CAU/BR

UIA2020RIO: Como será o Congresso Mundial de Arquitetos no Rio de Janeiro

 

 

O Congresso Mundial de Arquitetura será realizado em 2020 no Rio de Janeiro. Mais de 15.000 arquitetos de todo o mundo são esperados no evento que é realizado pela União Internacional de Arquitetos (UIA) e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). A cidade do Rio ganhou a indicação para sediar o evento concorrendo com Paris, na França, e Melbourne, na Austrália. Será uma grande oportunidade para os arquitetos brasileiros restabelecerem sua importância social frente à sociedade brasileira e ao mundo. Conselheiros do CAU/BR e presidentes dos CAU/UF ouviram um relato sobre os preparativos para o UIA2020RIO durante a 26ª Reunião Plenária Ampliada do CAU/BR, realizada em Brasília no dia 17 de agosto.

 

Veja aqui o site oficial do UIA.2020.RIO.

 

Estrutura de organização, espaços para eventos e eixos de discussão foram apresentados ao CAU pelos arquitetos Sérgio Magalhães, presidente do Comitê Executivo do evento; Anderson Fioreti, diretor-executivo do Comitê Executivo; e Nivaldo Andrade, presidente do IAB. “Estamos muito convictos que o UIA2020RIO tem condições de se desenvolver como um instrumento de valorização da Arquitetura em diálogo muito firme com a sociedade”, afirmou Sérgio Magalhães. “Nós buscamos no Rio de Janeiro um laboratório vivo onde se pode conversar sobre todas as questões decorrentes das desigualdades sociais, diferenças que criam problemas na maior parte do planeta”, disse o arquiteto Roberto Simon, vice-presidente da UIA para as Américas e também ouvidor-geral do CAU/BR.

 

Museu de Arte Moderna será um dos palcos do UIA.RIO.2020

 

O evento será realizado no Centro do Rio, tendo como espaço principal a Marina da Glória, que sediará a “Arena Todos os Mundos”, com o auditório principal com capacidade para 7.500 pessoas e a Feira Mundial, com capacidade para 1.800 pessoas. O Museu de Arte Moderna, projetado por Affonso Eduardo Reidy, e o Aterro do Flamengo, com paisagismo de Burle Marx, também vão compor essa estrutura central. O UIA2020RIO vai também usar outros sítios históricos do Rio de Janeiro, como o Palácio Capanema de Lúcio Costa e equipe, os Galpões do Porto Maravilha, o Museu do Amanhã de Santiago Calatrava, a Praça XV, o Museu Histórico Nacional e o Paço Imperial, entre outros. “Arquitetura do Rio é um apelo importante para os arquitetos estrangeiros e temos que aproveitar isso”, afirmou o presidente do IAB, Nivaldo Andrade.

 

O arquiteto Sérgio Magalhães também deixou claro que a realização do UIA2020RIO se guiará por uma série de diretrizes verdes dadas pela UIA, como a utilização de infraestrutura reutilizável; fazer a gestão de resíduos e promover plantio de mudas e conscientização da comunidade.

 

Paulo Mendes da Rocha é o presidente da Comissão de Honra da UIA.RIO.2020

 

COMISSÃO DE HONRA E EIXOS TEMÁTICOS
O IAB também apresentou ao CAU/BR e aos CAU/UF os membros da Comissão de Honra da UIA2020RIO, que reúne pessoas de destaque na sociedade para ajudar na promoção e divulgação do evento. Já estão confirmados como membros os arquitetos Paulo Mendes da Rocha (vencedor do Prêmio Priztker), Jaime Lerner (ex-presidente da UIA), o cantor Gilberto Gil (ex-ministro da Cultura) e a editora Marisa Moreira Salles (jurada da Bienal de Veneza 2016 e criadora do site ArqFuturo).

 

Os quatro eixos temáticos definidos vão guiar os debates e palestras que acontecerão no evento pretendem refletir a diversidade cultural, econômica e arquitetônica. No eixo “Diversidade e Mistura”, os debates pretendem reconhecer e construir o que é comum nas várias experiências internacionais. O eixo “Mudanças e Emergência”, serão debatidos a emergência de um “novo arquiteto”, as mudanças climáticas e as mudanças tecnológicas.

 

Já o eixo “Fragilidades e Desigualdades” vai tratar dos mundos urbanos, da periferia, da conexão e da participação popular na Arquitetura. “Transitoriedades e Fluxos” trará debates sobre mobilidade internacional, migrações e Arquitetura Efêmera para desastres ambientais. O Comitê Científico do UIA2020RIO será composto pelos arquitetos Nivaldo de Andrade, Bete França, Margareth Pereira, Ruth Verde Zein, Thiago de Andrade, Zeca Brandão e Vinícius Andrade. 

 

O cantor Gilberto Gil, ex-ministro da Cultura, também faz parte da Comissão de Honra

 

PRÓXIMOS PASSOS.
Na próxima terça-feira, dia 21 de agosto, o Congresso Mundial de Arquitetos voltará a ser discutido na reunião do Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU), que reúne o IAB, FNA, AsBEA, ABEA, ABAP e FeNEA. O presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães, vai levar ao presidente da UIA, Thomas Vonier, a intenção de todos os presidentes e conselheiros do CAU/BR e dos CAU/UF de se integrar à tarefa de construir o UIA2020RIO.

37 respostas

  1. Boa tarde Prezados,

    Gostaria de saber como participar.

    Desde já agradeço a atenção.
    Thiago Nogueira

  2. Boa tarde,
    Gostaria de saber se o UIA 2020 será um evento para estudantes de arquitetura também. Se será possível a participação dos mesmos.
    Desde já grata.

  3. Vai ser um evento aberto para estudantes da are de Arquitetura e Urbanismo? E terá algum custo?

  4. Boa noite, gostaria de saber se o evento poderá ter a participação de estudantes de arquitetura também?

  5. Boa tarde,e stou tentando acessar o site do evento mas esta fora do ar. Como se inscrever no congresso??

  6. Prezados, sou arquiteta e gostaria de saber como participar, os valores, etc.
    Já olhei no site oficial e não tem nada informando sobre isto.
    Também enviei e-mail para [email protected] e retornou como e-mail não encontrado.

    Obrigada.

  7. tenho agencia de turismo e vou levar grupos para esse evento gostaria de estar informada de todos os detalhes
    pois quero organizar os pacotes com antecedencia

  8. Institutos dos Arquitetos do Brasil
    Endereço: Rua do Pinheiro, 10 – Flamengo
    Rio de Janeiro, Brazil
    [email protected]
    Tel.: +55-21-2557-4192

    Gostaria de sugerir a UIA2020RIO , que se aborde o Tema Arqueologia Urbana pois a Arqueologia e a Arquitetura são duas disciplinas que caminham juntas , além disso 100 % dos Parque Ambientais da Zona Sul do Rio são na verdade Sítios Arqueológicos .

    Também sugiro um painel sobre micro-clima em função de as temperaturas no Rio serem as mais altas desde 1978 .

    Minha última sugestão é também explicar para Arqueólogos e Arquitetos a necessidade do uso da Tecnologia LiDAR incluindo também nesses três pontos a necessidade da construção de Museus de Arqueologia Polivalentes no Mar e em nos Parques Ambientais da Zona Sul .

    A Arqueologia além de ser um dos principais atores do Urbanismo do Brasil desde 1558 já no período colonial é també4m a principal fonte de renda da Arquitetura . Com regulamentação da Arqueologia no Brasil ela vai voltar a se desenvolver .

    Obrigado , Carlos Eduardo Thompson

    Carlos Eduardo Thompson, January 27, 1968

    http://www.facebook.com/carlos.e.thompson/about

    Style Carlos Eduardo Thompson Heritage
    Brazilian Film Agency Registration Number 40537
    Movie Designer, Fashion Art Director , Visual Artist ,Poet , Dancer, Writer , Archaeologist of Archaeologist Member of the European Association of Archaeologists. Analist of the Ministry of Culture of Brazil & Russian Geographical Society. Vehicle Dynamics Engineer of the Lewis Carl Davidson Hamilton. Mercedes Benz AMG Petronas Home and Address: Rua Leopoldo Miguez, 174 Apt. 804 – Copacabana Rio de Janeiro RJ 22060-020 Brazil .

  9. Prezados, sou arquitecto de Moçambique na África e gostaria imenso de saber como participar, os custos se os tiver, etc.
    Já dei uma viste de olhos no site oficial e não tem nada a respeito sobre ingressos ou algo do género.
    Também tentei, mas sem sucesso enviar um e-mail para [email protected] e retornou como e-mail não existisse ou como se não estivesse activo.

    Conto muito com o vosso apoio

    Obrigado.

    Cumprimentos calorosos de Moçambique.

  10. Boa Noite,
    Moro em Brasília, mas amo o Rio, sou designer de Joias. Amo a arquitetura do Rio assim como amo a minha de Brasilia. Me inspiro no Rio e Brasilia para criar e produzir minhas joias que são muito valorizadas pelo turista estrangeiro. Gostaria de saber como faço para participar desse evento.

    Grata,
    Rosânia Ulácia

  11. Boa tarde prezados (as)
    Sou sociólogo e trabalho na interface das mudanças climáticas com a problemática urbana. Poderei apresentar um trabalho sobre governança climática de cidades?
    Cordial abraço e no aguardo das informações

    Alberto Teixeira

  12. O CAU Poderia fazer um concurso para arquitetos e urbanista e sortear para poder participar do evento !

  13. Bom dia, sou estudante de Arquitetura e Urbanismo e me formo em 2020.1. Para a realização da inscrição no primeiro lote, minha categoria será estudante ou profissional?

  14. Olá! Gostaria de saber um contato para me informar a respeito da declaração que o estudante de graduação precisa apresentar após a inscrição para o congresso..

  15. Estudantes de arquitetura podem participar somente para assistir as palestras?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

UIA

Kuala Lumpur sediará o próximo Fórum Internacional UIA em novembro

CAU/BR

CAU/BR inaugura Galeria de Presidentes com a presença de três ex-presidentes

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

CAU/BR

Planetário de Brasília Luiz Cruls celebra 50 anos e passa de analógico a digital  

Pular para o conteúdo