CAU/BR

SICCAU URGENTE ! Comunicado do CAU/BR aos arquitetos e urbanistas (No. 1)

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) presta esclarecimentos sobre os problemas que geraram instabilidade do SICCAU (Sistema de Informação e Comunicação do CAU) desde o dia 08/09/20; informa os avanços obtidos até a  noite de sexta-feira, dia 11/09, objetivando o retorno à normalidade;  e relata o que está sendo feito pela equipe técnica nesse final de semana. 

 

O que aconteceu?

 

Como informado previamente, entre os dias 05 e 07 de setembro o SICCAU ficou fora do ar para passar por uma manutenção programada. O objetivo foi dar continuidade à implantação de nova plataforma necessária para a implementação de diversas funcionalidades estabelecidas pela Resolução CAU/BR No. 184/2019, que dispõe sobre novas regras para o RRT e para a emissão de CAT-A. Mais especificamente tratam-se de funcionalidades que envolvem os formulários de RRT Simples, Múltiplo Mensal e Mínimo.

 

O prazo estabelecido para as mudanças foi o mês de setembro. Por esse motivo, foi utilizado o feriado prolongado para a execução das tarefas. Após concluídas, foram feitos todos os testes necessários e o SICCAU voltou ao ar na noite do dia 07/09.

 

No dia 08/09, com o início da utilização dos serviços pelos profissionais, verificou-se uma inesperada sobrecarga da infraestrutura do SICCAU causada pela nova plataforma.

 

O que foi feito?

 

Verificado o problema, a equipe técnica do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) atuou na revisão da estrutura alocada e intensificou o monitoramento para os ajustes do novo sistema.

 

Em alguns momentos foi necessário tirar o SICCAU de operação para a aplicação das correções, em especial quanto a lentidão do sistema. A lentidão impactava funcionalidades como cadastro e visualização de RRTs, geração de boletos e outras. 

 

Entre as correções feitas, uma possibilitou um melhor tempo de resposta nas consultas ao banco de dados, que estavam levando muito tempo.

 

Foram incrementados os níveis de recursos alocados na infraestrutura para viabilizar maior capacidade de processamento.

 

Também foram atualizadas as referências para preenchimento de endereços, que utilizam base de dados dos Correios.

 

O que falta corrigir?

 

A partir da tarde de sexta-feira, dia 11/09, já foi possível constatar uma melhor performance do SICCAU.

 

A equipe técnica segue trabalhando no fim-de-semana com objetivo de avançar nas melhorias para garantir o mais pronto restabelecimento pleno do SICCAU.

 

Uma das correções que faltam é o retorno da disponibilização do RRT Retificador. Outra é acabar com as intermitências na geração de boletos.

 

O CAU/BR mais uma vez pede desculpas pelo ocorrido.             

 

Com as mudanças normalizadas, os profissionais poderão usufruir dos benefícios trazidos pela Resolução No. 184/2019, como possibilidade de agrupamento de atividades, menor custo de registro e isenções de multas.

 

Novos boletins informativos serão editados até segunda-feira para dar conta dos avanços alcançados.

 

Brasília, 11 de setembro de 2020

                                                                                        

31 respostas

  1. PROBLEMAS COM NOVO SISTEMA DO CAU – EMISSÃO DE RRT

    Prezados Srs.,

    Boa tarde.

    Estou tendo problemas desde a semana passada (dia 19/03) para emitir RRT. Estou tentando emitir uma RRT e o sistema está travando na página de cadastro do cliente, não avança para a próxima página para continuar o processo.

    Já entrei em contato com o CAU local daqui de Salvador, mas eles não conseguem resolver, eles só entraram em contato com o CAU BR, que solicitou que eu fizesse a limpeza do cache e cookies e tentasse em outro navegador. Eu fiz todos os procedimentos e testei em 3 navegadores diferentes, mas mesmo assim o erro persiste.

    Então o CAU BR solicitou os dados do cliente e eu passei e no dia seguinte eles informaram que era para eu tentar novamente.
    Eu entrei no sistema e quando solicitei para emitir a RRT já entrou na tela posterior ao travamento e eu consegui finalizar esta RRT.
    Mas quando tentei emitir uma outra RRT, agora de execução, para o mesmo cliente, o mesmo erro persistiu…Não sei o que foi feito, pois já caiu na tela posterior ao cadastro, foi alguma coisa que o CAU BR fez, mas que só resolveu para esta questão pontual desta RRT e não resolveu o problema…Acho que o CAU deveria ter dado uma satisfação do que foi feito e o que está ocorrendo….

    Já fiz inclusive o cadastro por fora da RRT pelo menu contratantes, e quando entro para preencher a RRT coloco o CPF, ele puxa os dados do cliente, preenhe, mas mesmo assim não avança para próxima tela mesmo com todos os dados preenchidos.

    O problema está no sistema novo que o CAU implantou O anterior era muito melhor, mais estável e mais rápido e não dava problemas, inclusive tiraram neste novo sistema a possibilidade de copiar os mesmos dados de uma RRT passada em uma nova RRT, o que facilitava muito….

    Vi na internet que vários profissionais estão tendo problemas com este novo sistema há meses e até agora o CAU não corrigiu.
    Seguem em anexo a gravação da Tela e o print da tela.

    Segue o link do video:

    CAU/BR – Watch Video

    print tela.PNG

    Aguardo retorno urgente, pois o cliente está aguardando este documento para dar entrada no Alvará de Construção e está dependendo disto…

    Sds,

    Atenciosamente,

    Fabio Chastinet

    1. Fabio, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  2. Impossível, tem 2 horas que estou tentando registrar uma RRT e o sistema não funciona. Vergonha

    1. Mônica, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 19h (horário de Brasília). Confira nossos contatos:
      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento
      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  3. Esse sistema novo que foi feito é ridículo, impossível de usar!

  4. Já faz um mês que não consigo emitir RRT. Até consigo preencher, mas não gera boleto e não consegue pesquisar pelas RRTs preenchidas. Já passou da hora de trocar esses amadores da programação. Estamos pagando muito caro para manter esse serviço. Até quando irão aparecer apenas com desculpas? Até o final das eleições?

  5. Bom dia senhores
    Mesmo com consultas ao CAU/PE ainda não consigo passar da etapa do preenchimento dos dados do contratante. Clico em “Avançar” e encerra-se por aí minha tentativa. Anulo então o RRT buscado, reinicio o processo e continuo no mesmo impasse. Gostaria de receber orientações que me tire deste impasse.
    Fico agradecido e desejo sucesso a todos do CAU/BR

    Atenciosamente, Paulo Rocha

  6. Quero saber quando poderei tirar uma RT,pois tenho tentado ha dias e não consigo. Sinceramnente nunca vi tanta incompetência. Prefiria mil vezes quando era o CREA. Não vi vantagem alguma nesta mudança. Não sei nem a quem recorrer quando temos problemas com a nossa classe, além de pagarmos muito mais caro que o Crea. Nem satisfação nos dão, estou no 0800 tentando falar ha mais de meia hora e estou desistindo. Péssimo o atendimento de vocês além de não termos vantagem alguma ficamos largados às traças. Quando eu era do CREA pelo menos tínhamos a Mútua e agora NADA… Só exploração e irresponsabilidade, meus clientes não podem dar entrada nos projetos, tive que pedir para um colega engenheiro assinar um projeto para mim caso contrário meu cliente perderia o financiamento da caixa. Até quando vamos ficar nisto???? É vergonhoso..

  7. Tudo bem… estava em manutenção… Mas quando a rrt que eu emiti e paguei vai ser liberada? Tem previsão pra isso? Pois já faz mais de uma semana…

  8. Bom dia, Senhores!
    Por favor! Retornem ao sistema antigo! Não poderemos sustentar essa situação por mais tempo!

  9. Boa tarde!
    Será possível gerar boleto de RRT (já gerada) sobre execução de serviço?
    Desde a data do preenchimento, não foi possível gerar o boleto (pelo modelo anterior, não era possível).
    Sobre o prazo para retorno do sistema, acredito que toda melhoria é bem vinda. No entanto, estamos começando a ser chamados a responder civilmente (arcar com os custos) em caso de clientes que precisam regularizar situações perante órgãos públicos e não estão tendo os prazos cumpridos pela ausência dos RRTs.

  10. Boa tarde! Qual a dificuldade em manter o sistema antigo ativo enquanto o sistema novo continua sendo testado e corrigido? Situação constrangedora, em pleno 2020, ter que informar ao cliente que “o sistema está fora do ar…”

  11. Ridículo, inaceitável !!! Com a tecnologia que temos hoje em dia, ficarmos refém de um sistema que não funciona.

  12. Inacreditável uma situação dessas. Um problema de TI com duração de duas semanas amanhã! E nosso prejuízo, quem vai arcar com isso? O maior angústia profissional que sinto é de ter sido “obrigado” a me desligar do CREA! Esta é a segunda vez em menos de três meses … sistema ineficiente, salvo o quesito “anuidade”, o qual nunca falha a cobrança e seus trâmites! Uma classe profissional inteira impedida de trabalhar por conta da ineficiência dos “dirigentes e representantes” da profissão! Será que vai ocorrer um “desconto” na anuidade do ano que vem por pelo prejuízo que os profissionais sofreram? Que vergonha … como pode uma situação dessas perdurar tanto tempo assim? Descaso! Os profissionais deveriam ter a liberdade de se filiar ao conselho que lhes fosse de interesse, e acredito que a gritante maioria voltaria para o CREA sem pestanejar! Deveríamos nos unir colegas, a favor do desligamento voluntário e retorno ao antigo e eficiente conselho!

  13. Um absurdo isso com os profissionais da área, teve a quarentena toda pra implementar novo sistema, vieram fazer logo após o término da quarentena, fazer ajustes na hora da atividade, isso é o cúmulo do absurdo do desrespeito, estou com uma notificação do CREA e sem poder fazer nada, logo esse órgão que fica pegando no calço dos arquitetos com prazos e multas, faltou foi organização e planejamento para um órgão que tanto zela por esese procedimentos, sem justificativa alguma, pode ser pq seja ano de eleições…

  14. BOM DIA
    Estou tentando emitir algumas RRTs deste o dia 08/09 e até agora não conseguir entrar no Sistema, alias eu até conseguir fazer uma RRT, mas na hora de cadastra-la o Sistema gerou uma RRT Retificadora invés de uma nova RRT que não tinha nada haver com a que estava fazendo. Estou aguardando uma posição do CAU. Tudo bem pela as mudanças, mas tem um ditado “O Time que está vencendo não se mexe”, como se diz o ditado o Sistema Antigo funcionava perfeitamente, porque da mudança?
    Aguardamos resposta

  15. O SISTEMA SICCAU NÃO ESTÁ FUNCIONANDO AINDA, PRECISO RETIFICAR RRT E NÃO HÁ OPÇÃO, QUANDO PEDI PARA REUTILIZAR RRT, SALVEI E AVANÇA, PORÉM TODA VEZ QUE EU COMEÇO UMA NOVA RRT VEM QUELA QUE FOI SALVA PARA REUTILIZAR, TÁ COMPLICADO PARA NÓS PROFISSIONAIS.
    PELO MENOS ME ORIENTEM COMO TIRAR A RRT SALVA AO REUTILIZAR?

  16. Simplificar é tudo, esse sistema novo meu deus do ceu! RRTS AGORA COM MAIS FOLHAS, CLIQUES DE PALETAS DESNECESSARIOS,DEVERIAM VOLTAR O SISTEMA ANTIGO QUE FUNCIONAVA,TENHO QUE FICAR ENTTRANDO EM VARIAS JANELAS E CLIQUES, DECORar o numero da rrt e etc…NAO ACHO NECESSARIO ESSA MUDANÇA TODA E A RRT COM IMPRESSAO SEM PAGAMENTO DO BOLETO 3 FOLHAS, MINHA NOSSA SENHORA DEVERIAM SER MAIS SUCINTOS EM RELAÇÃO AO DADOS… JA QUE VC PODE EMITIR DECLARAÇÃO DE ETICA E ETC… NAO APROVO ..GOSTARIA DE MUDANÇA MAS DESSE JEITO REALMENTE NAO DÁ…UM SACO CLICA NUMA PALETA, DEPOIS OUTRA, OUTRA VEZ..ANTES VC USAVA O SISTEM MAIS RAPIDO E JA VINHA A VERACIDADE DA RRT E AUTENTICIDADE..TB DESABAFEI NÃO PRECISA DESSE NOVO MODELO…E AS APTAS AS BAIXAS, TANTO DE JANELA QUE ENTRA, E QDO VC QUER PESQUISAR OU EMITIR VC NAO NUMA JANELA SO JA FAZIA PESQUISA ..AFFF.TEM VOLTAR E MUDAR SO QUE SEJA NECESSARIO, PARA O QUE JA EXISTIA…NAO DESSE JEITO.

  17. Gostaria de saber onde vai parar tanto dinheiro que gastamos pagando anuidades absurdas e RRTs mais caras ainda. Não vejo o CAU fazendo 1 campanha de divulgação do nosso trabalho, fiscalizando atuações clandestinas de pessoas que são apenas designers de interiores e outras aberrações na internet. Lamentável. O CAU é um grande sindicato, que somos obrigados a pagar para não termos nada de retorno, NADA!

    1. Leandra, o CAU/BR e os CAU/UF existem desde 2011, tendo criado o SICCAU, Tabela de Honorários, Código de Ética, Resolução sobre Direitos Autorais, Resolução sobre Atividades Privativas de Arquitetos e Urbanistas, Site Ache um Arquiteto, desenvolveu campanhas nacionais de valorização profissional e têm lutado no Congresso Nacional pelo planejamento correto de nossas cidades, entre outras ações. O CAU/BR promove ainda diversas ações objetivando a valorização da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil, por meio de campanhas publicitárias, diálogo institucional com o Governo Federal e Congresso Nacional, eventos nacionais e agora também ações de apoio à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social.

      Os CAU/UF destinam 2% de seus orçamentos para apoiar projetos de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social em todo o Brasil. Como esse financiamento, arquitetos e urbanistas têm resgatado um direito fundamental do cidadão. Assim como saúde e educação, trata-se da qualidade de vida da população, garantida pela Lei 11.888/2008. Saiba mais em https://caubr.gov.br/athis

      Informamos ainda que o CAU/BR possui uma intensa atuação junto ao Congresso Nacional, com acompanhamento diário dos projetos de lei em tramitação e diálogo permanente com deputados e senadores. Todos os anos, o CAU/BR realiza um Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo em Brasília, com a participação de arquitetos e parlamentares. Veja em https://caubr.gov.br/seminariolegislativo

      Além disso, o CAU/BR tem promovido diversas campanhas nacionais e de grande alcance pela valorização profissional. Em dezembro de 2019, a campanha do Dia do Arquiteto foi vista por mais de 90 milhões de pessoas. A campanha do Dia do Arquiteto é realizada todos os anos desde 2013, sempre em TV aberta, rádio, jornais, internet e mobiliário urbano. Saiba mais em https://caubr.gov.br/todos

      O programa Arquitetura para a Vida, produzido pelo CAU/BR, está sendo transmitido três vezes por semana, em rede nacional nas rádios CBN e BandNews. Veja em https://caubr.gov.br/vida/

      Essas ações de valorização da profissão tem ajudado o crescimento do mercado de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Em 2018, os profissionais registrados no CAU realizaram 5,4% mais atividades que no ano anterior. Os estados que mais contribuíram para o crescimento do mercado foram São Paulo – 9% mais atividades – e Santa Catarina – 7% mais atividades.

      Destaque-se o crescimento cada vez maior das atividades ligadas à Execução de Obras: houve um crescimento de 6,3% em 2018 – o que representa 30.000 execuções de obras a mais que no ano anterior. Em 2017, esse tipo de atividade também cresceu mais que 6% – o dobro da média nacional naquele ano.

      Confira essas e muitas outras informações no Anuário de Arquitetura e Urbanismo 2019.

      https://caubr.gov.br/anuario2019/

      Os CAU/UF realizam ainda ações de fiscalização, de apoio às prefeituras e orientação dos profissionais recém-formados. Existem ainda uma série de benefícios, como planos de saúde, desconto em softwares BIM e financiamento de projetos. Você pode conferir todos em https://caubr.gov.br/indice-beneficios/

      Lembramos que o CAU é de todos os arquitetos e urbanistas. Caso tenha alguma dúvida, por favor entre em contato com a nossa Central de Atendimento:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento
      Telefones: 0800-883-0113 e 4007-2613

  18. Não tem que ser moderado coisa nenhuma, já devia estar publicado no ato, ou nem direito a expor minha opinião/posição como a da maioria dos profissionais temos este direito, afora os que ficam vendo a caravana passar e ficam quietos!!!!

  19. Tomara não esteja com Covid, porque alterações sistemicas de informação e de programas, só geram e continuarão gerando atropelos/despesas,deixando a nós profissionais,como para choque de FNM morro a baixo porque precisam de dar continuidade aos trabalhos e como os parachoques de caminhão levam tudo pela cara, de clientes a outros orgãos publicos. Não bastasse a queda nos trabalhos, pela quarentena; agora travadas técnicas em um programa trocando um que estava em um otimo funcionamento.

  20. Realmente tem prejudicado a entrada de projetos junto às prefeituras. Tenho RRTs extemporâneas classificadas com Aptas Para Dar Baixa e ao mesmo tempo pendentes por falta de pagamentos e declarações.Enquanto isto não consigo documentos e dar entrada em projetos, que têm prazos.

  21. ” Bom dia, a instabilidade do CAUSP, tem me ocasionado enorme prejuizo, a impossibilidade de preenchimento de RRTs,atrazou compromissos assumidos, há procedimentos jurídicos os quais por não apresentação documental tem audiencias suspensas com perda de prazos de atendimento. Espero que resolvam o mais urgente as falhas, as quais outros segmentos da sociedade legal não reconhecem as alegações colocadas como justificativas. “Obrigado

  22. Não acredito que nos últimos dias algum profissional tenha obtido êxito na emissão de RRT, pois desde sexta feira estou tentando a todo momento emitir um RRT e o sistema não avança no preenchimento.
    Acho Absurdo, na atualidade ter problemas dessa natureza e não conseguir resolver em 24 horas, isso é só no CAU.
    Gostaria que independente de qualquer problema de gestão no sistema, que o sistema venha normalizar de pronto a fim de evitar dissabores com os contratantes que dependem da emissão de RRT para atuação dos profissionais vinculados a CAU.

  23. Bom dia!

    Até o presente momento não consegui emitir as RRTs, e nem retificar, continuo tendo problemas .

  24. As assinaturas do cliente e do proffissional não são mais obrigatórias? Não vi campo disponível pra tal.

  25. o Sistema siccau, não está funcionando, preciso retificar uma rrt e não tem a opção, e mais pedi para reutilizar uma rrt, e dei o comando salva e avança, agora toda vez que eu for começar uma nova rrt, vem aquela salva, tá dificil.

  26. Eu não sei o que foi arrumado, mas continua impossível emitir RRT. Nenhuma modalidade. EStou prestes a perder dois trabalhos por conta disso. É muita irresponsabilidade do CAU. Se está com problema, volte com o sistema antigo, amadureça o novo sistema. O que não pode somos nós, que fazemos o CAU, ficarmos de mãos atadas junto aos nossos clientes, por incompetência do CAU.

  27. bom dia…
    agradeço pela atenção de vcs em nos comunicar a veracidade dos fatos que ocorrido com o SICCAU, mas vejo uma negligência em largar para nosso uso um sistema sem ter sido testado préviamente, mas não tem como se recuperar o leite derramado no fogão…
    outra cousa é sermos bi tributados, pois, além de pagarmos anuidade, temos q recolher o valor do RRT, quando este deveria ser gratuíto; os médicos, não pagam o conselho deles para emitir uma recita aos seus pacientes.
    agradeço por vcs abrirem este canal de comunicação conosco…
    mas lembrem se que quem faz o CAU, somos nós Arquitetos e Urbanista, não pessoas q estão em Brasília, em um cabide de empregos e sem dar a mínima atenção para nós, que pagamos os régios salários de pessoas que não estão nem aí para a nossa classe…
    me desculpem pelo meu desabafo, mas é assim que eu penso, sobre tudo que está acontecendo no nosso conselho.

  28. Sim !! tudo bem , mas chega com atraso este esclarecimento… só isto !!

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo