CIDADES

UFRJ promove Seminário Internacional “Urbanismo 25 anos: percursos e prospectivas”

O Seminário Internacional “Urbanismo 25 anos: percursos e prospectivas”, que acontece nos dias 19 e 20 de março na Casa Firjan, marca as comemorações de 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ). Entre os convidados, estão nomes como Mario Schjetnan (México), Martha Fajardo (Colômbia) e Monique Eleb (França). O encontro tem como objetivo discutir a teoria e a prática do urbanismo no mundo contemporâneo e ganhou o selo evento preparatório para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020Rio), que acontece em julho na cidade.

 

As discussões serão divididas em quatro mesas redondas, com os temas: Cidade e Projeto; Cidade e Tempo; Cidade e Contexto; e Cidade e Futuro. Os temas das mesas dialogam entre si e o objetivo é refletir sobre a cidade e o urbanismo a partir de diferentes pontos de vista, sejam eles projetuais, históricos, culturais, políticos, artísticos ou ecológicos. Com palestrantes de oito países, além do Brasil, cada um trará suas expertises e múltiplas visões de cidade para debater perspectivas de futuro.

 

Para a coordenadora do PROURB/FAU-UFRJ, Denise Pinheiro Machado, o seminário põe em evidência as contribuições do Programa para a cidade e a sociedade:

 

– Desde os anos 90, num momento em que se afirma a cultura do projeto urbano na cidade, o PROURB vem debatendo a cidade pioneiramente a partir do projeto, sob diferentes olhares. O Seminário pretende contribuir nas discussões conceituais e programáticas que vêm se desenvolvendo na área de Arquitetura e Urbanismo no país e no exterior. Reúne tanto palestrantes que contribuíram com o Programa de Pós-Graduação ao longo de sua trajetória como convidados que nos visitam pela primeira vez. Se espera que o Seminário impulsione o debate e avance na compreensão de temas e enfoques inovadores para a cidade contemporânea. – destaca Denise.

 

Mario Schjetnan, co-fundador do Grupo de Design Urbano (GDU), no México, é um dos maiores nomes do paisagismo na América Latina. Com um foco em ecologia e preservação da paisagem natural da cidade, ele defende a possibilidade de uma “ecologia metropolitana” e trabalha em projetos que buscam a integração entre arquitetura, urbanismo e natureza. Foi responsável por diversos projetos de recuperação e revitalização da natureza e espaços naturais na Cidade do México, como o Parque Bicentenário, um jardim botânico projetado para a subsistência de oito ecossistemas erguidos em uma antiga refinaria de aço.

 

A colombiana Martha Fajardo foi a primeira mulher a ser presidente da Federação Internacional de Arquitetos Paisagistas (IFLA), entre 2002 e 2006. É fundadora da Iniciativa Latino-Americana de Paisagismo (LALI, em espanhol) e diretora do Grupo Verde, empresa de design, planejamento e paisagismo urbano. Fajardo também trabalha com a preservação do meio ambiente em meio ao crescimento urbano desordenado.

 

Monique Eleb, da Escola Nacional de Arquitetura de Paris-Malaquais (ENSA), traz o ponto de vista da sociologia para a cidade e seus habitantes: seu trabalho se concentra em habitações de caráter social, em projetos de edifícios coletivos e na evolução do estilo de vida contemporâneo. No evento, falará sobre habitações reversíveis e adaptáveis no tempo, abordando o conceito de resiliência.

 

Além deles, participarão nomes respeitados como David Gouverneur (EUA), Max Welch Guerra (Alemanha), Jorge Moscato (Argentina), Oscar Grauer (Venezuela/EUA), e Gareth Doherty (EUA), além dos brasileiros Sérgio Magalhães (presidente do Comitê Executivo do UIA2020Rio e professor do PROURB), Giselle Beiguelman (FAU-USP), Carlos Alberto Ferreira Martins (IAU – USP São Carlos), Beatriz Resende (UFRJ) e Luiz Alberto Oliveira (curador do Museu do Amanhã).

 

O seminário contará ainda com uma exposição comemorativa da produção acadêmica e intelectual do PROURB ao longo destes 25 anos, ressaltando a excelência do Programa no ensino, na pesquisa e nos intercâmbios nacionais e internacionais.. Contribuir e fornecer subsídios para a formulação de políticas públicas urbanas no Estado do Rio tem sido um objetivo importante PROURB ao longo de sua história.

 

Discutir aplicações práticas e o futuro do urbanismo no Rio de Janeiro é simbólico na cidade que recebeu o título de primeira Capital Mundial da Arquitetura pela UNESCO e pela União Internacional de Arquitetos. Neste Carnaval, o tema foi representado até mesmo no icônico desfile da Sapucaí – a Unidos da Tijuca, por exemplo, desfilou com o samba-enredo “Onde moram os sonhos” e levou marcos arquitetônicos do Rio para a avenida.

 

Saiba mais sobre o Prourb

 

O Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) foi criado em 1993 e está vinculado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ). Atualmente com 210 alunos ativos, 28 docentes doutores e cerca de 15 pesquisadores e pós-doutorandos, o PROURB oferece os cursos de mestrado (desde 1994) e de doutorado (desde 2001) em urbanismo e o mestrado profissional em arquitetura paisagÍstica (desde 2010). Neste período formou 170 doutores e 270 mestres em Urbanismo, além de 80 mestres em arquitetura paisagística. A maioria dos egressos do programa atuam como docentes de universidades públicas no país e no exterior; em órgãos de gestão pública; e associações e ONGs, influenciando diretamente na formação de docentes e pesquisadores e na construção de nossas cidades.

 

A proposta acadêmica do PROURB responde de forma inovadora às questões teóricas e metodológicas relativas ao projeto, tanto urbano como arquitetônico. Visando a formação de alto nível, a produção do conhecimento e a inovação, o programa articula ensino, pesquisa e intercâmbio, se destacando pela inserção social e internacionalização.

 

Desenvolve pesquisas nas áreas de projeto urbano, paisagismo, história e teoria da cidade,
mobilidade, saneamento, direito e urbanismo, urbanismo tático, favelas, entre outros.

 

As ações do corpo docente vem contribuindo para a formulação de políticas públicas, através de projetos de extensão e de parcerias com o poder público e agências de desenvolvimento, além das várias representações e diretorias nos conselhos profissionais.

 

qualidade e excelência da produção acadêmica. O Programa foi contemplado no prêmio Tese da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em nove das 13 edições da premiação. Recebe com frequência premiações do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). Recebeu também prêmios e menções honrosas teses e dissertações da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ) e da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR). Além disso ganhou o prêmio literário Jabuti e outras menções internacionais pelo livro “Ministério da Educação e Saúde, ícone urbano da modernidade”, de Roberto Segre e equipe, publicado em 2013.

 

Urbanismo 25 anos: percursos e prospectivas
Local: Casa Firjan – R. Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo, RJ
Horário: Dias 19 e 20 de março, de 9h às 17h30
Entrada franca. Inscrições em: https://forms.gle/UooABdk4uG98jb3G8 

 

Programação:

19 de março de 2020

 

9:00 – Abertura

10:00 – 12:30 – Cidade e espaço
Moderador: Lucia Costa (PROURB/FAU-UFRJ)
Palestrantes:
Mario Schjetnan (GDU-Mexico)
Oscar Grauer (Pennsylvania University – EUA)
Jorge Moscato (UBA – Argentina)

14:00 – Palestra: Urbanismo Ecológico na América Latina – Gareth Doherty (Harvard University)

15:00 – 17:30 – Cidade e tempo
Moderador : Rosangela Cavallazzi (PROURB/FAU-UFRJ)
Palestrantes :
Monique Eleb (ENSA-Malaquais – França)
Carlos Alberto Ferreira Martins – (IAU – USP São Carlos)
Max Welch Guerra (Bauhaus Universität Weimar)

17:30 – Homenagens
18:00 – Lançamento de livros

20 de março

9:30 – 12:30 – Cidade e contexto
Moderador : Rachel Coutinho (PROURB/FAU-UFRJ)
Palestrantes :
Beatriz Resende (FL – UFRJ)
Sérgio Magalhães (PROURB/FAU-UFRJ e UIA 2020)
Giselle Beiguelman (FAU USP)

14:30 – 17:00 – Cidade e futuro
Moderador : Denise B. Pinheiro Machado (PROURB/FAU-UFRJ)
Palestrantes :
Martha Fajardo (IFLA – LALI – Colômbia)
Luiz Alberto Oliveira (curador Museu do Amanhã Rio de Janeiro)
David Gouverneur (Pennsylvania University – EUA)
17:30 – Encerramento – Denise B. Pinheiro Machado e Rodrigo Cury Paraizo

 

 

 

MAIS SOBRE: CIDADES EVENTOS

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

CIDADES

Iniciadas Convocações para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

Pular para o conteúdo