RECENTES

Trabalho de arquiteta nascida em Paraísópolis, em São Paulo, ganha destaque na mídia

Nascida do Jardim Colombo, que fica dentro do complexo de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, a arquiteta e ativista urbana Ester Carro vem tendo crescente destaque na midia nacional. Presidente desde 2018 da União Educacional e Esportiva do Jardim Colombo, ela está à frente do Fazendinhando, movimento de transformação física, cultural e social.
Neste domingo, Ester participou do “Domingão com Huck” da TV Globo, cuja audiência, em determinados momentos,  superou a soma dos demais canais abertos.  No mês de julho, ela foi entrevistada pelo jornalista Raul Juste Lores no podcast “São Paulo nas Alturas”. Em agosto, ela deu palestra no Secovi, maior sindicato do setor imobiliário da América Latina.
Ester contou a Luciano Huck que cresceu vendo os moradores do Jardim Colombo, próximo à região do Morumbi, sem a mesma infraestrutura e oportunidades que tem o outro lado. “Eu não queria que as coisas continuassem assim e foi na arquitetura que eu encontrei solução, que eu encontrei sentido”.
O programa destacou  um dos trabalhos do Fazendinhando : a transformação de um antigo lixão em parque multicultural. Ester estava fazendo uma “vaquinha” para visitar a Colômbia,  com o objetivo de conhecer as transformações promovidas pelo “urbanismo social”  em favelas de Medellín. O apresentador, filho de urbanista, Marta Grostein Huck, completou a arrecadação e o programa de ontem mostrou a visita de ambos à cidade.
Em menos de quatro anos, a ONG Fazendinhando (@fazendinhando) também formou mulheres nas áreas de gastronomia e construção civil,  costureiras (que fazem máscaras durante a pandemia) e para a , desenvolveu atividades culturais e educaivas, ajudou 13 comunidades no Estado de São Paulo no combate à pandemia com doações de alimentos e produtos de higiene, reformou mais de 40 ambientes precários e revitalizou várias vielas e escadarias.
Luciano Huck possibilitou ainda à arquiteta trabalhar no projeto de uma nova cozinha para “Vó Tutu”, como é conhecida a enfermeira aposentada Maria Paulina Avelino,  moradora da Vila Brasilândia, que desde o início da pandemia faz e distribui gratuitamente para a comunidade, diariamente,  mais de mil pães, utilizando produtos  doados por pessoas que admiram seu trabalho.
Erik Luan, Kamilla Bianca e Ester Carro, integrantes da ONG Fazendinhando
Ester (@ster.carro) se interessou por construção civil com o pai, pedreiro e líder comunitário, e ganhava revistas de arquitetura que a avó, empregada doméstica, trazia das casas das patroas.  Pós-graduanda em Habitação e Cidade (Escola da Cidade, 2020) e Urbanismo Social (Insper, 2020), ela gradou-se em Arquitetura e Urbanismo pela FIAM FAAM Centro Universitário (2017).  Registrada no CAU com o número nº A149268-3, atualmente ela é ´professora no Programa de Pós Graduação em Urbanismo Social, integrante do Núcleo de Mulheres e Território do Laboratório de Cidades (Arq. Futuro e Insper) e fellowship na Avenues School.

 

 

MAIS SOBRE: RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

RECENTES

Terceira edição da Revista Urbanidade apresenta desafios e soluções

RECENTES

CAU/SP recebe doação de acervo do arquiteto Miguel Alves Pereira

RECENTES

Edital de consulta pública de solução BIM para automação de projetos de edificações em Minas Gerais

RECENTES

Cadastrados no CAU terão descontos na inscrição da sexta edição do Seminário Internacional A ERA BIM, evento que acontecerá em São Paulo

Pular para o conteúdo