Sustentabilidade

UNESCO cria conceito de “Capital Mundial da Arquitetura”

O sonho da nomeação trienal da “Capital Mundial da Arquitetura” acaba de se transformar em realidade. A UNESCO aprovou o plano da União Internacional dos Arquitetos (UIA) para que as cidades sedes de seus Congressos Mundiais passem a ser denominadas “UIA/UNESCO World Capital of Architecture”.

 

O anúncio foi feito pelo recém eleito presidente da UIA, Thomas Vonier, que destacou o empenho do ex-presidente Esa Mohamed para a viabilização da ideia.

 

Thomas Vonier presidente da UIA

 

A partir dessa decisão, é possível que o Rio de Janeiro, sede do 27o. Congresso Mundial de Arquitetos, venha ser a primeira “Capital Mundial da Arquitetura”.

 

Para o arquiteto e urbanista Sérgio Magalhães, ex-presidente do IAB/DN, agora coordenador da Comissão Organizadora do UIA.2020.RIO, “a reafirmação pela UNESCO do reconhecimento da Arquitetura como elemento cultural já tem um significado enorme para diversos países e, para o Brasil, em particular, se confirmada a nomeação do Rio de Janeiro como a primeira Capital Mundial da Arquitetura, a repercussão será muito positiva”.

 

Nivaldo Andrade, recém empossado presidente do IAB/DN, afirma que, se oficializada a primazia do Rio, “será uma feliz coincidência, pois a cidade foi também a primeira a receber da UNESCO o título de paisagem cultural urbana em razão das relações peculiares entre a cidade e a natureza”. Da mesma forma, o título ajudaria a valorizar a Arquitetura junto à sociedade brasileira, respaldando a pauta das entidades nacionais do setor.

 

Roberto Simon, vice-presidente da UIA para as Américas, afirma que a perspectiva do Rio assumir o título “significa atrair as atenções para uma cidade que se abre para o mundo, com todas as suas características boas e ruins. Esse grande laboratório urbano vai ficar exposto para o mundo por mais tempo do que o evento em si’.

 

Para Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR, a decisão da UNESCO é auspiciosa porque possibilitará uma maior exposição da Arquitetura e do Urbanismo no cenário cultural e científico mundial, visibilidade esta hoje dispersa em diversos eventos internacionais. “Sem dúvida a Arquitetura e  a Humanidade só têm a ganhar com a decisão”.

 

MAIS SOBRE: Sustentabilidade UIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Sustentabilidade

CAU/BR celebra Dia Mundial da Água e divulga projeto com recursos hídricos em espaços públicos

UIA

Kuala Lumpur sediará o próximo Fórum Internacional UIA em novembro

UIA

Presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA) envia mensagem para participantes da COP28

Sustentabilidade

Relatório Luz 2023, que monitora desempenho brasileiro na Agenda 2030 da ONU, tem colaboração do CAU

Pular para o conteúdo