CAU/BR

UIA2021RIO: Presidente do CAU Brasil participa da leitura da Carta do Rio

 

No encerramento do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO), a presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh participou da leitura da Carta do Rio, documento oficial do evento. A Carta resume todos os debates ocorridos desde março entre arquitetos de todo o mundo. “Foi uma vitória a realização deste UIA2021RIO”, afirmou. “Vejo que deixamos três legados: a sensibilização da população brasileira sobre a importância da Arquitetura e Urbanismo; a inovação que os arquitetos podem produzir no mundo contemporâneo; e a formação de redes, com trabalho coletivo, solidariedade e empatia dos arquitetos”.

 

Veja aqui a Carta do Rio

 

Mais cedo, Nadia Somekh participou da Assembleia Geral da União Internacional dos Arquitetos (UIA). Foi anunciado o novo presidente da entidade, o arquiteto mexicano José Luis Cortés Delgado. Logo após, ela participou da entrega da Medalha de Ouro da UIA ao arquiteto e urbanista brasileiro Paulo Mendes da Rocha (in memoriam). Ganhador do Prêmio Pritzker e de várias outras honrarias internacionais da profissão, Paulo foi indicado ao prêmio da UIA poucos dias antes de morrer, em maio de 2021. Ele tinha 92 anos. 

 

Reunião do Fórum de Presidentes dos CAU/UF no Rio de Janeiro

 

À tarde, a presidente do CAU Brasil acompanhou a reunião do Fórum de Presidentes dos CAU/UF, que está sendo realizada de modo híbrido. Parte dos presidentes está no Rio de Janeiro, presencialmente, e outra parte acompanhou a reunião de forma virtual. Na pauta, ações de harmonização profissional junto aos demais conselhos profissionais e pautas em tramitação no Congresso Nacional que afetam a Arquitetura e Urbanismo.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: estudante da UnB recebe menção em concurso com projeto inspirado em construções indígenas brasileiras

Clipping

Arquitetura Indígena: “As casas são iguais e têm um sentido muito comunitário”, diz José Portocarrero

Clipping

Arquitetura Indígena: Conheça alguns projetos inspirados em técnicas dos povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Diferenças arquitetônicas entre os povos originários

Pular para o conteúdo