CATEGORIA

“Virada Criativa” busca projetos para a melhoria de Belo Horizonte

 

O lançamento oficial do projeto ocorreu dia 2 de dezembro às 18h no Auditório do 1º andar do Edifício Albano Franco (FIEGM), na Avenida do Contorno. A campanha é aberta para o público em geral, e para se tornar um produtor da iniciativa, basta comparecer a alguma das reuniões.

 

Fundada em 12 de dezembro de 1987, Belo Horizonte – ou BH, como é comumente tratada – é hoje a sexta cidade mais populosa do Brasil, com quase 2,5 milhões de habitantes, segundo pesquisa de 2013 do IBGE. Mesmo possuindo uma das melhores qualidade de vida do país, BH enfrenta diversos problemas comuns de uma cidade grande, como a destinação de lixo e mobilidade urbana. Pensando nisto, foi criado o projeto “Virada Criativa”, um workshop que tem como objeto a elaboração de propostas para contribuir efetivamente com a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida na capital mineira.

 

A metodologia do projeto é chamada charrete pública, e já conseguiu resultados positivos em cidades que recentemente receberam a dinâmica, como foi o caso de Goiânia, que no primeiro semestre, graças à iniciativa, teve aprovado o projeto do Parque do Cerrado, maior espaço verde da cidade, com mais de 700 mil metros quadrados.

 

A arquiteta Cláudia Pires, ex-conselheira federal do CAU/BR por Minas Gerais, é uma das colaboradoras do projeto. Ela conta que qualquer cidadão pode também se tornar um promotor da iniciativa. “Para que possa dar o resultado esperado, será essencial a adesão da população e a participação ativa de todos. Toda a comunicação é feito por desenhos, que em seguida são transformados em estudos por colegas de diversas áreas da arquitetura, urbanismo, engenharia, geografia e etc”, relata.

 

No dia 12, aniversário da cidade, o projeto será entregue publicamente para as autoridades e a imprensa, como um presente de aniversário para BH. Para saber mais, acesse a página do Virada Criativa no facebook clicando aqui.

 

Publicado em 03/12/2015.

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo