CAU/BR

SICCAU URGENTE ! Comunicado do CAU/BR aos arquitetos e urbanistas (No. 2)

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) informa que a equipe técnica do Centro de Serviços Compartilhados segue atuando nas últimas correções dos problemas ocorridos, a partir do dia 08/09, no SICCAU (Sistema de Informação e Comunicação do CAU).

 

No fim-de-semana foram focados o RRT Retificador e a diminuição das intermitências no cadastramento de RRT e geração de boletos. A partir de 14/09 novos ajustes serão feitos em continuidade às ações desenvolvidas na semana passada, entre elas a minimização da lentidão do sistema. A lentidão impactava várias funcionalidades introduzidas no SICCAU em atendimento às novas regras ditadas pela Resolução No. 184/2019.

 

Alguns resultados das correções podem ser traduzidos em números. No sábado (12/09) foram cadastrados no SICCAU 1111 RRTs, e no domingo (13/09), até 22 horas, outros 1070 RRTs. Essas quantidades são maiores que as registradas normalmente nos fins-de-semana recentes como os dias 29/08 e 30/08.

 

Outra estatística mais ampla mostra que entre os dias 08/09 (terça) e 13/09 (domingo, até 22 horas), o SICCAU totalizou 20.184 cadastros de RRT, contra 22.933 realizados entre 25/08 (terça) e 30/08 (domingo), período anterior às mudanças. Ou seja, a queda geral de registros não ultrapassou os 12% por cento, sem contar que os números não cobrem todo o dia 13/09.

 

Utilizamos o comparativo terça-domingo, em ambos os casos, para expurgar o dia 07/09, uma segunda-feira, feriado nacional, quando o SICCAU estava fora do ar justamente para possibilitar a introdução da mudança das regras.

 

(*) Números de 13/09 atualizados apenas até 22 horas

 

A Resolução CAU/BR No. 184/2019, fruto do trabalho da Comissão de Exercício Profissional, foi aprovada na 96a. Reunião Plenária Ordinária, após ser submetida previamente a  Consulta Pública por um mês.

 

Como previsto na Resolução No. 190/2020 a implementação das novas regras está sendo feita de forma escalonada.  

 

Com as mudanças normalizadas, os profissionais poderão usufruir dos benefícios trazidos pela Resolução No. 184/2019, como possibilidade de agrupamento de atividades, menor custo de registro e isenções de multas.

 

O CAU/BR renova o pedido de desculpas pelo ocorrido.

 

Aguarde novos comunicados.

 

Brasília, 13 de setembro de 2020

                                                                                        

PS: Clique aqui para acessar o Comunicado No. 1, de 11/09/20

 

LINKS RELACIONADOS:

 

Veja aqui tutoriais sobre preenchimento e emissão de RRTs conforme as novas regras

 

RRT: mudanças deixam registro mais fácil e com menor custo

18 respostas

  1. Ola, não consigo de forma alguma emitir uma RRT, ja faz mais de 15 dias. estou muito preocupado pois isso esta atrapalhando minha rotina, ja que não consigo aprovar os projetos.

    sistema trava e não destrava.

  2. Não data nem hora favorável para emitir RRT, seja na manhã ou madrugada em nenhum horário.
    Que volte o sistema antigo URGENTE!!!

  3. Nem na transição do CREA para CAU que poderia ter sido muito mais traumática tivemos uma instabilidade como essa. Uma pisada na bola legal esta mudança de interface e adaptação do sistema. Muito mais fácil se tivesse feito a adaptação e depois a interface. Já não basta a queda de serviços pela Pandemia ainda vem o CAU aumentar o prejuízo prejudicando os profissionais que precisam de documentos para apresentar aos clientes e nas licitações. Quero ver quem pagará a conta do prejuízo. Fica a dica ao CAU BR tá descentralize e passe fiscalizar as operações nos Estados pq esse CSC não tá ajudando antes dele funcionava bem melhor.

  4. Concordo com todos os colegas que manifestaram sua indignação. Também estou há dias na VIA CRUCIS do RRT! Realizei vários contatos nos canais do CAU, e recebi a mesma resposta: Desculpas e desculpas!!!
    Não é possível que esse problema se perpetue! Precisamos de uma solução JÁ!

  5. Quem é o responsável por mandar implementar um sistema que está na versão alpha? Está bem claro que este sistema foi porcamente testado pelo o estagiário

  6. Sou mais um dos que está EXTREMAMENTE INSATISFEITO! É muita falta de gestão!! O sistema NÃO pode ficar fora do ar! Na transição, o antigo deveria estar funcionando, isso é básico! Preciso urgentemente retificar algumas RRTs por culpa do próprio CAU, que cada vez solicita alguma coisa diferente. FALTA DE PADRONIZAÇÃO! Não consigo de maneira nenhuma emitir atestado técnico das minhas RRTs. Simplesmente um péssimo serviço prestado. PÉSSIMO! Esse pedido de desculpas não basta, faz-se necessário informar o dia que o sistema vai voltar ao “normal”. Obrigado

  7. VERDADEIRA FALTA DE DESCASO, POIS ESTOU COM UM PROCESSO QUE PRECISA SER EMITIDO A RRT DE FORMA URGENTE DESDE SEMANA PASSADA, E FICO IMPOSSIBILITADO, DEIXANDO O MEU CLIENTE NA MÃO. JÁ FAZ MAIS DE 8 DIAS E NADA FOI RESOLVIDO!!!! UM VERDADEIRO DESCASO!!!!

  8. Extremamente insatisfeito com este descaso! Desde o dia 07 tentando emitir RRT e nada. Gerando insatisfação com o cliente que está dependendo apenas disto para o prosseguimento. Voltem como era antes, antes ruim, do que ruim e não funcionando nada! FAÇAM TESTES ANTES PARA TER CERTEZA DO FUNCIONAMENTO, NÃO TESTEM NÃO SABENDO SE VAI DAR OU NÃO!

  9. UMA VERDADEIRA FALTA DE COMPROMISSO E SERIEDADE.
    QUANTAS VEZES PASSARÃO PELO MESMO PROBLEMA ATÉ APRENDER A TESTAR E SÓ DEPOIS DISSO SUBIR A NOVA PLATAFORMA?
    É UM DESCASO GIGANTESCO CONOSCO. SAIBAM QUE UTILIZAMOS DOS SERVIÇOS DO CAU POR FALTA DE ALTERNATIVA. A ARRECADAÇÃO QUE FAZEM É MUITO GRANDE, SERÁ QUE NÃO CONSEGUEM FOCAR NO SICCAU? PARA 99% DOS ARQUITETOS, APENAS O SICCAU TEM SERVENTIA DENTRO DO CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO.

  10. Estou desde cedo, tentando preencher um RRT e NADA!!!

  11. O porque não retornam de imediato ao sistema antigo, até que este esteja rodando.
    O que levava no máximo 5 min, agora leva 5 dias ou mais.
    Um descaso com o profissional.

  12. Que atraso de vida gente! O processo de um cliente vai vencer essa semana e provavelmente não conseguiremos cumprir por causa dessa falta de respeito. Lamentável!

  13. Mudança extremamente desnecessária, só tornou o sistema mais complicado, e gerou prejuízos imensuráveis com uma semana inteira fora do ar. Até agora não entendi o que aconteceu com o n° da RRT.

  14. Qual a dificuldade de voltar um, dois, três passos, e desinstalar o sistema que não funcionou, permitindo assim que profissionais cumpram seus compromissos. De acordo com a nota, o pessoal de TI já sabe, onde estão os problemas e as correções necessárias. Então que se faça isso fora do ambiente do sicau.

  15. Estou tentando desde dia 07/09. A estatística de vocês não condiz com a realidade.
    Tetei de madrugada várias vezes para conseguir cadastrar… no outro dia, depois de três horas tentando, consegui emitir o boleto. E agora não consigo acessar a RRT para imprimir… Já me indispus com cliente.
    Esta situação é inaceitável!!!
    Parados já ha 7 dias por problemas de TI!!!
    Nunca vi algo semelhante a isto!!!
    Estou indignada!!!

  16. A pretensa resposta dada aos profissionais pelo CAU-BR, de um pedido de desculpas não satisfaz,nem convençe,já que a profissão exige responsabilidade legal e celeridade,somos cobrados e temos o dever e o direito de cobrar, não foi para isso que aceitamos ser membros de um Conselho Profissional,esse é o resultado de uma visão politica ultrapassada e burocrata.
    Ary Pascoal Domingos

  17. Falta de respeito usar uma estatística que não leva em consideração todos os atrasos, transtornos e desistências de registros causadas, impedindo milhares de entradas e continuidade de processos dos profissionais pelo país todo. Falta de responsabilidade em não se ter feito um Tryout adequado antes de se implementar o novo sistema. Isso é brincar com milhares de profissionais que precisam exercer sua profissão com seriedade e macular essa seriedade perante seus compromissos com clientes. Em uma época de tamanhas dificuldades como a que estamos enfrentado, inclusive as financeiras, o Conselho proporciona um amontoado de imperícias e imprudências que serão muito caras para seus filiados. Preocupem-se mais em Utilizar nossas anuidades e custos de registros para a eficiência dos serviços, não para patrocinar prosetilismos e militâncias.
    Obs.: Seria democrático que os comentários de outros profissionais pudessem ser lidos aqui nesse espaço e não convenientemente escondidos.

    1. Estou junto a todos acima, uma “mmmmmmmmmmmmmmmm” que não funciona tem de ser retirado de imediato, ou possivelmente teremos que usar o verbão que usei muito tempo parao CREA >>> DESACONSELHO DE ENGENHARIA ARQUITETURA E AGRONOMIA!!!!!
      A TODOS OS COLEGAS RECOMENDO FAÇAM O MESMO!!!! JÁ PASSOU LONGE DA COTA DE DESCULPAS ESFARRAPADAS, VOLTEM AO QUE FUNCIONA É O MELHOR PARA TODOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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