ARQUITETURA SOCIAL

UIA 2021 Rio: Conversas sobre Arquitetura Humanitária

A crise humanitária internacional tem se acentuado nos últimos anos, principalmente em função do grande fluxo de migrações decorrentes de guerras, problemas socioeconômicos, disputas territoriais, conflitos étnico-raciais, desastres ambientais e a atual pandemia Covid 19. Segundo o relatório do ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) de 2020, atualmente são quase 80.000.000 de pessoas em deslocamento forçado no mundo.

 

 

O tema do refúgio e acolhimento de refugiados está presente no Congresso UIA 2021 Rio, que propõe: Todos os Mundos, Um só Mundo, Arquitetura 21, e em seus 4 subtemas – 1. DIVERSIDADE E MISTURA, 2. MUDANÇAS E EMERGÊNCIAS, 3. FRAGILIDADES E DESIGUALDADES, e 4. TRANSITORIEDADES E FLUXOS. Como resposta a esse desafio, propôs-se, inicialmente, um workshop Arquitetura Humanitária, Refúgio e Acolhimento, no âmbito dos eventos preparatórios do Congresso e da Rio2021 Capital Mundial da Arquitetura.

 

 

Dividido em dois momentos – o primeiro em agosto de 2019 e o segundo em novembro de 2019, o workshop teve ao todo 120 participantes, entre estudantes de graduação e pós-graduação de diversos cursos e universidades de todo o Brasil. Sob organização das Cátedras Sergio Vieira de Mello e Departamentos de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio e da UFF e escola de Serviço Social da UFF, os workshops resultaram em propostas que serão mostradas em evento paralelo ao Congresso, adiado para 2021 e em publicação a ser lançada na mesma época.

 

 

Para dar sequência a essa discussão e fomentar um debate mais amplo sobre arquitetura humanitária, resolveu-se organizar conversas sobre o tema, sob a ótica do campo ampliado. Ao todo serão 10 conversas, entre agosto e novembro de 2020, sempre às quintas-feiras às 18:30h, com transmissão on line pelo zoom e pelo YouTube. Serão emitidos certificados de participação para aqueles que se inscreverem previamente e participarem de ao menos 3 sessões. Já estão confirmadas as seguintes conversas, conforme tabela abaixo:

 

 

Fonte: Rio Capital Mundial da Arquitetura

 

 

Uma resposta

  1. Boa tarde.
    Gostaria de saber, como me inscrever para ter acesso ao zoom ou you tube.
    Grta.
    SARA ALMEIDA

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CIDADES

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

Pular para o conteúdo