sistema novo, e se não funcionar em 100% desabilitá-lo pra ontem… Obrigado

      Estou totalmente de acordo com esse colega acima,de quem copiei e colei loo apo´s o meu primeiro paragrafo completou o que eu iria dizer, simples assim, !!!!!

  26. NAO ENTENDO COMO DIANTE DE TANTAS RECLAMACOES O CAU NAO TOMA UMA PROVIDENCIA URGENTE, TENDO EM VISTA ESTA AFETANDO A TANTOS PROFISSIONAIS SERIOS E RESPONSAVEIS EM SUAS OBRIGACOES!
    É UM DESCASO MUITO GRANDE!!!!! E NAO TOMAM NENHUMA POSIÇÃO!!!! O PROBLEMA PERSISTE HÁ DIAS E ESTA PREJUDICANDO MUITA GENTE!!!! QUE FALTA DE RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO!!!!

  27. SOU MAIS UMA A REGISTRAR O PREJUÍZO DE UM CLIENTE JUNTO AO ANDAMENTO DE PROCESSO PERANTE CARTÓRIO. CERCA DE 2 SEMANAS PARADO.POR INFORMAÇÕES DIVERGENTES EM SÍLABAS DE NOMES DE RUAS, PRECISA SE RETIFICAR RRT E AÍ COMEÇAM OS PROBLEMAS: O PAGAMENTO FOI COMPENSADO MAS A RRT NO SISTEMA DIZ QUE NÃO FOI REGISTRADA POR FALTA DE PAGAMENTO, O CEP NÃO DEVERIA FICAR ATRELADO AO NOME DA RUA POR ESSAS DIVERGÊNCIAS COM CARTÓRIOS E PREFEITURAS( E AÍ SE COLOCA O CEP, O NOME DA RUA SAI “ERRADO” CONFORME O CARTÓRIO QUE POR SUA VEZ NÃO ACEITA A RRT COM O NOME GERADO ATRAVÉS DO CEP. COMO RRT RETIFICADORA NÃO SAI, TIRA-SE NOVA RRT E AINDA TEM QUE VER COMO E FAZ P REEMBOLSO.
    MUITO DESANIMADOR. COMPETÊNCIA SÓ PARA SE VERIFICAR SE ESTAMOS EM DIA COM O NOSSO PAGAMENTO!

    1. Estou com o mesmo problema da questão do CEP.
      Outro problema é que o cartório aqui da minha cidade e o corpo de bombeiros não estão aceitando essas RRTs com assinarura eletrônica.

      1. Toni, Por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília). Confira nossos contatos:

        Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

        Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  28. Total descaso com os profissionais de arquitetura… se fosse um problema regional, tudo bem, as vezes acontece, mas num sistema nacional, é imperdoável.

    Se deve instalar essa atualização, ótimo, porém, viu que nao está funcionando, derrube e volte o sistema anterior, até que sejam feitas as devidas correções, e não deixar o profissional na mão.

    Exemplo do descanso, é que simplesmente o arquiteto não pode mais fazer RRT Retificadora até agora, já há 2 semanas, serviço que é um direito dele e além disso é gratuito. Ou seja, o CAU BR deixou TODOS os profissionais do Brasil na rua, tendo que pagar taxas abusivas. Além desse exemplo, há inumeras falhas operacionais que todos os comentarios relataram.

    Não tem uma pessoa se dando bem com o novo sistema. E aí, houve 2 escolhas, deixar TODOS os profissionais do BR na mão, ou retroceder o sistema antigo para aplicar as correções em OFF. Qual o CAU BR escolhe? Deixar todos os profissionais na mão.

    Por favor, vocês devem reconsiderar o sistema novo, e se não funcionar em 100% desabilitá-lo pra ontem… Obrigado

  29. ESTOU A 15 DIAS COM O CLIENTE NOTIFICADO PARA FAZER UMA RETIFICACAO DE RRT E O SISTEMA NAO FUNCIONA. E UMA VERGONHA ESTE CONSELHO E SEUS MEMBROS GESTORES. E AINDA OBRIGAM A VOTAR. BRASIL FORA DE SERIO, SO POTILICAGEM, E QUEREM QUE NOS ARQUITETOS SEJAMOS RESPEITADOS PELA SOCIEDADE. SO O QUE FUNCIONA E A COBRANCA DE ANUIDADE E OS BOLETOS…
    ESTOU MUITO DECEPCIONADO COM O CONSELHO, NAO TENHO ACESSO A UMA COISA QUE CONTRIBUO TODO DIA COM MEU TRABALHO, UM CONSELHO DISTANTE ONDE O CONTATO TELEFONICO E UMA LOTERIA, E QUANDO CONSEGUE, A PESSOA DO OUTRO LADO NAO CONSEGUE ME AJUDAR, COM A SEGUINTE FRASE PRONTA, ISSO NAO COMPETE OU TEM QUE ENCAMINHAR A OUTRO SETOR. MUNDO VIRTUAL QUE NAO CONTRIBUE NADA A NOS ARQUITETOS, NEM EM CONHECIMENTO, NEM EM ACOES. NESTE MOMENTO SINTO SAUDADES DO CREA ONDE ERA SO CHEGAR NA INSPETORIA E NO MESMO MOMENTO PRONTAMENTE A NOS AJUDAR RESOLVIA O NOSSO PROBLEMA, SEM FALAR NOS BENEFICIOS, TANTO PROFISSIONAIS COMO PESSOAIS. HOJE ESTA E A MINHA OPINIAO, TERA QUE SER FEITA UMA MUDANCA MUITO GRANDE PARA GANHAR MEU RESPEITO NOVAMENTE.

  30. O CAU foi a pior coisa que podia ter acontecido com nós profissionais arquitetos e urbanista, temos um conselho que não sabe o que os profissionais fazem, que tiraram atribuições antes concedidas a nós pelo CONFEA e por lei federal que regulamentação a profissão do engenheiro e do arquiteto como por exemplo fundações, pavimentação urbana, loteamento e infra, sistemas de ar condicionado, SPDA e muitas outras funções que faziamos e agora perdemos por incompetência de um conselho que nem conhece o que são fundações ou como dimensionar, não podemos nem mesmo projetar um muro com 1.80m pois o mesmo usaria microestaca, um sobrado em solo rígido pq usaria estaca de trado, mas podemos dimensionar uma contenção com cortina de estacas (vocês são um piada) então pq nós estudamos tecnolgia das construções, cálculo, res dos materiais, estruturas estabilidade das construções e fundações se não temos atribuição e não podemos atuar? (Sendo que sempre tivemos essas atribuições no CREA desde 1971, então Pq estudamos elétrica? Pq estudamos urbanismo ? Pq estudamos infra urbana? Pq estudamos loteamentos? vocês acham que nós arquitetos contrutores fazemos o que? Devemos estudar só decoração então… se isso que vcs acham que nós fazemos, é isso… Decoração? não CAU BR e Ufs… Nós projetamos e executamos construções, solucionamos problemas complexos, resolvemos problemas de mobilidade urbana, planejamos e definimos o futuro das cidades, mas vocês não devem saber o que isso, afinal nunca construíram nada! Mas deviam saber pelo menos que nós precisamos do RRT para entrar nas prefeituras, para liberar obras, para fazer proc3ssos, documentos e laudos judicias, que o sistemas deles não tem opção de código e nem sabe ler QRcod que só interpreta números, deveriam saber que não temos culpa e nem dever de esperar 3 a 5 dias um sistema falho e burocrático liberar o pagamento para podermos emitir o documento RRT, se vocês não querem liber o RRT criem um cartão pré pago com isso carregamos antecipadamente o crédito das RRTs pois em meus escritórios preciso emitir várias ao dia e não tenho tempo para a palhaçada de vocês, se quem lutou para criar ou CAU visse o que vcs fazem com nós profissionais não tivesse morrido, tenho certeza que ele queria morrer de vergonha de vcs.

  31. CONTINUO FAZENDO A MESMA RRT, GERANDO BOLETO, E NÃO CONSIGO IMPRIMIR NADA!

  32. É um absurdo um conselho nacional como o CAU deixar um problema tão básico como o preenchimento de uma RRT não funcionar devido a uma mudança no sistema, que antes de ser colocado em prática deveria passar por um tempo intensivo de testes. O prejuízo aos profissionais, que por consequência se estende a toda sociedade é enorme. Processos de obras de grande a pequeno porte estão parando pela falta desse documento que é pré-requisito em todos os órgãos públicos competentes.
    Ao menos o CAU deveria assumir sua culpa (pra não dizer incompetência), declarando em documento aberto a quem possa interessar, que o problema que vem ocorrendo é 100% de responsabilidade do conselho, e não dos profissionais. E não apenas colocar um aviso pífio na abertura do site dizendo que o sistema está instável, quando na verdade está praticamente inoperante. Está difícil de acreditar nisso, dai a necessidade de assumirem a responsabilidade perante a sociedade em geral.

  33. O Conselho é ótimo para PATRULHAR quem paga e emite RRTs. É muito controle sobre a atuação profissional, muita regra para a emissão de um documento que deveria ser mais flexível. O CAU está se especializando em tornar nossa vida um CAUS.
    Pergunto: Enquanto órgão representativo da classe dos Arquitetos, quais as vantagens este Conselho oferece aos associados compulsórios?? O CAU-BA não oferece NADA.

  34. Estou há mais de dez dias tentando emitir rrts e retificar algumas e não consigo nem uma coisa e nem outra.
    O suporte do SICCAU é péssimo e vergonhoso.
    Tenho problemas como relaxo e falta de seriedade deste conselho para com seus.
    A única coisa que fazem é pedir desculpas e dizer que não tem prazo para que seja normalizado.
    Falsamente dizem ser problema momentâneo mas não existe significado para momentâneo ser equivalente há mais de uma semana com o sistema inoperante.
    É MENDIGAR atendimento de um órgão caríssimo, que arrecada aos montes mas não é sério, fraco e irresponsável com a dor alheia.

  35. Gostaria de saber por que ao preencher a RRT o sistema (muito lento, ruim demais), na hora que concordamos com a mesma, ele NÃO FICA MAIS O NUMERO DA RRT NA MESMA (aparentemente só após o comprovação do pagamento) como ficava antigamente, vindo a numeração somente no boleto bancário. Lembro ao CAU que os órgãos de licenciamento PEDEM o número da RRT devidamente descrita na mesma, logo, vcs estão inviabilizando o trabalho dos profissionais que ficaram aguardando a compensação bancária. Acho que os colegas arquitetos não repararam isso, e devemos reclamar para que o numero da RRT seja gerado no ato do preenchimento da mesma igual fica no boleto (era assim antigamente).

  36. Bom dia !
    Não consigo imprimir o RRT. Como posso fazer ?

  37. ISSO É UMA FALTA DE RESPEITO COM O PROFISSIONAL DA ARQUITETURA, POIS DEPENDEMOS DESSE SISTEMA PARA EFETUAR NOSSO TRABALHO. ESTOU INSATISFEITO!!!!

  38. NÃO CONSIGO NEM GERAR O BOLETO, COMO FAÇO??
    ISTO ESTÁ ME PREJUDICANDO E MUITO!!

  39. GENTE, SE ESTAS MUDANÇAS FORAM PRA MELHORAR, AINDA NÃO VI EM QUE! ESTOU A VÁRIOS DIAS TENTANDO FAZER UMA RRT, PREJUDICANDO O CLIENTE, E NÃO CONSIGO!
    JÁ CONSEGUI ATÉ GERAR O BOLETO, MAS NÃO IMPRIME, AGORA NÃO TENHO NEM COMO PESQUISAR, POIS NÃO TEM NUMERO DE RRT!

  40. Fui realizar uma nova emissão de RRT, fiz todo o processo correto e no final ele acabou retificando um outro RRT antigo já emitido, não são os mesmos proprietários nem nada.. Esse novo sistema está nos prejudicando, é pressão dos clientes para resolver e não podemos fazer nada já fazem 15 dias

  41. o sistema esta pessiamo.. dois dias que tento emitir uma rrt e nao consigo.

  42. Por favor, qual a previsão do sistema voltar a normalidade ? Insustentável a situação atual !

  43. BOA TARDE…
    COMO JA EXPRESSEI VARIAS VEZES ESTA MUDANÇA AGORA PARA MIM ESTA SENDO UM DESASTRE, COMO ESCREVI A VARIOS DIAS HOJE ACONTECEU O QUE EU PREVIA O CLIENTE VAI TER QUE PAGAR TUDO DE NOVO NA CAIXA UMA VEZ QUE PASSOU DO PRAZO E EU NÃO CONSEGUI A RRT CERTA,UM DOS MOTIVOS E O CEP AQUI EM ITUIUTABA EXISTE VARIAS AVENIDAS E RUAS QUE MUDA CONFORME É O BAIRRO EXEMPLO AVENIDA DEP DANIEL DE FREITAS BARROS QUE UMA PARTE É NO B. IPIRANGA E O OUTRO NO B.UNIVERSITARIO, NO CASO PRECISO QUE SAI NO BAIRRO IPIRANGA SÓ SAI NO UNIVERSITARIO PODE EXPERIMENTAR CEP 38.302-132 E NÃO TEM COMO CORREGIR MANUALMENTE…
    RESUMO VOU TER QUE TRABALHAR EM PARCERIA COM MEU FILHO QUE É ENGENHEIRO CIVIL, PELO AMOR DE DEUS NOS AJUDE…

  44. Por favor, pedimos a gentileza de informar se existe alguma previsão do sistema voltar a funcionar adequadamente.

  45. Estou há dias tentando emitir um RRT e depois de cadastrar todos os dados a aba de autenticação não me permite digitar o login e senhas solicitadas pelo sistema. A única resposta que me deram é que eu devo aguardar.

  46. O Siccau está Funcionando???? Abro no CAU RJ e vai pro CAU BR, gera um RRT sem Numeração, Não Gera o Boleto e Avisa que o CAU RJ tem que validar e aí gerar o Boleto… uma bagunça total…

  47. Como sempre, quando a gente acha que vai melhorar, piora. Cada vez mais burocrático e difícil de trabalhar. Isso que é valorização profissional !!!

  48. A partir de agora como fica a assinatura da RRT?? Será assinatura digital?

  49. Muito boa tarde, estou a dias tentando preencher uma RRT, mas o novo programa não abre sempre com um aviso
    que esta esperando os técnicos terminarem a implantação, mas faz mais de 10 dias e nada, meus clientes ja
    estão achando que sou eu que não termino a RRT, o que devo fazer para preencher e terminar este impasse, por favor peço ajuda ao meu conselho por favor. Anteriormente era tão fácil não era necessário esta mudança.

  50. PELO AMOR DE DEUS, QUANDO VÃO DESBLOQUEAR ESTE SISTEMA.
    NÃO CONSIGO EMITIR NENHUMA RRT A MINHA PAGINA ESTA TRAVADA.
    EU FIZ UM CANCELAMENTO DE RRT E AI TRAVOU A PAGINA.
    POR FAVOR EU ESTOU PRECISANDO EMITIR NOVAS RRT E NÃO ESTOU CONSEGUINDO.

  51. Eu já estou a 15 dias tentando emitir e retificar RRT e não consegui nada ainda, chega no ponto de finalizar o contrato e trava, fica carregando infinitamente. Lançar esse sistema assim foi uma irresponsabilidade, estamos dependendo das RRTs para dar prosseguimento ao exercício da profissão. Descaso!

  52. como assim nao é possivel retificar RRT? voces simplesmente vão deixar milhares de profissionais sem poder oferecer esse serviço, tendo que cobrar do cliente taxas abusivas pra gerar um novo RRT? isso tá parecendo comédia.

  53. Podem nos informar como proceder no caso de necessidade de retificar a RRT? É muito comum a área de projeto ser alterada e temos sempre que retificar a RRT para aprovação final, habite-se e averbação.

  54. Vou desabafar……Porque fazer essa mudança em plena pandemia? Só pelo prazo? Além dos problemas que estão ocorrendo venho lembrar que logo no inicio do CAU avisei do porque 2 folhas para um documento tão importante e que não economiza papel. Agora sem assinaturas, poderiam ter otimizado a folha pois o CREA usa numa só folha. A RRT ficou com vazios desnecessários.

  55. O RRT retificador segue indisponível no momento ou não terá mais esta opção? É um item muito importante para nós, pois, para enviar projetos para análise é necessário emitir o RRT antes, e durante o processo muitas vezes tem alteração de áreas…

  56. Olá, com essa mudança o cliente (proprietário) não precisa mais assinar o RRT?
    Att. Arq. Daniela

  57. ola boa noite. tento começar uma rrt simples e o sistema trava pelo fato de aproveitar os dados de uma rrt ja elaborada anteriormente.

  58. Boa noite! No RRT elaborado, no final da página, há apenas as opções ” imprimir RRT ” e “reutilizar RRT” não há opção gerar ou imprimir boleto. Como fazer?

  59. Desde 08/09 tento emitir um RRT e o sistema trava na tela de identificação do cliente. E o pior é que não há atendimento por telefone. O atendimento pelo chat até que funciona, mas não resolve nada.

    1. Lauro, bom dia!
      Antes de iniciar o preenchimento de seu novo RRT você efetuou o cadastro de seu cliente?
      É necessário que o cadastro do cliente seja feito primeiramente para que ao chegar nesse ponto de preenchimento do RRT o sistema já reconheça o cliente ao lançar seus dados.
      Espero que seja só esse o problema e que você consiga dar sequência ao seu trabalho.
      Abraço

  60. Fiquem felizes…vocês conseguiram usar. Estou tentando emitir um RRT desde o dia 11/09/2020 e até agora, 15/09/2020, nada…

  61. CEP TEM QUE SER CORRIGIDO TB ACONTECEU COMIGO TENTEI CORRIGIR O BAIRRO NÃO TINHA COMO, TANTO É QUE OS ENGENHEIROS DA CAIXA NÃO ACEITOU PQ O BAIRRO ESTÁ ERRADO, E NÃO TEMOS OPÇÃO

  62. Não consigo gerar o boleto para pagamento da RRT, botão de gerar boleto inexistente . Tenho urgência em conseguir esse documento.
    Aguardo retorno

  63. Olá, quero gerar um QR Code para imprimir um adesivo na placa de obra e não localizo o arquivo. A RRT foi emitida antes dessa mudança.
    Por favor, alguém sabe me orientar? Só consegui que a RRT seja impressa com o QR Code, utilizando a busca.
    Perde-se muito tempo tentando descobrir o que antes era fácil de encontrar.

    Muito obrigada.

  64. Esse sistema ainda está MUITO instável!!Ao longo da semana passada 08 a 12/09, para gerar RRT nova ou pesquisar estava impossível. No início da noite do dia 11/09 conseguimos emitir 03 novas RRT, mas pesquisa sem êxito.
    Agora desde ontem segunda dia 14/09 até o presente momento não conseguimos gerar mais nenhuma nova RRT, bem como pesquisar ou imprimir. Enfim, essa situação terá que ser regularizada (normalizada) impreterivelmente nessa semana. Não é possível um serviço eletrÔnico ficar instável por tanto tempo.

  65. Como que não é possível retificar RRT? que “evolução” foi essa? para pior? Que interessante colocar no ar um negócio que não funciona! parabéns!!! quem sabe cobrem um pouco mais de anuidade e no valor das taxas, que já são muito caras, para entregarem aos seus mantenedores um sistema que no mínimo funcione! (contém ironia)

  66. Boa noite ,posso utilizar de imediato para apresentar um LTVP o número da RRT que consta no boleto de pagamento ou após o pagamento este número é substituído.

  67. Caríssimo,Não estou conseguindo gerar o boleto pra
    Pagar a RRT dos projetos, gostaria imensamente que concertassem essa opção, pois é um transtorno tanto para mim como para os clientes.

  68. Pelo que entendi das mudancas relativas a “tempestividade”, devo fazer o RRT antes de entregar o projeto pra analise na prefeitura. Isso implica em preencher tb a area do projeto. Mas… mtas vezes no processo de analise sao necessarias mudancas no projeto, e com isso mudancas na area projetada. E isso vai requerer correcao do RRT… mais tempo perdido. Qual é o problema de fazer o RRT apos a aprovacao do projeto e consequente definicao da area final ? Qual o objetivo da “declaracao de tempestividade” ?

    1. Exatamente! Precisei retificar somente a área para encaminhamento na prefeitura e somente aceitando essa questão da tempestividade para poder finalizar a correção na RRT.
      Essa mudança não leva em consideração as questões práticas do dia-a-dia dos arquitetos! CAU, favor repensar esta questão.

  69. GEREI O BOLETO, MAS NÃO CONSIGO IMPRIMIR

  70. Não estou conseguindo gerar o boleto pra
    Pagar a RRT, como devo proceder ?

    1. Marcos eu entrei em contato com atendente no chat do CAU, que me passou o número da RRT e o e-mail para solicitar o boleto avulso.

  71. Não consigo gerar o boleto pra
    Pagar a RRT, como devo proceder ?

    1. Oi! Ao acessar a RRT, tem o link “imprimir boleto” bem na parte de baixo da página – é só clicar ali para salvar o boleto em PDF ou visualizar na tela.

  72. Eu preciso que vocês concertem a opção do CEP, minha cidade tem apenas um pro município inteiro. Quando coloco não dá pra editar bairro e logradouro.

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