ARQUITETOS EM DESTAQUE

Trabalho de arquitetos brasileiros é homenageado na Bienal de Buenos Aires

Bienal Internacional de Arquitectura de Buenos Aires, realizada entre os dia 15 ao dia 26 de outubro. A vida e obra do arquiteto foi exaltada em painéis expostos na mostra. Projetos de arquitetos brasileiros fora do eixo Rio-São Paulo e de jovens profissionais da área também foi exaltado na Bienal, na exposição “Brasil: Outras Arquiteturas”.

 

Dos feitos de Demetre escolhidos para ilustrar os painéis que foram apresentados na Bienal, a teoria do “valor imobiliário mais negativo em zonas centrais decadentes” foi a principal. A teoria afirma que as áreas centrais pouco preservadas das cidades, o valor imobiliário está reduzido pela falta de demanda, apesar de serem regiões acessíveis e com boa infraestrutura urbana.

 

Os painéis foram ilustrados com imagens da Morada da Saúde, no Rio de Janeiro, e o Conjunto Habitacional São Francisco, em São Paulo, dois importantes projetos de Demetre.

 

Outra participação brasileira na Bienal de Buenos Aires foi a mostra “Brasil: Outras Arquiteturas”. A exposição apresentou projetos e trabalhos de arquitetos fora do tradicional eixo Rio-São Paulo, destacando as tendências regionais da arquitetura brasileira, normalmente pouco exibidas em mostras internacionais. Também foi destacado o trabalho de jovens profissionais que estão se revelando na arquitetura brasileira.

 

 

A relação dos profissionais e escritórios que participaram da mostra “Brasil: Outras Arquiteturas” compreende: Aleph Zero/Rosenbaum, vindos de Curitiba e São Paulo; Ricardo Monti/MOS, de Florianópolis; Meia Dois Nove, de Belém; Repsold Arquitetos, de Vitória; M2p Arquitetura e Engenharia, de Belém; O Norte­Oficina de Criação, de Recife; Traço Planejamento e Arquitetura, de Maceió; José Afonso Porto Carrero, de Cuiabá (MT); Rede Arquitetos, de Fortaleza; Marco Antonio Borsoi, de Recife; Gil Carlos de Camilo, de Campo Grande.

 

Esses trabalhos serão exibidos posteriormente em Florianópolis no IV Destaque das Bienais de Arquitetura, da qual são curadores Vicente Wissenbach e o arquiteto André Schmitt, que faleceu neste ano e também recebeu uma breve homenagem nos painéis.

 

Desde 1985, a cidade de Buenos Aires tem sido anfitriã desta que é considerada uma das mais importantes celebrações da cultural arquitetônica internacional, sendo pioneira entre as Bienais da América Latina e reconhecida dentro da trilogia mais relevante, junto com a de Veneza e de São Paulo.

 

 

A edição de 2019 da Bienal Internacional de Arquitectura de Buenos Aires, que ocorre a cada dois anos, contou com a participação de 15 países, a organização de 25 exposições temáticas, além de receber mais de 50 oradores e 30 mil visitantes.

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo