Assistência Técnica

UIA2021RIO: aplicabilidade da Assistência Técnica é discutida por CAU Brasil e FNA

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU Brasil)  e a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanists (FNA) irão debater, nesta terça-feira (20/7), às 16h, a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS). As entidades, que trazem diferentes conteúdos para a programação do 27º Congresso da UIA2021RIO, propõem duas mesas de debate om os temas “Históricos e Desafios para uma Política Continuada” e “Experiências e Boas Práticas”. O objetivo é resgatar o processo de criação da ATHIS e como ela vem sendo aplicada e desenvolvida no território brasileiro. O conteúdo será veiculado simultaneamente nos canais do CAU Brasil e  FNA no YouTube, voltando a ficar disponível em ambas as plataformas no dia 23, após o fim do congresso.  

 

A primeira mesa, que debaterá o processo de desenvolvimento da Lei de Assistência Técnica, conta com a participação de Newton Burmeister (ex-presidente da FNA e ex-secretário de Planejamento Urbano de Porto Alegre), de Cristina Barreiros (coordenadora Adjunta da Comissão de Política Profissional do CAU Brasil) e de Luiz Eduardo Sarmento (Diretor Nacional de Cultura do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB). A mediação será da Conselheira do CAU Brasil, Maíra Rocha. “A Assistência Técnica e o trabalho do profissional de arquitetura são uma questão de saúde pública e da qualidade da vida urbana. Compreender todo o desenvolvimento da Lei nos ajuda a traçar planos para o futuro e encontrar maneiras de levar a nossa atuação adiante”, salienta Maíra.  

 

Na abertura do bloco, será lançado o MANIFESTO DO CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL EM DEFESA DE MORADIA DIGNA PARA TODOS – UM PROJETO PARA O CAU E PARA O BRASIL, no formato de um vídeo narrado por Sérgio Mamberti. No Manifesto, o CAU Brasil assume, entre outros compromissos, valorizar a tornar mais conhecida a Arquitetura e Urbanismo, e utilizar todos os esforços para transformar a lei da ATHIS (Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social) em Política de Estado, da mesma forma que o SUC e a Defensoria Pública. O Manifesto faz parte da campanha “Mais Arquitetos” iniciada em abril.  Durante o congresso, serão exibidos, entre outros vídeos do CAU Brasil, seis que compõem a campanha.

 

A segunda parte do debate busca trazer as experiências de diferentes profissionais com Assistência Técnica. Participam da conversa Socorro Leite (Diretora Executiva Nacional da Habitat para a Humanidade Brasil), Clarice de Oliveira (professora do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFRGS e Conselheira Superior do IAB-RS), Ivanete Carpes Ramos (presidente do Sindicato dos Arquitetos do Mato Grosso do Sul – SINDARQ/MS), e Patrícia Oliveira (arquiteta e urbanista responsável pelo projeto Casa da Lala, em Manguinhos – RJ). A mediação será de Ormy Hütner Jr. (vice-presidente da FNA). “Esperamos inspirar os arquitetos e as arquitetas a dedicarem sua profissão à ATHIS. A Assistência Técnica é algo fundamental para o nosso país, que vive em tempos de desigualdade profunda. Moradia digna é um direito e a arquitetura pode fazer dela uma realidade”, destaca Hütner. 

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo