CATEGORIA

Três Prêmio Pritzker assinam manifesto internacional contra venda do Palácio Capanema

Já chegam a 1500 as adesões de arquitetos premiados, intelectuais, críticos, dirigentes e curadores de instituições culturais de todo mundo a abaixo-assinado “Patrimônio sob cerco no Brasil” dos DOCOMOMO Internacional e do Brasil contra a privatização do Palácio Gustavo Capanema, edifício ícone da Arquitetura Moderna brasileira, como pretende o Ministério da Economia. DOCOMOMO é a sigla, em inglês, do Comitê Internacional de Documentação e Conservação de Edifícios, Sítios e Bairros do Movimento Moderno.

 

Os Pritzker Alejandro Araveja, chilena, e Alvaro Siza e Eduardo Souto de Moura, portugueses, aparecem no documento ao lado de nomes de outros consagrados arquitetos como o finlandês Juhani Uolevi Pallasmaa e o paraguaio Solano Benitez.

 

O edifício teve jardins projetados por Burle Marx e esculturas de diversos artistas como Bruno Giorgi

 

“Privatizar o Palácio Capanema reformado e sua praça mostraria uma constrangedora falta de educação e cultura, um falso senso de economia e uma assustadora imprevidência configurando um crime contra o patrimônio nacional e mundial”, diz o a abaixo-assinado encabeçado por Ana Tostões, presidente do DOCOMOMO Internationnal, e Renato da Gama-Rosa Costa, do DOCOMOMO Brasil.

 

CLIQUE AQUI para acessar e participar do abaixo-assinado (em inglês)

 

 CLIQUE AQUI para acessar a versão em português do documento

 

CLIQUE AQUI para baixar a versão atualizada (30/08) do abaixo-assinado

 

Entre tantos outros, também assinam o manifesto  Antoine Picon, da Fondation Le Corbusier; Martino Stierly do MoMA Nova York; Maristella Casciato do Getty Research Institute e Patricia Morton, vice-presidente da Society of Architectural Historians (SAH).

 

Há ainda intelectuais e críticos como William J. R. Curtis, estudioso da arquitetura moderna mundial; Kenneth Frampton, da Columbia University; Josep Maria Montaner, da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona, autor de dezenas de livros; Jorge Francisco Liernur, curador convidado do MoMA de Nova York. E dezenas de nomes nacionais, entre os quais Maria Elisa Costa, filha de Lucio Costa;  Ana Lúcia Niemeyer, neta de Oscar Niemeyer; João Cândido Portinari, filho de Cândido Portinari; Lúcia Capanema, sobrinha-neta de Gustavo Capanema,  professora da UFF; Clara Andrade Alvim, professora aposentada na UnB e a arquiteta Maria Estela Jubitschek, filha de JK. 

 

Azulejaria de Cândido Portinari

 

Veja mais: Plantão Palácio Capanema: siga as últimas notícias sobre o risco de venda do edifício

 

 

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

CATEGORIA

Seminário de Urbanismo debate Planos Diretores para novos tempos

CATEGORIA

Políticas urbanas e ambientais nas cidades brasileiras em pauta na Trienal

CATEGORIA

Seminário da AsBEA debate recuperação de imóveis subutilizados

Pular para o conteúdo