AsBEA

Webinar discute impactos da pandemia na Arquitetura residencial e comercial

A requalificação dos espaços residenciais e comerciais e seus mobiliários é um dos impactos da pandemia do covid-19 na Arquitetura. O tema foi discutido no webinar realizado pela Galeria da Arquitetura, dia 26, com correalização da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBEA), com os arquitetos e urbanistas Caio Bacci Marin (Bacci Marin Arquitetos Associados e AsBEA-SP); Pierina Piemonte de Bermejo (Leonetti Piemonte Arquitetura e AsBEA-SP); Vanessa Paiva (Paiva e Passarini Arquitetura) e Fábio José Riccó (Hub Móveis).

 

 

 

Uma das primeiras demandas dos clientes decorrentes da pandemia observadas por Caio Bacci é a requalificação dos empreendimentos, em especial dos apartamentos supercompactos, e a necessidade de terem espaço para o home office, muito adotado nesse momento. Ele tem constatado que no pós-pandemia, devido às experiências vividas agora, parte do tempo e do trabalho de muitas pessoas não será mais nos escritórios, mas dentro da casa ou em coworking de apoio.

 

Nessa linha, o arquiteto defende que os empreendimentos residenciais “olhem” com muita atenção os espaços comuns, que devem ser flexíveis. Citou como exemplo o salão de festas, que hoje precisa ser pensado em sobreposição de utilidade sendo, também, um coworking coletivo. Outra demanda apontada por Caio Bacci foi a requalificação para tentar acomodar, ao máximo, o trabalho dentro dos apartamentos.

 

A arquiteta e urbanista Vanessa Paiva avalia que no pós-pandemia todos terão que se adequar e que a Arquitetura será uma “janela” de oportunidades, tendo em vista as adaptações que terão que ser feitas em todos os setores, seja residencial ou comercial. Ela também avalia que o investimento imobiliário, apesar de conservador, passa a ser sólido e seguro atraindo mais investidores.

 

 

Os espaços corporativos também são alvo das consequências da pandemia. Para Pierina Piemonte, até empresas com cultura mais tradicional comprovaram que o home office funciona e que pode ser um grande potencial, desde que estruturado. “Empresas têm nos questionado sobre os espaços atuais e como podem se preparar para o futuro. Tudo dependerá da cultura de cada uma e precisaremos avaliar cada caso. Sem dúvida alguma caminhamos para um modelo de trabalho muito mais híbrido e flexível e isso vai liberar espaços nas empresas que precisarão ser ressignificados”, avalia.

 

No isolamento social, o escritório de Fábio Riccó faz uma leitura das emoções enfrentadas pelas pessoas e passou a criar um mobiliário com menos “cara de escritório”, para possibilitar que em casa exista um espaço de interação com o trabalho, mas também, com a leitura ou com um hobby. “Os produtos que temos desenvolvido para home office têm como uma das premissas ter mais de um uso e atender o espaço da casa”, destacou.

 

Os impactos em outros ambientes, já que tudo veio para dentro da casa, seja em residência multifamiliar ou unifamiliar, também precisam ser analisados caso a caso. “O que temos hoje é uma ampliação da percepção. O cliente está vivenciando e percebendo a sua casa e isso reforça a importância de ele ter um arquiteto para juntar tudo isso e resolver o que for necessário”, destaca Vanessa Paiva.

 

“Agora, o cliente residencial ou corporativo está sentindo a dor da não contratação de um projeto no passado ou que tenha pedido coisas equivocadas. Os clientes que tiveram projetos com flexibilidade estão tendo uma vida mais fácil neste momento”, ressalta Fábio.

 

Os arquitetos e urbanistas também ressaltaram a importância de utilizar materiais sustentáveis e recicláveis e de adequar os ambientes para atender as demandas de uma ou mais pessoas em residências e escritórios, garantindo conforto interno e externo e segurança.

 

Nathan Bampi, diretor comercial da Prado, participou do webinar e destacou o aumento da procura por fechaduras eletrônicas tanto para residências quanto para escritórios. O diretor ressaltou a grande procura por fechaduras remotas e conectadas pelo celular e anunciou que em breve a empresa lançará uma linha de fechaduras eletrônicas com inteligência brasileira. A empresa desenvolveu um canal eletrônico para atender diretamente os arquitetos e urbanistas.

 

Confira outras resenhas de webinars e debates no especial CIDADE E HABITAÇÃO PÓS-PANDEMIA

 

 

MAIS SOBRE: AsBEA CAU/BR

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo