PARLAMENTAR E INSTITUCIONAL

Veja quem são os quatro arquitetos e urbanistas eleitos para a Câmara dos Deputados

 

Quatro arquitetos e urbanistas foram eleitos no último domingo, dia 02 de outubro, para compor a próxima legislatura da Câmara dos Deputados, em Brasília. São três homens e uma mulher, eleitos pelo Rio Grande do Sul, Pará e Mato Grosso. O CAU Brasil parabeniza os novos deputados federais eleitos, que vão lutar pela valorização da Arquitetura e Urbanismo e pela construção de cidades mais justas e sustentáveis.

 

Confira abaixo os perfis dos arquitetos e urbanistas eleitos para o Congresso Nacional:

 

Joaquim Passarinho Pinto de Souza Porto (PL/PA)

 

 

Ex-secretário de Obras Públicas do Pará, Joaquim Passarinho foi reeleito deputado federal com 122.553 votos. Na Câmara dos Deputados, onde exerce mandatos desde 2015, foi vice-líder do PSD na Câmara dos Deputados e teve destaque no seu mandato como membro das comissões de Minas e Energia e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços. Em 2018, assumiu a vice-liderança do governo na Câmara e a vice-liderança da comissão de Minas e Energia.

 

Formado em Arquitetura e Urbanismo, Joaquim Passarinho também exerceu o cargo de vereador de Belém entre 1989 e 2002.

 

Denise da Silva Pessôa (PT/RS)

 

 

Denise Pessôa é arquiteta e urbanista formada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), com MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades. Também tem especialização em Gestão Estratégica de Políticas Públicas pela Unicamp. Foi eleita deputada federal com 44.241 votos.

 

Atualmente exerce o seu quarto mandato como vereadora da Câmara Municipal de Caxias do Sul (RS), e já foi presidente da casa. Destaca-se pela defesa do serviço público e do direito à cidade.

 

Luiz Carlos Busato (União/RS)

 

 

Luiz Carlos Busato é arquiteto e urbanista formado pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS) e foi prefeito do município de Canoas (RS), de 2016 a 2020. Começou na vida pública como secretário municipal de Planejamento Urbano na mesma cidade e em 2004, foi eleito para o cargo de vereador. Exerceu ainda o cargo de Secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Rio Grande do Sul.

 

Depois, exerceu o cargo de deputado federal em três legislaturas consecutivas, sendo o autor do Projeto de Lei que instituiu o Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista. Foi eleito com 57.610 votos.

 

Abilio Jacques Brunini Moumer (PL/MT)

 

 

Eleito com 87.072 votos e 2º colocado no ranking de votação do Mato Grosso, Abilio é formado em Arquitetura e Urbanismo e exerceu o cargo de vereador em Cuiabá (2017-2020). No exercício do mandato, focou em ações voltadas à mobilidade urbana e acessibilidade e na defesa da saúde pública.

 

Em 2020, concorreu à Prefeitura de Cuiabá, chegando ao 2º turno da disputa. Destaca seu perfil fiscalizador, com o bordão “batendo forte com a fiscalização”.

 

 

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PARLAMENTAR E INSTITUCIONAL

Reforma Tributária: CAU acompanha com preocupação a proposta que está para ser votada no Congresso nesta semana

PARLAMENTAR E INSTITUCIONAL

Congresso Nacional: CAU Brasil participa do lançamento da Frente Parlamentar em Apoio aos Conselhos Profissionais

PARLAMENTAR E INSTITUCIONAL

Arquitetos e urbanistas discutem pautas da categoria com deputado federal

PARLAMENTAR E INSTITUCIONAL

CAU Brasil realiza audiências no Congresso Nacional com parlamentares

Pular para o conteúdo