CATEGORIA

Vote a favor da carreira de estado para Arquitetos e Urbanistas

O site do Senado Federal abriu uma aba e-Legislação – Opine sobre Projetos onde se pode votar a favor do PLC 13 de 2013. Para quem ainda não conhece, o projeto de lei acrescenta parágrafo único ao art. 1º da Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, caracterizando como essenciais e exclusivas de Estado as atividades exercidas por Engenheiros, Arquitetos e Engenheiros-Agrônomos ocupantes de cargo efetivo no serviço público federal, estadual e municipal.

 

Leia o texto do projeto na integra.

 

A aprovação deste projeto de lei significa um grande avanço a nossa categoria, por isso é importante participar e votar a favor. O acesso ao site pode ser feito clicando aqui. Para votar, basta fazer um cadastro rápido com nome e e-mail.

 

Publicado em 04/12/2015.

 

 

MAIS SOBRE: CATEGORIA

146 respostas

  1. Reconhecimento e respeito pela categoria dos arquitetos e urbanistas na carreira de estado. Sou a favor.

  2. Reconhecimento e respeito pela categoria dos arquitetos e urbanistas na carreira de estado. Sou a favor.

  3. SENDO MÃE DE 2 ARQUITETAS SOU SUPER A FAVOR da carreira de estado para Arquitetos e Urbanistas, merecem essa valorização da profissão. PELA COMPETÊNCIA HARMONIA E ESTÉTICA

  4. Apesar de já aposentada apoio a carreira de estado para Arquitetos e Urbanistas.

  5. Bom dia, o link para acesso a votação não está abrindo, pode ser verificado por favor. Obrigada!

  6. Essa votação resume em opnar a favor. Só isso?

  7. Gostaria de saber como nós arquitetos participaremos dessa votação?Qual a data? Qual horário? Qual local.
    Desculpe mas não encontrei tais informações.

  8. Votemos todos na consulta do Senado. Lá já temos mais de 4.080 votos favoráveis. Eng JRSenno-Presidente da ANSEAF

  9. Sou a favor da carreira de Estado para Arquitetos e Urbanistas

    1. Claro que sou á favor…estes profissionais merecem!!!

  10. QUEM LUTA SEMPRE VENCE, A PROFISSÃO DOS ARQUITETOS E URBANISTAS COM CONSELHO PRÓPRIO TEVE SUA VALORIZAÇÃO ALCANÇADA.

  11. Com toda certeza, sou a favor.. Mais um avanço para com os Arquitetos Urbanistas

  12. Sou totalmente a favor, o papel do arquiteto tem que ser valorizado, pois assim haverá melhoria na qualidade de vida e na eficiência energética da sociedade como um todo.

  13. Quem sabe o Brasil nao adere ao crescimento ordenado e sustentavel, como foi em meados de 1870, no Rio de Janeiro, que os urbanistas como Francisco Bitencourt entre outros se inspiravam em Paris e, após abrirem o liceu de artes e oficios e suas famosas companhias arquitetonicas, transformaram o Rio antigo na Belle epoque brasileira, saudosa e linda de olhar.. procurem as imagens do Rio antigo no YouTube.. é impressionante.

  14. Sou a favor, sou estudante de arquitetura e urbanismo e depois de 4 anos e meio percebi o valor social da profissão, porém não há reconhecimento da necessidade de se projetar cidades.

  15. Sou completamente a favor da carreira de Arquitetos e Urbanistas, uma profissão que merece ser valorizada.

  16. Com certeza, sou a favor. Logo mais um avanço para com os Arquitetos Urbanistas.

  17. eu sou a favor da carreira de estado para Arquitetos e Urbanistas

  18. VOTO A FAVOR, POIS, SÃO PROFISSÕES QUE LEVAM PROGRESSO, ECONOMIA, CONFORTO, INFRA ESTRUTURA ESPACIAL E DE SANEAMENTO, E TANTOS BENEFÍCIOS À POPULAÇÃO, E POR ISSO JÁ DEVERIA TER SIDO VOTADA A FAVOR A CARREIRA DE ESTADO PARA QUE AS CATEGORIAS EM QUESTÃO TENHAM VALORIZAÇÃO E TRANQUILIDADE EM EXERCER AS SUAS FUNÇÕES! .

  19. Sou muito a favor da carreira de Estado para Arquitetos e Urbanistas!

  20. A favor da carreira de Estado para Arquitetos e Urbanistas!

  21. super apoio, cada profissão em seu devido lugar!

  22. A aprovação do projeto irá favorecer a categoria de futuros profissionais da área com uma visão mais ampla.

  23. Com a aprovação da Lei,poderá valorizar o curso de Arquitetura e Urbanismo além de valorizar,também,os profissionais da área.

  24. A valorização do desempenho do trabalho do arquiteto e urbanista e das demais carreiras da engenharia no serviço público só pode ser benéfica à nação. Certa vez, numa prefeitura alemã fomos recebidos por uma prefeita nova no cargo e ela nos transferiu para os funcionários de carreira que se incumbiram de nos apresentar a administração municipal, ou seja, os técnicos, independentemente dos cargos políticos, respondem pela continuidade administrativa no serviço público.

  25. Sou a favor da carreira de Estado para engenheiros e arquitetos

  26. A aprovação deste projeto de lei significa um grande avanço a nossa categoria

  27. Sou a favor da carreira de estado para arquitetos e urbanistas

  28. Voto a favor, para no futuro quando me forma, eu ser uma arquiteta de estado.

  29. Embora exercendo funçào de estado, resultante da Constituiçào Federal e das prerrogativas do IPHAN como organismo responsável, historicamente, pela proteção dos bens culturais, O quadro técnico do IPHAN, nào é, considerado como tal para efeito de remuneraçào salarial.

  30. A favor da carreira de estado para Arquitetos e Urbanistas

  31. Sou um dos arquitetos prejudicados. As passagens IPHAN’ProMemória – IBPC, nos retirou a condiçào de Arquiteto passando a ser Tëcnico em Preservação Arquitetônica, com todas as consequentes burocraticas prejudicias. Embora exercendo funçào de estado, resultante da Constituiçào Federal e das prerrogativas do IPHAN como organismo responsável, historicamente, pela proteçao dos bens cultuturais, O quadro técnico do IPHAN, nào é, considerado como tal para efeito de remuneraçào salarial.

  32. Eu voto a favor da carreira de estado para Arquitetos e Urbanistas!!!

    1. QUEM LUTA SEMPRE VENCE, GOSTARIA DE AGRADECER O EMPENHO PELA DEDICAÇÃO EM RECONHECER A VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOS ARQUITETOS E URBANISTAS.

  33. Vai colocar o profissional na função certa no que diz respeito a cargos públicos referente a sua profissão.

  34. Será uma grande conquista para toda a classe profissional de engenheiros e arquitetos, sem contar que seria um grande avanço para o Brasil!

  35. Sou a favor da carreira de estado para Arquitetos e Urbanistas

  36. “Caracterizando como essenciais e exclusivas de Estado as atividades exercidas por Engenheiros e Arquitetos-Agrônomos ocupantes de cargo efetivo no serviço público federal, estadual e municipal.”

    A proposta é ridícula, passando os erros individuais e corporativistas empresariais para a Autarquia do Estado. Significa que todo erro será de responsabilidade do Estado. Eximindo-se de responsabilidade erros individuais de conduta, o que leva ao erro pelo apadrinhamento conservadorista do Estado protegendo e assumindo erros de uma profissão importante que envolve diretamente o risco da morte da vida racional e irracional de qualquer espécie, incluindo a humana. Se cai uma ponte, estoura uma barreira cai uma construção civil a culpa é do Estado. Quem arca com o ônus de tal ocorrência? O povo que terá de pagar pelos erros através de impostos já caracterizados de forma inconstitucional, por não cumprirem seus objetivos de recolhimento indevido.
    (corrigido)

  37. É essencial que haja o artigo que remete à exclusividade de atividades exercidas por arquitetos.

  38. Arquitetos são essenciais para um bom desenvolvimento de uma cidade

  39. A profissão de arquiteto e urbanista deve estar presente em todas as instâncias governamentais e assim participar melhor da dinâmica de crescimento da cidade como um todo.

  40. Sou a favor da carreira de estado para Arquitetos e Urbanistas.

  41. A aprovação deste projeto de lei significa um grande avanço a nossa categoria.

  42. É extremamente necessário a carreira de estado para Arquitetos e Urbanistas, assim eles podem acompanhar a longo prazo o efeito de seu trabalho e ser mais eficientes!

  43. Hoje em dia, alem de competirmos com colegas por trabalhos,temos engenheiros e design de interiores fazendo projetos também.Acredito que precisamos de leis mais coerentes, se não,para que separar arquitetura da engenharia?,ate engenheiro faz projeto de decoração estamos perdidos.

  44. Voto a favor da carreira de estado para arquitetos e urbanistas

  45. É de suma importância para a categoria dos arquitetos e urbanistas a aprovação dessa PLC!

  46. Esses profissionais precisam ser valorizados, pois cumprem papel importante no desenvolvimento do país.

  47. Isso é uma falta de respeito com o profissional de Arquitetura e Urbanismo, o Brasil sempre é um país atrasado en relação ao ja desenvolvido s em qualquer sentindo.

  48. Esses profissionais precisam ser valorizados, pois eles são importantes em diversos seguimentos. Sem eles não há desenvolvimento sustentável.

  49. Eu sou a favor da valorização do arquiteto, profissional que ficou cinco anos estudando fora as especializações que deveram ser feitas pelo resto e sua carreira, precisa ter seu campo de trabalho valorizado e parar de perder lugar para profissionais menos capacitados para exercer funções que não cabem a eles.

  50. Voto a favor da carreira de estado de arquiteto e urbanista

  51. Espero que essa lei seja aprovada pois beneficiará profissionais da nossa área de atuação, assim nosso trabalho também será mais valorizado e reconhecido.

  52. Carreira de estado para Arquitetos e Urbanistas já!

  53. De grande importância para o desenvolvimento do país.

  54. Ação muito necessária ao crescimento e reconhecimento de nossa profissão.

  55. Olá, sou estudante de arquitetura e urbanismo. Tenho total confiança de que, o projeto dará certo. Nós, futuros arquitetos e urbanistas temos o controle tornar a cidade mais sustentável, econômica, limpa, organizada; em outras palavras, distribuir a cidade em seu perímetro urbano. Não só eu, mas como muitos que ingressam neste ramo, estamos convictos de que somos a chave para um melhor estilo de vida.

  56. Espero que esse PL favoreça a valorização do trabalho do arquiteto.

  57. Vamos participarde mais essa luta pela nossa valorização.

  58. Pela valorização da nossa profissão e atividades, tendo em vista que no atual quadro servimos apenas para referendar às “decisões e prioridades políticas” de pessoas sem formação adequada, já que a grande maioria dos nossos governantes são advogados por formação…..

  59. Precisamos dar um passo ao futuro com qualidade, vamos fortalecer a profissão de Arquiteto e Urbanista em nosso País, dar valor a esses profissionais que estudaram muito para oferecer uma estrutura de avanço a nossa sociedade.

  60. Vote a favor da carreira de estado para Arquitetos e Urbanistas

  61. Sou a favor do projeto, será um grande avanço para os profissionais desta área

  62. Eu voto a favor do projeto Arquitetônico ser de autoria apenas dos Arquitetos.

  63. Eu sou a favor da carreira de estado para Arquitetos e Urbanistas, merecemos essa valorização da nossa profissão.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo