CAU/BR

UIA2021RIO: Novo formato é apresentado em Plenária Ampliada do CAU Brasil

 

O 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO) estava previsto para acontecer no ano passado no Rio de Janeiro. Porém, devido á pandemia de covid-19, o formato foi ajustado para um evento 100% digital. “Continua acontecendo a partir do Rio de Janeiro para o mundo, mas agora o evento é digital. Nossos objetivos de intercâmbio de informações e experiências entre profissionais de todo o mundo ficam mais fortes com as novas ferramentas tecnológicas”, explicou o presidente do IAB-RJ, Igor de Vetyemy. Ele apresentou o novo formato do UIA2021RIO aos conselheiros do CAU Brasil e aos presidentes dos CAU dos Estados e do Distrito Federal durante a 36ª Reunião Plenária Ampliada.

 

A presidente do IAB Nacional, Maria Elisa Baptista, destacou os esforços para se realizar o evento mesmo em meio à pandemia. “Um Congresso Mundial de Arquitetos traz uma sinergia enorme, mobiliza afetos. Essa difícil realidade não nos paralisa, mas nos faz olhar para o mundo com um olhar mais crítico, mais propositivo”, afirmou. “Nosso ofício nunca foi tão necessário, e é disso que o UIA2021RIO trata”. A presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, ressaltou que o evento precisa deixar um legado de valorização da profissão. “Além de mobilizar os arquitetos de todo o mundo, precisamos aproveitar o UIA021RIO para sensibilizar a sociedade brasileira sobre a importância do nosso trabalho”, disse.

 

 

O arquiteto e urbanista Igor de Vetyemy mostrou os principais números do Congresso: 56.411 registros, tanto na parte exclusiva como na gratuita; inscrições de mais de 170 países, tradução simultânea em cinco línguas e 18 palestrantes principais. “De fato o Congresso cresceu muito. Nunca foi feito nesse tamanho”, disse. Ele lembrou que as atividades do UIA2021RIO começaram em março, com semanas de palestras gratuitas e segue até julho, quando acontece o evento oficial. “Nos dias 18 a 22 de julho, vamos estabelecer um programa absolutamente propositivo, que vamos chamar de Carta do Rio”.

 

Além das palestras e debates, haverá a entrega dos Prêmios da UIA – entre eles a Medalha de Ouro para o arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha, falecido recentemente. Paulo Mendes da Rocha e Jaime Lerner eram membro do Comitê de Honra do UIA2021RIO, e serão devidamente homenageados pela sua participação na construção do evento.  

 

 

Também serão divulgados os vencedores do Concurso Maré-Cidade, apresentações do CAU Brasil e da Federação Nacional dos Arquitetos (FNA) e um Passeio Virtual pelo Brasil, mostrando soluções e desafios da nossa Arquitetura e Urbanismo. “Não queremos mostrar as nossas cidades só como espaços não só de escassez, mas também de criatividade e oportunidades”, afirmou.

 

Confira a apresentação completa

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

Pular para o conteúdo