CAU/UF

Transformação social das cidades deve ser prioridade para todos os municípios

As diretrizes da Nova Agenda Urbana da ONU – que estabelece princípios para a melhoria das cidades até 2020 – devem fazer parte do dia a dia dos prefeitos e gestores públicos, buscando condições para elevar a qualidade de vida dos cidadãos. Este foi o consenso dos pronunciamentos de representantes dos governos Federal, Estadual, Municipais e entidades civis, na abertura do Fórum Internacional HOJE Implementando Cidades Sustentáveis, na manhã desta terça-feira (25.7), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE), realizado em conjunto com o 4º Congresso Pernambucano de Municípios.

 

Presidente Roberto Montezuma destacou parceria pioneira com os municípios / Fotos: Raul Kawamura

 

Com um público de quase 2 mil pessoas, a solenidade contou com a presença do ministro das Cidades, Bruno Araújo, do governador do Estado, Paulo Câmara; dos prefeitos do Recife e de Olinda, Geraldo Júlio e Professor Lupércio, respectivamente, além de líderes dos 185 municípios pernambucanos. Ainda na abertura, o representante da ONU-Habitat para a América Latina e Caribe, Alain Grimard, e o arquiteto colombiano Gustavo Restrepo, um dos responsáveis pelo projeto de transformação de Medellín.

 

“Este é um momento histórico em que CAU/PE firma uma parceria pioneira com as prefeituras para, de forma integradora, fazermos a transformação das cidades que precisamos”, afirmou o presidente do Conselho estadual, Roberto Montezuma.

 

Governador Paulo Câmara visitou estande do CAU/PE

 

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, ressaltou a oportunidade única dos prefeitos aprofundarem seus conhecimentos em torno de questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável, como preconiza a ONU. “Precisamos de um país forte para o futuro e a hora é essa”, completou o ministro Bruno Araújo. Para o governador Paulo Câmara, a união de todos para o fortalecimento das cidades é um desafio que, com certeza, renderá bons frutos para toda a sociedade.

 

Durante o evento, foram assinados termos de cooperação técnica entre a ONU-Habitat com o CAU/BR e com a Amupe para difusão da Nova Agenda Urbana. A cerimônia contou, ainda, com momentos culturais, como apresentação de Maestro Spok.

 

Fonte: CAU/PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Iniciadas Convocações para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

Sustentabilidade

CAU/BR celebra Dia Mundial da Água e divulga projeto com recursos hídricos em espaços públicos

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

Pular para o conteúdo