CIALP

União Internacional de Arquitetos adota português como língua oficial

A União Internacional de Arquitetos (UIA) incluiu Português entre as línguas oficiais da entidade para seus eventos e publicações. A decisão foi tomada na Asssembleia Geral realizada após o UIA2021RIO e se baseou em moção apresentada pelo presidente do Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa (CIALP), Rui Leão. Atualmente, mais de 250 mil arquitetos falam a língua portuguesa, que está presente em 4 das 5 regiões que formam a UIA. A partir de agora, são 5 as línguas oficiais da entidade: francês, inglês, espanhol, mandarim e português.  

 

A moção foi endossada por Angola (OAA), Brasil (IAB), Cabo-Verde (OACV), Macau (AAM) e Portugal (OA). De acordo com o CIALP, a iniciativa permitirá aos arquitetos dos países de língua portuguesa estreitarem relações com colegas da comunidade mundial, aumentando seu espectro de atuação internacional. 

 

 

“Somos mais de 230 mil arquitetos, falantes de Português, ou seja, cerca de 18% dos arquitetos existentes no mundo, já distinguidos com 4 Prémio Pritzker, 1 UIA Gold Medal e 1 Presidente da UIA. O CIALP, enquanto estrutura representativa de todas as 8 organizações nacionais e 2 regionais dos arquitectos de língua portuguesa, uma das línguas oficiais de organizações internacionais como a União Europeia, o Mercosul, a União Africana e a União dos Estados Americanos, considera que a adoção da língua portuguesa como uma das línguas oficiais da UIA, seria mais um motivo de prestígio e da abrangência desta instituição”, argumentou o conselho em sua proposta.

 

UIA

 

A União Internacional de Arquitetos (UIA) é a organização que representa cerca de 1,3 milhão de arquitetos de todo o mundo. Atualmente, congrega as principais organizações profissionais de arquitetos em 124 países e territórios, entre elas o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), membro fundador.  

Reconhecida como a única organização mundial de arquitetura pelas agências das Nações Unidas, a UIA é o órgão consultivo da Unesco para assuntos relativos ao habitat e à qualidade do espaço construído. E tem como objetivos unificar a profissão, influenciar políticas públicas e promover o avanço na área de arquitetura para a melhoria da vida das pessoas. 

A União Internacional de Arquitetos também é a promotora do Congresso Mundial de Arquitetos, considerado o maior evento da arquitetura e do urbanismo. Sua última edição, o UIA2021RIO, ocorreu este mês julho. O tema do evento foi  “Todos os Mundos. Um só Mundo. Arquitetura 21”.

MAIS SOBRE: CIALP IAB UIA UIA2021RIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

UIA

Kuala Lumpur sediará o próximo Fórum Internacional UIA em novembro

IAB

IAB divulga nota com expectativas para a nova gestão do CAU Brasil

UIA

Presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA) envia mensagem para participantes da COP28

IAB

Novo presidente do IAB, Odilo Almeida: “Nosso objetivo será a melhoria das condições de trabalho dos(as) arquitetos(as) e urbanistas a serviço da população brasileira”

Pular para o conteúdo