Home • UIA2021RIO: DEBATES PROMOVIDOS (OU COM A PARTICIPAÇÃO) CAU BRASIL NO UIA2021RIO

UIA2021RIO: DEBATES PROMOVIDOS (OU COM A PARTICIPAÇÃO) CAU BRASIL NO UIA2021RIO

UIA2021RIO – Cerimônia de abertura (18 de julho de 2021)

 

 

 

Com apresentação de Igor de Vetyemy, Comissário Geral do UIA2021RIO e Co-Presidente do Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RJ), participaram da cerimônia de abertura do 27 Congressso Mundial de Arquitetos o governador do Estado do Rio, Cláudio Castro; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o presidente do Comitê Executivo do UIA2021RIO, Sérgio Magalhães; o presidente da UIA, Thomas Vonier; a presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Maria Elisa Baptista; a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), Nadia Somekh; a presidente da Federação Nacional de Arquitetos (FNA), Eleonora Mascia; e o representante do Comitê de Honra do UIA2021RIO, Oskar Metsavaht.

 

No vídeo de abertura do UIA2021RIO, um passeio pelos marcos arquitetônicos e culturais da cidade do Rio de Janeiro trouxe os quase 90 mil participantes espalhados pelo mundo à cidade sede do congresso, que recebeu da UNESCO e da União Internacional de Arquitetos (UIA) o título de primeira Capital Mundial da Arquitetura. As vozes conhecidas dos arquitetos Jaime Lerner e Paulo Mendes da Rocha, que faleceram em maio deste ano e são grandes nomes da arquitetura contemporânea brasileira, chegaram aos congressistas por vídeos gravados com os profissionais ainda em vida, em uma homenagem aos seus trabalhos e obras.

 

18/07/2021 – Cerimônia de abertura do UIA2021RIO é marcada pela preocupação com futuro das cidades

Autoridades do Rio de Janeiro e do setor de arquitetura e urbanismo ressaltaram a importância do combate à desigualdade nas cidades, com a construção de diálogos mais inclusivos e sustentáveis.

 


 

UIA2021RIO – MUNDO DO TRABALHO: TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO DAS RELAÇÕES CONTEMPORÂNEAS

 

 

Mesa MUNDO DO TRABALHO: TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO DAS RELAÇÕES CONTEMPORÂNEAS, uma produção da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), com a participação de Daniela Sarmento (arquiteta e urbanista e vice-presidente do CAU Brasil); Alfredo Campos (sociólogo português e delegado sub-regional do Instituto Nacional de Estatística); Clemente Ganz (assessor do Fórum das Centrais Sindicais); Roberto Veras (sociólogo e professor associado da Universidade Federal da Paraíba); Clara Ant (fundadora da Central Única dos Trabalhadores) e Ricardo Antunes (sociólogo e professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas).

 

19/07/2021 – Mercado de trabalho em transformação caminha para a ‘corrosão’

O futuro da arquitetura e os desdobramentos ocasionados pela retirada de direitos adquiridos por profissionais da área foram alguns dos temas apresentados durante o debate de abertura da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), na programação do 27° Congresso Mundial de Arquitetos – UIARio2021.

 


 

UIA2021RIO (19/07, 16h às 18h, Palco Diálogos com a Sociedade): CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DO CAU EDUCA

 

 

UIA2021RIO (Dia 19 de julho, 16h às 18h, Palco Diálogos com a Sociedade): CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO DO CAU EDUCA.

 

19/07/2021 – UIA2021RIO: Concurso CAU Educa premia ações de educação em Arquitetura e Urbanismo

Concurso CAU Educa fez a entrega dos prêmios para ações de valorização da Arquitetura e do Urbanismo focada nos anos iniciais de formação do cidadão. O evento fez parte da programação oficial do UIA2021RIO

 


 

UIA2021RIO (Dia 19 de julho, das 16 às 18 h, palco Diálogos com a Sociedade): Mesa MUNDO DO TRABALHO: EDUCAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, realização CAU Brasil e FNA.

 

 

Dois  blocos. Primeiro: “Ensino e Formação: Inclusão, Materialidade, Presencialidade”, com a participação de Valter Caldana (arquiteto e urbanista e professor titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Mackenzie/SP, conselheiro federal do CAU Brasil, Ana Maria Goés (arquiteta e urbanista e mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), presidente da Associação Brasileira de ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA); Helena Andrade (diretora geral da Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA). O módulo contará com a mediação de Gogliardo Maragno (arquiteto e urbanista e professor e pesquisador na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Segundo bloco:  “Educação em Arquitetura e Urbanismo: a Profissão e a Sociedade” trará como convidados Ana Claudia Cardoso (arquiteta e urbanista e diretora da ANPARQ/BR), Ângelo Marcos Vieira de Arruda (arquiteto e urbanista, membro do Conselho Consultivo da FNA e professor aposentado), Maribel Aliaga (arquiteta e urbanista, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB). O tema contará com a mediação Tiago Holzmann da Silva (arquiteto e urbanista, presidente do CAU/RS)

 

19/07/2021 – CAU Brasil e FNA: educação em Arquitetura e Urbanismo exige atenção às transformações

Durante o UIA2021RIO o Conselho e a FNA discutiram os desafios atuais do ensino de A&U

 


 

UIA2021RIO (Dia 20 de julho, das 16 às 18 hs, palco Diálogos com a Sociedade) – Mesa ASSISTÉNCIA TÉCNICA EM HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL (ATHIS)

 

 

Dois  blocos. Primeiro: “Históricos e Desafios para uma Política Continuada”, debaterá o processo de desenvolvimento da Lei 11.888/2008, conta com a participação da coordenadora da Comissão de Política Profissional do CAU Brasil, e coordenadora adjunta da Comissão de Exercício Profissional, Cristina Barreiros; do ex-presidente da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas (FNA) e ex-secretário de Planejamento Urbano de Porto Alegre, Newton Burmeister; e do Diretor Nacional de Cultura do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Luiz Eduardo Sarmento. A mediação será da Conselheira do CAU Brasil Maíra Rocha. Na abertura da primeira mesa, será lançado, o MANIFESTO DO CONSELHO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO BRASIL EM DEFESA DE MORADIA DIGNA PARA TODOS – UM PROJETO PARA O CAU E PARA O BRASIL, no formato de um vídeo narrado por Sérgio Mamberti.

 

Segundo bloco: “Experiências e Boas Práticas. A segunda parte do debate busca trazer as experiências de diferentes profissionais com ATHIS. Participam da conversa a diretora executiva Nacional da Habitat para a Humanidade Brasil, Socorro Leite; a professora do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFRGS e conselheira Superior do IAB-RS, Clarice de Oliveira; a presidente do Sindicato dos Arquitetos do Mato Grosso do Sul (SINDARQ/MS), Ivanete Carpes Ramos; e a arquiteta e urbanista responsável pelo projeto Casa da Lala, em Manguinhos (RJ), Patrícia Oliveira. A mediação será do vice-presidente da FNA, Ormy Hütner Jr.

 

20/07/2021 – CAU Brasil e FNA defendem assistência técnica pública para moradias no UIA2021RIO

Evento traçou um histórico da lei da ATHIS e seus desdobramentos até o momento.

 


 

UIA2021RIO (Dia 21 de julho, das 14 às 16h): SEMINÁRIO INTERNACIONAL DAS ENTIDADES DE ARQUITETURA E URBANISMO

 

 

Promoção da Comissão de Relações Internacionais (CRI do CAU Brasil), tendo como comentarista convidado o arquiteto Jorge Francisconi, com notório currículo entre a vida pública e a universidade. Com a participação de Thomas Vonier (foto), presidente da UIA (International Union of Architects); Nadia Somekh, Presidente do CAU Brasil; Alessandra D’Ávila Vieira, Secretária Nacional de Habitação substituta do Ministério de Desenvolvimento Regional; Andrés Borthagaray, Presidente da Comissão de Urbanismo e Meio Ambiente do CPAU (Consejo Profesional de Arquitectura y Urbanismo – Argentina); Andrew Forth, Interim Director of Policy and Public Affairs do RIBA (Royal Institute of British Architects); David Rojas, Vice-Presidente Região Norte do FPAA (Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos); Eric Wirth, Vice-Presidente do CNOA (Conseil National de l’Ordre des Architectes – France); Georg Pendl, Presidente do ACE (Architect’s Council of Europe); Job Amado, Bastonário do OAC (Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde); Kalim Siddiqui, Presidente do CAA (Commonwealth Association of Architects); Martin Capobianco, Presidente do Federação Argentina de Entidades de Arquitetos; Michel Toussain, diretor da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo da Língua Portuguesa; Natalia Brener, Presidente do SAU (Sociedad de Arquitectos del Uruguay); Odilo Almeida Filho, Secretário Geral do CIALP (Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa); Pamela Ugalde, Vogal da II junta diretiva do CACR (Colegio de Arquitectos de Costa Rica); Rashid Ruiz, Presidente do CACR (Colegio de Arquitectos de Costa Rica); Rita Soh, Presidente do ARCASIA (Architects Regional Council Asia); Rui Leão, Presidente do CIALP (Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa); Rui Serrano, Membro do Conselho Diretor do OA (Ordem dos Arquitectos – Portugal); Victor Leonel, Presidente do AUA (Africa Union of Architects). E também Jeferson Navolar, 2º vice-presidente do CAU Brasil, coordenador da CRI. e Cristina Barreiros, coordenadora da Comissão de Política Profissional (CPP do CAU Brasil). O evento será aberto com vídeo pré-gravado pelo ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional.

 

21/07/2021 – UIA2021RIO: Fórum Internacional de Arquitetura debate novos projetos para cidades

Debate promovido pela Comissão de Relações Internacionais do CAU Brasil faz parte da programação oficial do Congresso Mundial de Arquitetos.

 


 

UIA2021RIO (21 de julho, das 17 às 19h, palco Diálogos com a Sociedade) – Mesa A CIDADE E O FUTURO

 

 

Mesa A CIDADE E O FUTURO, uma produção conjunta com o CAU Brasil, FNA e demais entidades do CEAU (Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas). Dois blocos de debates. Primeiro: “Estatuto das Cidades’, com a participação de Luciana Schenk (arquiteta e urbanista e presidente nacional da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – ABAP); Walter Linzmeyer (2° vice-presidente e conselheiro superior do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Paraná); Nicole Brazeiro (integrante da diretoria da FeNEA-Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo) e Paulo Eduardo Ribeiro (arquiteto e urbanista e vice-coordenador do DOCOMOMO-RJ). A mediação foi feita por Carlos Eduardo Nunes-Ferreira (vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA) e coordenador do CEAU/RJ).

 

Segundo bloco: “O Alcance da Política Urbana”, com a participação de Valeska Peres Pinto (coordenadora do Programa “Melhores Práticas” da UITP -Latin America e membro do Conselho Consultivo da FNA); Miriam Addor (arquiteta e urbanista e membro da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – AsBEA) e Jeferson Dantas Navolar (Segundo Vice-presidente do CAU Brasil). A mediação do módulo também foi feita por Carlos Eduardo Nunes-Ferreira.

 

21/07/2021 – UIA2021RIO: ao completar 20 anos, o Estatuto da Cidade ainda encontra barreiras

Essa foi uma das conclusões de debate promovido pelo CAU Brasil e pela FNA.

 


 

UIA2021RIO: CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO E LEITURA DA “CARTA DO RIO” (22/07/21)

 

 

Na cerimônia de encerramento do 27 Congresso Mundial de Arquitetos, em 22/07/21, foi lida por representantes de diversas entidades a “Carta do Rio”, com proposições para o desenvolvimento urbano de cidades ao redor do mundo nos próximos anos, O documento histórico, com um caráter de manifesto referendado por profissionais de arquitetura e urbanismo de todo o mundo, defende um novo modelo de cidade no mundo pós-pandêmico, mais atento às mudanças climáticas, aos bons espaços, à saúde pública, à dignidade da moradia e à redução das desigualdades. O Comitê Executivo do UIA2021RIO anunciou que a Carta do Rio será entregue aos prefeitos de todas as capitais do Brasil, marcando a consolidação das propostas debatidas ao longo do evento, que foi sediado pela primeira vez no país.

 

Clique no link para acessar a íntegra da Carta do Rio

 

22/07/2021 – RIO2021RIO: a emocionante cerimônia de lançamento da “Carta escrita nas nuvens”

Frase de Igor de Vetyemy, co-presidente do IAB/RJ, comissário do congresso, destacou a peculiaridade de um evento online

 

_____________________________________________________________________________________

 

VEJA TAMBÉM HOTSITE EXPO VIRTUAL CAU/BR NO UIA2021RIO

 

ARQUITETURAS BRASILEIRAS – “ARQUITETURA E URBANISMO, POLÍTICA E CIDADANIA”

 

 

 

Pular para o conteúdo