ENTIDADES DE ARQUITETURA

UIA2020RIO: Inscreva-se no 27º Congresso Mundial de Arquitetos, no Rio de Janeiro

 

O maior evento de Arquitetura do mundo acontecerá no Rio de Janeiro em 2020. Daqui a pouco mais de um ano, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos vai trazer profissionais de todos os continentes para debater os rumos da profissão, renovação urbana, novas tecnologias e materiais, práticas de projeto. “Todos os Mundos, Um Só Mundo, Arquitetura 21” é o tema que estrutura a programação do evento – que já está com as inscrições abertas.

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA O UIA2020RIO

 

O Congresso Mundial se realizará no Centro do Rio de Janeiro, local histórico da cidade, depositário de um patrimônio arquitetônico que perpassa quatro séculos e meio. Esse patrimônio inclui magnifícos exemplares da Arquitetura Colonial até a Arquitetura Contemporânea, onde se destaca um dos mais importantes edifícios da Arquitetura Moderna, o antigo Ministério da Educação e Cultura, hoje Palácio Capanema. Projetado em 1936 por equipe de então jovens arquitetos, Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Jorge Moreira, Afonso Reidy, Ernani Vasconcelos e Carlos Leão, sob risco original de Le Corbusier, o Palácio Capanema será uma das sedes do 27º Congresso Mundial de Arquitetos.

 

O CAU/BR e os CAU/UF são parceiros do UIA2020RIO, organizando eventos preparatórios em todo o Brasil e estimulando os debates sobre os temas que serão debatidos no ano que vem por cerca de 10.000 arquitetos de todo o mundo. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) reconheceu o Rio de Janeiro como Capital Mundial da Arquitetura em cerimônia realizada em Paris no começo deste ano. O título é decorrente da realização do Congresso Mundial de Arquitetos no Rio. É a primeira vez que uma cidade recebe essa designação – criada no ano passado em parceria entre a UNESCO e a União Internacional dos Arquitetos (UIA).

 

Os quatro eixos temáticos do Congresso pretendem refletir a diversidade cultural, econômica e arquitetônica e vão guiar os debates e palestras da programação. São eles: Diversidade e Mistura; Mudanças e Emergência; Fragilidades e Desigualdades e Transitoriedades e Fluxos. O Comitê Científico do UIA2020RIO é composto pelos arquitetos Nivaldo de Andrade, Bete França, Margareth Pereira, Ruth Verde Zein, Zeca Brandão e Vinícius Andrade.

 

O Comitê de Honra do UIA2020RIO, formado por personalidades capazes de chamar atenção da sociedade para os temas debatidos no Congresso, é formado pelos arquitetos Paulo Mendes da Rocha (presidente do Comitê de Honra), Jaime Lerner, Carla Juaçaba, Elizabeth de Portzamparc, Álvaro Siza (Portugal), Solano Benítez (Paraguai) e Diébédo Francis Kéré (Burkina Faso), e pelo diplomata André Corrêa do Lago, a editora Marisa Moreira Salles e o músico Gilberto Gil.

 

O 27º Congresso Mundial RIO 2020 tem o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA), da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP), da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ), do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP) e da Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA).

 

Mais informações:

Inscrições / Secretaria Executiva: [email protected]
Hospedagem e Passeios: [email protected]
Eventos Preparatórios e Paralelos: [email protected]
Assuntos Gerais: [email protected]

38 respostas

  1. Devido a pandemia do covid-19, ainda haverá o congresso ?

    1. Informamos que o evento não é organizado pelo CAU/BR, mas pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e União Internacional dos Arquitetos (UIA). Por favor envie e-mail para [email protected]

    1. Informamos que o evento não é organizado pelo CAU/BR, mas pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e União Internacional dos Arquitetos (UIA). Por favor envie e-mail para [email protected]

  2. Segundo a maioria dos comentários está claro a indignação generalizada referente ao valor da inscrição do evento. Como é possível um evento tratar a inclusão social, desigualdades e ser tão elitista?
    Desculpe mas, vocês poderiam incluir também o significado de hipocrisia…

    1. Cezar, informamos que o evento não é organizado pelo CAU/BR, mas pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e União Internacional dos Arquitetos (UIA). Por favor envie e-mail para [email protected]

  3. Boa tarde ….
    Os arquitetos que estão em dia com o Conselho não terão nenhum desconto?
    Já entendi que não fazem parte da organização mas não seria o caso de uma parceria?
    Afinal, a anuidade não é barata certo?
    Att

  4. Congresso com inscrição em euros e discutindo arquitetura para todos, “çei”…..

  5. Não estou conseguindo entrar no site oficial, aparece a notificação dizendo que o administrador do site precisa consertar o servidor. Esta aparecendo apara todos essa notificação?

  6. Boa tarde, me tirem uma dúvida.
    O acompanhante que posso incluir na minha inscrição poderá ser outro profissional arquiteto(a)?
    Fico no aguardo para finalizar a minha inscrição!

  7. Bom dia, me chamo Nailde, o site do evento está fora do ar. Como faço a minha inscrição para o UIA 2020 Rio?
    Fico no aguardo do seu contato.
    Agradeço.

    1. O site uia2020.archi não funciona com o navegador CHROME!!! Somente com Safari!!!!

  8. Boa tarde! eu me formo esse ano, mas ainda tenho uma matéria pra pagar até Julho de 2020, eu ainda me enquadraria como estudante ou ja teria que pagar o valor integral?

  9. O CAU/BR não ajuda com nenhum tipo de desconto no valor do ingresso para os profissionais que estão em dia com a anuidade?

  10. Gostaria de saber se o Congresso abrirá espaço para publicação de artigos científicos.

  11. O CAU/BR não ajuda com nenhum tipo de desconto no valor do ingresso para os profissionais que estão em dia com a anuidade?

    1. O valor do ingresso (estudante ) é referente a todos os dias do congresso ou apenas um dia ?

  12. Qual o prazo para enviar a declaração assinada e carimbada pela instituição de ensino com validade até a data do evento??

  13. Boa Noite
    sou estudante de arquitetura (6 período)e estou interessado em ir para o congresso.
    observei que cada estudante deve enviar uma declaração assinada e carimbada pela instituição de ensino com validade até a data do evento.
    Eu queria saber se essa declaração dever ser enviada depois do pagamento ou existe prazo para envio?

  14. Boa Tarde
    Gostaria de saber em que local será realizado o evento,como é mais de uma…
    E se tem tarifas de hospedagem?

    Obrigada.

  15. Olá, gostaria de saber as sedes onde acontecerá o evento…
    vi no site que serão mais de uma, ai pra começar a ver hospedagem….

  16. Achei bastante interessante, gostaria de mais informações por favor!

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

UIA

Kuala Lumpur sediará o próximo Fórum Internacional UIA em novembro

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

EVENTOS

World Architecture Festival (WAF) recebe inscrições com desconto até 28 de março

Pular para o conteúdo