CATEGORIA

Últimas oficinas preparatórias ao ENSA acontecem no dia 30/09

Últimas oficinas preparatórias ao ENSA acontecem no dia 30/09
Crédito: Maiquel Borges

Acontecem no dia 30 de setembro (30/09), no Memorial Luíz Carlos Prestes, em Porto Alegre (RS), as duas últimas oficinas preparatórias ao Seminário Nacional “O Futuro da Profissão do Arquiteto e Urbanista”. As atividades serão realizadas durante a manhã e a tarde. A primeira, Planejar e Fazer, será das 9h às 13h, com debate voltado para a Responsabilidade Social do Arquiteto e Urbanista e o Contexto do Exercício Profissional – Novos e Velhos Paradigmas da Profissão. A segunda do dia, Organização e Regulação, será das 15h às 19h, seguindo o tema O Arquiteto que Faz – Novos e Velhos Paradigmas da Profissão. A promoção é da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e o Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS), com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS). O Memorial Luíz Carlos Prestes está localizado na avenida Edvaldo Pereira Paiva, s/nº.

 

O objetivo das oficinas é ouvir os profissionais em diferentes áreas de atuação para que, a partir dos debates, seja construída uma síntese para nortear as discussões no Seminário Nacional, que será realizado nos dias 16 e 17 de novembro, no Auditório da Federação Gaúcha de Futebol, localizado na avenida Ipiranga, nº 10, em Porto Alegre. Ao final, o debate sobre a profissão do arquiteto e urbanista será levado ao Congresso da União Internacional de Arquitetos (UIA), que ocorrerá no Rio de Janeiro (RJ), em 2020.

 

As oficinas são gratuitas e terão transmissão ao vivo através da ferramenta FaceLive. Cada uma terá um tema central e na programação está prevista uma pequena comunicação de cada convidado, que terá de 15 a 20 minutos para falar – antes do debate e abertura para perguntas. As inscrições podem ser feitas através do e-mail [email protected].

 

A atividade Planejar e Fazer é a quarta oficina a ser realizada de um total de cinco que foram iniciadas no dia 16 de setembro (16/09). Ela deve promover a reflexão sobre a responsabilidade social dos profissionais em um país que ainda carrega déficits do seu processo de urbanização.

 

A oficina que trata da Organização e Regulação vai focar temas como o exercício da profissão e a responsabilidade social do profissional; fiscalização do exercício profissional com ênfase na função social da profissão; e o papel das entidades, da carreira de estado, do CAU, da internacionalização da profissão, da fiscalização da profissão e o CAU.

 

Todas as atividades antecedem o 40º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA), evento promovido anualmente pela FNA e sindicatos de arquitetos do país, que acontece de 17 a 20 de novembro, na capital gaúcha. A homenageada, que estampa o nome nesta edição do evento, é a arquiteta e urbanista Maria Elisa Meira.

 

Confira a programação das oficinas:

 

PLANEJAR E FAZER
30/099h às 13h
Mediadora: Andréa dos Santos
9h – Abertura
9h30min – Urbanização e tendências de metropolização: Thiago Silva – 3C
10h – Incorporação e construtores: Clarice Debiagi – Mercado imobiliário
10h30min – Planos diretores, habitação e assessoria nas políticas públicas: Karla Moroso – Reforma urbana e social
11h – Coffee
11h30min – Mesa Redonda
13h – Almoço

 

ORGANIZAÇÃO E REGULAÇÃO
30/0915h às 19h
Mediador: Eduardo Bimbi
15h – Abertura
15h30min – Cícero Alvarez – FNA
16h – A confirmar
16h30min – Roberto Simon – UIA
17h – Coffee
17h30min – Mesa Redonda
19h – Encerramento

 

FONTE: FNA

 

Publicado em 26/09/2016

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo