CAU/UF

Transitoriedade e Fluxos é tema de debate preparatório da UIA2020Rio

Quinze cursos de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro se uniram para promover debates preparatórios para o Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos UIA2020Rio. O primeiro abordou o tema Diversidade e Mistura. O segundo, Fragilidades e Desigualdades. O terceiro debate será sobre Transitoriedades e Fluxos e acontece no dia 23 de maio, às 17h30, no IAB-RJ (Rua do Pinheiro, 10, Flamengo).

 

 

A terceira mesa-redonda deste ciclo contará com a presença de Andréa Borde, da FAU/UFRJ, Natalia Cidade, da FioCruz e Fabro Steibel, do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS-Rio).

 

 

Transitoriedades e Fluxos é um dos eixos temáticos do Congresso da UIA, que também inclui Mudanças e Emergências; Fragilidades e Desigualdades; e Diversidade e Mistura. Cada eixo será discutido em dois eventos ao longo deste ano.  O 27º Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos será realizado no Rio de Janeiro no próximo ano, com o tema ‘Todos os Mundos. Um só Mundo. Arquitetura 21’.

 

 

 

Participam da organização do ciclo de debates, os cursos de arquitetura e urbanismo das universidades: IFF, UFRJ, UFRRJ, UFF, UERJ, Gama e Souza, IBMR, PUC-Rio, Silva e Souza, UGB, Unesa, Unigranrio, Unilasalle, Unisuam e UVA, com apoio da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (Abea), do CAU/RJ e do IAB-RJ.

 

 

Para a arquiteta Fabiana Izaga, do Comitê Organizador UIA2020Rio, é muito importante a reunião das escolas de arquitetura e urbanismo no Rio de Janeiro para debater os temas do Congresso. “Este evento preparatório certamente demarca o arranque de todo um movimento de discussão, com vistas a 2020, sobre a formação do arquiteto urbanista para atender às novas demandas da sociedade por arquitetura e por cidade.”

 

 

“A academia não poderia ficar de fora da discussão ativa sobre esses grandes desafios urbanos, que serão tão decisivos para o sucesso das nossas cidades de amanhã. O Brasil não foi escolhido apenas pela presença marcante de nossa arquitetura, tão rica e diversa, mas também porque sintetizamos muitos desses desafios como nenhum outro país no planeta”, afirmou o diretor da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo, Igor de Vetyemy.

 

Confira quando serão os próximos eventos:

 

EIXO 1 – Diversidade e Mistura: agosto de 2019

EIXO 2 – Mudanças e Emergências: 06 de junho e setembro de 2019

EIXO 3 – Fragilidades e Desigualdades: 09 de maio e outubro de 2019

EIXO 4 – Transitoriedades e Fluxos: novembro de 2019

 

 

Fonte: CAU/RJ

MAIS SOBRE: CAU/UF EVENTOS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

Pular para o conteúdo