CAU/BR

UIA2020RIO: CAU/BR participa de lançamento do Congresso Mundial de Arquitetos

 

No ano que vem, o Rio de Janeiro será o epicentro da Arquitetura internacional, quando mais de 20.000 profissionais de todo o mundo se reunirão no 27º Congresso Mundial de Arquitetos, para discutir o futuro da arquitetura e das metrópoles, sua sustentabilidade e seu papel no desenvolvimento humano. É a primeira vez que o Brasil recebe esse evento, considerado o mais importante da área, e que garantiu para o Rio o inédito título de Capital Mundial da Arquitetura, concedido pela UNESCO e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA).  O UIA2020Rio é organizado pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

 

Clique aqui para acessar o site oficial UIA2020RIO

 

O lançamento oficial do programa do UIA2020RIO aconteceu nesta terça-feira, na Casa Firjan, com a presença do governador do Rio, Wilson Witzel, do presidente do Comitê Executivo do UIA2020RIO, Sérgio Magalhães, e o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães, além de arquitetos, gestores municipais, empresários e diretores de instituições culturais. A representação do CAU/BR contou ainda com os conselheiros federais Wilson de Andrade (2º vice-presidente), Carlos Fernando Souza (RJ) e Eduardo Pasquinelli (ES), além da vice-presidente do CAU/RJ, Isabel Tostes,  e da conselheira do CAU/MG Rose Guedes. No evento, foram divulgados também o Fórum Mundial de Cidades, que reunirá 28 prefeitos de metrópoles internacionais, e a UIA2020RIO EXPO, uma feira de negócios com o que há de mais avançado nos produtos, serviços e tecnologias ligadas à Arquitetura e à Cidade. 

 

 

Os conselheiros do CAU/BR Carlos Fernando de Souza (RJ) e Wilson de Andrade (MT), a conselheira do CAU/MG Rose Guedes, o presidente do Comitê Executivo UIA2020RIO, Sérgio Magalhães, e o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães.

 

Luciano Guimarães destacou os esforços que o CAU/BR e os CAU/UF têm feito para assegurar o sucesso do evento e a mobilização de toda a sociedade em torno dos temas propostos. “Desde 2017 temos promovido, em todo país, diversos eventos preparatórios com o objetivo de reunir o mais qualificado pensamento da categoria na discussão do tema ‘Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21’, aliás bastante oportuno para o momento que vivemos no país e no mundo. Naquele ano realizamos a II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, aqui no Rio, tendo justamente como tema ‘Todos os mundos. Rumo a UIA.2020.RIO’.”⠀

 

“A “Carta do Rio de Janeiro”, resultante do evento, lembrou que “as cidades são por natureza palco de dois confrontos e conflitos:  locus dinâmico das forças sociais, culturais e econômicas, mas também das oportunidades e conciliação”. E ressaltou que “a equidade no acesso e usufruto da cidade e a universalização dos serviços públicos são essenciais para uma vida urbana democrática e garantia das condições adequadas à nossa contemporaneidade”. Nessa mesma linha, a 26ª. Conferência da UIA, realizada em Seul, também em 2017, defendeu o descarte de ultrapassados pontos de vista histórico e ecológico, para estimular o público a ampliar a compreensão de suas cidades e a arquitetura a se motivar para cuidar do ambiente da vida. Fica claro, assim, o escopo de nossas responsabilidades na UIA.2020.RIO como categoria profissional e como cidadãos conscientes das perspectivas e dos rumos possíveis para o desenvolvimento de nossa sociedade”.

 

O presidente do CAU/BR lembrou que o Conselho vem apoiando a iniciativa desde a proposição da candidatura do Rio. O ex-presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, esteve presente na Assembléia Geral da União Internacional dos Arquitetos (UIA), realizada em Doha, quando ocorreu a escolha da sede do congresso. “Os 170 mil profissionais registrados no CAU estão prontos para dar sua contribuição para o êxito da programação hoje apresentada e, da mesma forma, para a realização do Fórum Mundial de Cidades e para a celebração do Rio como primeira Capital Mundial da Arquitetura”, disse Luciano.

 

O conselheiro do CAU/BR Wilson de Andrade (2º vice-presidente), o presidente Luciano Guimarães, a arquiteta e urbanista Franci Furlani, o conselheiro do CAU/BR Eduardo Pasquinelli (ES) e o arquiteto e urbanista Fred Paione
MAIS SOBRE: CAU/BR UIA.2020.RIO

3 respostas

  1. De fato um evento muito importante para o nosso país e para o desenvolvimento ainda maior da compreensão de nós arquitetos quanto à ampla função das cidades, os aspectos gerais das transformações que cada estilo e época proporcionaram e proporcionam em todo o mundo e a importância de traduzir a experiência do viver em belos traços da Arquitetura e Urbanismo que ao mesmo tempo traçam de volta nossa história e consequentemente nosso futuro.
    Fora o título que recebe aquela que foi na era colonial, a capital do Brasil e agora a Capital Mundial da Arquitetura! Quantos traços históricos marcantes o Rio de Janeiro possui em seu samba das formas!
    Assim como o Brasil é país de diversidade a nossa Arquitetura tem como legado atribuir espaços criativos, cheios de formas e cores, representando nossa Arte presente na música, na pintura e é claro, no desenho que se mistura à beleza e abundância características da nossa natureza.

  2. Muto importante a sua fala Presidente Luciano Guimarães,valorizando os esforços que o CAU/BR e os CAU/UF têm feito para assegurar o sucesso do evento e a mobilização de toda a sociedade em torno dos temas propostos.
    Parabenizo-o também, pelo registro do importante papel do ex-Presidente Haroldo Pinheiro nesta conquista, que falta tão pouco para acontecer, o que muito demandará de nós.
    Estamos juntos.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo