ARQUITETOS EM DESTAQUE

Tributo a Paulo Mendes da Rocha no Paraguai será transmitido on-line dia 25 (11h)

Grandes mestres da atual arquitetura paraguaia e brasileira debaterão a obra e o legado do arquiteto  Paulo Mendes da Rocha no dia 25 de outubro, às 11h, em mesa redonda on-line promovida pela Embaixada do Brasil em Assunção. A transmissão do “Tributo  a  Mendes da Rocha” será feita por meio dos canais do YouTube Teatro Tom Jobim  da Embaixada (em espanhol) e Centro de Estudios Brasileños (em português). O evento conta com o apoio de divulgação do CAU Brasil, da APAR, do IAB e da ASBEA.
 
 
Nascido em 25 de outubro de 1928 em Vitória,  Paulo Mendes da Rocha faleceu em 23 de maio deste ano em São Paulo.  Segundo brasileiro a obter o Prêmio Pritzker, considerado o “Prêmio Nobel de Arquitetura”, Paulo Mendes da Rocha ganhou todos os demais grandes principais prêmios internacionais na área: o Leão de Ouro de Veneza, o Praemium Imperiale da Família Real Japonesa e a Medalha de Ouro da UIA (International Union of Architects), entre outras. 
 
 
 
 
 
 
A programação da homenagem consta com:
 
Palestrante: Solano Benítez
 
Um dos principais nomes da arquitetura paraguaia atual. Autor de obras inovadoras, como o Centro de Reabilitação Infantil Teletón, vencedor do primeiro prêmio na Bienal Pan-americana de Arquitetura de Quito. Vencedor do Leão de Ouro na Bienal de Veneza, do Swiss Architectural Award (SUI) e da AIA Honorary Fellowship (EUA). Ele é professor visitante em várias instituições estrangeiras nos Estados Unidos e na Europa.
 
Palestrante: Angelo Bucci
 
Um dos principais nomes da arquitetura brasileira atual. Professor da USP, também leciona como professor visitante na Harvard University, no MIT e em universidades europeias. Ainda jovem, venceu o concurso do pavilhão brasileiro na Expo 2019, em Sevilha. Finalista do Prêmio Mies Crown Hall Américas em 2016, ganhou recentemente o prêmio de Melhor Obra de Arquitetura pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e o prêmio Obra do Ano 2021, com o projeto do Hospital de Urgencias de São Bernardo fazer campo
 
Moderador: Embaixador Côrrea do Lago
 
Primeiro brasileiro a fazer parte do júri do Prêmio Pritzker. Foi curador do Pavilhão Brasil na Bienal de Veneza 2014 e é autor de várias obras de arquitetura, incluindo o livro traduzido para o japonês sobre a casa que Mendes da Rocha projetou para si no Butantá. Atualmente é Embaixador do Brasil na Índia e membro do júri dos concursos do IMS em São Paulo e da nova sede do IMPA no Rio de Janeiro.
 
Apresentador do Evento: Embaixador do Brasil no Paraguai Flávio S. Damico
 
Canal de transmissão em português:
 
 
Canal para áudio em espanhol (tradução simultânea):
 
 
Inscrições para obtenção do certificado de participação e notificações do evento:
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo