CAU/UF

Tecnologia BIM: Participe de pesquisa sobre experiências realizadas no Brasil

Pesquisa online do CAU/BR quer saber como a tecnologia BIM tem sido utilizada por arquitetos e urbanistas e empresas do setor no Brasil. O levantamento, elaborado pelos organizadores do evento, pretende captar as experiências e os resultados obtidos com a utilização do BIM na elaboração de projetos de Arquitetura e Urbanismo. As conclusões da pesquisa serão usadas para abastecer os debates do Seminário Internacional ‘BIM na Prática’, que vai reunir em outubro arquitetos e urbanistas de diversos países para troca de experiências e informações.

 

Clique aqui para responder à Pesquisa BIM

 

O Seminário Internacional ‘BIM na Prática’ está alinhado aos ‘BIM days’, série de seminários regionais promovidos pela Câmara Brasileira de BIM (CBIM). O evento acontecerá em Brasília nos dias 29 e 30 de outubro, e será realizado pelo CAU/BR, CAU/DF e CBIM. Participarão arquitetos e urbanistas, engenheiros, futuros profissionais, gestores, diretores e gerentes de escritórios e empresas de projeto e construção. Os objetivos do evento são:

 

1. Estimular o BIM nas ações promovidas e nas práticas difundidas no âmbito da cadeia da construção civil;

2. Aprimorar a prática e os serviços prestados pelos profissionais brasileiros;

3. Capacitá-los frente aos padrões internacionais de desenvolvimento e gestão de projeto, visando o posicionamento competitivo da cadeia produtiva da construção brasileira no mercado global.

 

 

No evento serão abordadas questões relativas às potencialidades do BIM no dia a dia do escritório, entraves encontrados para o uso pleno dos processos BIM, otimização do processo de trabalho e gestão do projeto, necessidade de atualização profissional no âmbito dos processos BIM, softwares mais adequados para cada área de atuação, habilidades e competências para trabalhar de forma colaborativa e multidisciplinar, e impactos do Decreto Presidencial nº 9.377/2018 e da mudança da Lei 8666/1993.

 

Aguarde mais informações em breve!

17 respostas

  1. Bom dia,
    gostaria de ter acesso ao resultado da pesquisa, onde posso encontrar?
    Obrigada, Carolina.

  2. O resultado dessa pesquisa já foi divulgado? Em caso negativo, tem previsão de publicação? Tenho interesse no conteúdo da mesma.

  3. Como já observado pelo Sérgio, na pergunta 22 deveria ter uma possibilidade de nenhuma resposta anterior.

  4. Achei bem pertinente a realização do Seminário para difundir mais o conceito e práticas sobre o BIM para os arquitetos e urbanistas, precisamos estar atentos as mudanças de tecnologia como ferramenta de trabalho. Poderia ser um evento itinerante realizado pelos Conselhos Regionais, pois, embora, já existem cursos de MBA na área, como o Master BIM: Ferramentas de Gestão e Projeto ofertado pelo IPOG aqui em Porto Velho, ainda é desconhecido por muitos profissionais tanto do setor público quanto do privado.

  5. Há perguntas que não se aplicam, mas não existe essa opção a ser marcada e se deixar em branco o formulário não pode ser enviado.

    1. Breno, agradecemos a atenção e informamos que os problemas já foram corrigidos. Agradecemos a sugestão e pedimos que por favor acesse novamente o questionário e nos ajude a traçar o cenário do uso de BIM no Brasil.

  6. Onde será o seminário? Em Brasília?
    Moro em SP.

  7. Para ter sucesso no Brasil, a implantação do BIM , precisa ter softwares com um preço mais acessível, para que se evite pirataria e se tenha eficiência no resultado.
    Ainda sai mais barato o método antigo de compatibilização para os pequenos e médios escritórios de arquitetura que não podem incorporar o investimento no seu escopo de trabalho, sendo muito lento o retorno ao investido, tornando inviável sua utilização para muitos de nós.

    Com relação ao questionário, a pergunta 22 não tem a opção Não atuo no exterior, e obriga a responder, portanto induzindo ao erro estatístico

    1. Helena, informamos que o CAU/BR oferece descontos de até 40% na compra do ARCHICAD 22 Solo + Curso Certificado. Confira em https://transparencia.caubr.gov.br/parcerias/

      Quanto ao questionário, informamos que já corrigimos os problemas e agradecemos a sugestão. Pedimos que por favor acesse novamente o questionário e nos ajude a traçar o cenário do uso de BIM no Brasil.

  8. Podia ser liberado como conteúdo on line, também.

  9. A pesquisa tem um erro grave, trata compatibilização como “disciplina” quando ela é uma atividade inerente ao projeto… revela um conhecimento equivocado do BIM.
    Nas disciplinas integradas não consta projetos hidro-sanitários, talvez a mais importante. Na pergunta 22 deveria ter uma possibilidade de nenhuma resposta anterior.
    Enfim é uma pesquisa falha na essência!

    1. Sergio, agradecemos a atenção e informamos que os erros apontados já foram corrigidos. Pedimos que por favor acesse novamente o questionário e nos ajude a oferecer serviços cada vez emlhores aos arquitetos e urbanistas do Brasil.

  10. O CAU deveria promover é um curso de Bim para arquitetos. Não há muitas opções de cursos que aborde a plataforma como um todo e sua implantação nos escritórios e empresas.

    1. Rosely, tem um MBA, que estou achando muito bom, em BH dado pelo Inbec que aborda a implantação do BIM.

    2. Rosely, um dos objetivos do Seminário é justamente possibilitar a oferta de cursos como esse. Fique atenta às novidades!

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: estudante da UnB recebe menção em concurso com projeto inspirado em construções indígenas brasileiras

Clipping

Arquitetura Indígena: “As casas são iguais e têm um sentido muito comunitário”, diz José Portocarrero

Clipping

Arquitetura Indígena: Conheça alguns projetos inspirados em técnicas dos povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Diferenças arquitetônicas entre os povos originários

Pular para o conteúdo