ARQUITETOS EM DESTAQUE

Uma rua em homenagem ao Paulo Mendes da Rocha – proposta do IAB-SP

 

O arquiteto Paulo Mendes Rocha foi o mais premiado arquiteto brasileiro. Ganhador do Prêmio Pritzker em 2006, considerado o Nobel da arquitetura mundial, foi condecorado também com o Leão de Ouro da Bienal de Veneza, o Prêmio Imperial do Japão, entregue pelo príncipe Hitachi, e a Medalha de Ouro Real do Royal Institute of British Architects (RIBA), de Londres. Além disso, recebeu a medalha de ouro da União Internacional de Arquitetos (UIA), que lhe renderá uma homenagem oficial durante a ocasião do Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO), a realizar-se em julho deste ano. Essas cinco premiações constituem a maior honraria e consagração a um arquiteto no mundo, algo que nem Oscar Niemeyer conseguiu atingir. O que faz de Mendes da Rocha não apenas um arquiteto de prestígio inconteste no cenário internacional, mas também uma das mais altas figuras da cultura brasileira em todos os tempos. 

 

Foi Professor Emérito e Honoris Causa na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), onde lecionou por muitas décadas, Paulo Mendes da Rocha foi homenageado com esses mesmos títulos acadêmicos em diversas outras universidades da América e da Europa. Com suas obras, sempre voltadas à defesa da esfera pública, ajudou a construir a cidade de São Paulo com marcos arquitetônicos sumamente reconhecidos, tais como a Pinacoteca do Estado, o Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia (MuBE), a cobertura da Praça do Patriarca, e a unidade do Sesc 24 de Maio, entre muitas outras obras de relevo.

 

Nascido em Vitória, em 25 de outubro de 1928, formou-se arquiteto e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, em 1954. Institucionalmente, contribuiu de forma decisiva para a formação da cultura arquitetônica e urbanística brasileira e mundial. Foi membro associado do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) desde 1955, e presidente dessa mesma instituição, em seu Departamento de São Paulo, nas gestões de 1972-73 e 1986-87. Manteve, por muitas décadas, o seu escritório profissional no quinto andar do edifício do IAB/SP, situado na esquina das ruas Bento Freitas e General Jardim. Durante todo esse tempo, era visto andando pela rua, entre o prédio do IAB, os bares e restaurantes da Rua General Jardim, e os edifícios onde se situam os escritórios de colegas e colaboradores seus. Por influência de Paulo, a rua se tornou uma espécie de centro da produção e reflexão sobre a arquitetura na cidade de São Paulo, concentrando uma quantidade ímpar de escritórios ao longo de seu eixo, articulados à sede do IAB e a uma importante faculdade de arquitetura e urbanismo, a Escola da Cidade. 

 

De acordo com a estudiosa portuguesa Ana Vaz Milheiro: “a sua forma de trabalhar, partilhando experiências e parcerias com diferentes escritórios da cidade de São Paulo, acabaria por transformar a cidade num centro fulgurante da cultura arquitetônica contemporânea”. Ainda, segundo o crítico brasileiro Guilherme Wisnik, “Sua vida se passava, majoritariamente, na rua, isto é, na cidade, entre os botecos do centro, e no caminho entre os escritórios da Rua General Jardim. Tenho a impressão de que, para ele, nenhuma cidade do mundo produziu uma vida urbana mais intensa e admirável do que a que existe no raio entre os edifícios Copan e Conjunto Nacional”. Assim, a rua General Jardim foi o centro irradiador da sua influência na cidade, e certamente o mais rico e surpreendente dentre todos eles.

 

Consideramos que uma homenagem contundente da cidade de São Paulo seria dar à rua o nome de Paulo Mendes da Rocha. 

 

Com essa homenagem dar início a uma agenda para transformá-la em um referência das boas práticas urbanas e arquitetônicas – a ser definida por meio de um projeto, a ser escolhida em um concurso público. 

 

Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo (IABsp)

 

Apoiam a iniciativa:

  1. Escola da Cidade 
  2. Instituto Polis 
  3. Aliança Francesa
  4. FESP-SP
  5. A Casa do Porco 
  6. Pratada 
  7. Todo corpo 
  8. A botanista
  9. Central Galeria

 

Clique aqui e assine o formulário para apoiar a #RuaPauloMendesDaRocha

 

Fonte: IABsp

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo