Assistência Técnica

UIA2021RIO: Presidente do CAU Brasil debate ATHIS com vice-prefeito do Rio de Janeiro

 

Com a oportunidade oferecida pelo 27º Congresso Mundial dos Arquitetos (UIA2021RIO) acontecendo no Rio de Janeiro, a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, conversou com o vice-prefeito e secretário municipal de habitação da cidade, Nílton Caldeira. Ela apresentou a campanha Mais Arquitetos, com foco na Lei de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social-ATHIS (Nº 11.888/2008). A lei garante às famílias com renda até três salários-mínimos o direito de assistência técnica e gratuita para projetos, reformas e construção de habitações.

 

Conheça a Campanha Mais Arquitetos

 

Com vídeos, lives e um kit-ATHIS para gestores públicos, a campanha Mais Arquitetos já atingiu mais de 8 milhões de visualizações nas redes sociais. Nesta semana do UIA2021RIO, estão sendo publicados nas redes sociais filmes que contam histórias de sucesso, em que arquitetos e urbanistas conseguiram mudar a realidade de centenas de famílias. Os filmes trazem exemplos no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Distrito Federal e Alagoas.

 

Participaram da campanha também influenciadores digitais que conversam com a população de menor renda, como Paulo Vieira (TV Globo), Amanda Dias (Grana Preta), Verônica Oliveira (Faxina Boa), Rene Santos (Voz das Comunidades) e Nathaly Dias (Blogueira de Baixa Renda). No hotsite Moradia Digna, o CAU Brasil disponibiliza um Mapa de ATHIS e um kit para prefeituras com um passo-a-passo de como implementar a Lei de ATHIS nos municípios.  Saiba mais aqui. 

 

Presidente Nadia Somekh com a equipe da Secretaria Municipal de Habitação do RJ: s arquitetas Fernanda Delmonte e Adriana Lima, o secretário Nilton Caldeira, e a arquiteta Marcela Abla (à direita)

 

ARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL
Na reunião, o secretário municipal de Habitação aceitou participar de uma articulação conjunta entre o CAU/RJ, IAB/RJ, Pfefeitura e movimentos sociais para a melhoria das condições de habitabilidade das moradias precárias da cidade. Haverá um primeiro encontro na quarta-feira, na sede do IAB-RJ, onde há um espaço de exposições do UIA2021RIO.

 

A ideia é, a partir do Congresso Mundial de Arquitetos, pensar em uma articulação que busque um modelo a ser replicado para as cidades brasileiras. Depois da reunião na Prefeitura, a presidente do CAU Brasil passou a tarde no stand do Conselho na sede do IAB-RJ.

 

Presidente Nadia Somek assiste a evento do UIA2021RIO no stand do CAU Brasil

 

Nadia acompanhou a programação do CAU Brasil no UIA2021RIO, que está sendo transmitida de forma gratuita no telão do stand e também no nosso canal no Youtube. Com atenção especial ao debate “Ensino e Formação: Inclusão, Materialidade, Presencialidade”, que contou com a participação do conselheiro federal do CAU Brasil Valter Caldana.

 

No stand, a presidente se reuniu com o presidente do CAU/PR, Milton Zanelatto; a vice-presidente do CAU/PR, Thais Marzurkiewicz; e o conselheiro do CAU Brasil representante do Paraná, Jeferson Navolar. 

 

A vice-presidente do CAU/PR, Thais Marzurkiewicz; o presidente do CAU/PR, Milton Zanelatto; a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh; e o conselheiro do CAU Brasil representante do Paraná, Jeferson Navolar

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: estudante da UnB recebe menção em concurso com projeto inspirado em construções indígenas brasileiras

Clipping

Arquitetura Indígena: “As casas são iguais e têm um sentido muito comunitário”, diz José Portocarrero

Clipping

Arquitetura Indígena: Conheça alguns projetos inspirados em técnicas dos povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Diferenças arquitetônicas entre os povos originários

Pular para o conteúdo