CAU/BR

Webinário discute o futuro urbano e comemora Dia Mundial da Arquitetura

“Rumo a um futuro urbano melhor”. Este é o tema escolhido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) para comemorar o Dia Mundial da Arquitetura, 5 de outubro. Nesta data, a UIA promoverá um webinário gratuito, às 9h, reunindo especialistas de diversos países para abordar esse e outros assuntos que serão discutidos no 27º Congresso Mundial de Arquitetos 2021, promovido pela UIA em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

 

 

Presidente da UIA, Thomas Vonier

 

 

 

O webinário terá seis painéis transmitidos via Zoom para debater questões como a futura atuação de arquitetos e urbanistas e demais áreas relacionadas poderá enfrentar os desafios apresentados pelas cidades na atualidade como água, saneamento, espaços públicos, qualidade do ar e habitação. A discussão pretende mostrar como esses profissionais podem auxiliar na efetivação do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

 

Nas comemorações do Dia Mundial da Arquitetura o CAU/BR se alia a UIA e defende melhorias para as cidades do Brasil. Com a “Carta à Sociedade e aos(as) Candidatos(as) nas Eleições Municipais de 2020 – Um projeto de cidades pós-pandemia”, lançada pelo Colegiado de Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas do CAU/BR (CEAU-CAU/BR) , o CAU/BR reforça a importância da inclusão da Arquitetura e Urbanismo na pauta política brasileira para que as cidades tenham um planejamento urbano eficiente, sustentável e inclusivo.

 

 

Carta-Aberta à Sociedade e aos (às) Candidatos (as) nas Eleições Municipais de 2020

 

 

O presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães, acredita que o planejamento urbano precisa ser entendido “como uma política pública de Estado e não de governo”. Essa proposta é reafirmada na Carta aos Candidatos, assinada pelo CAU/BR , Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura (ABEA), Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (FeNEA).

 

 

 

 

Para o presidente da UIA, Thomas Vonier, “o planejamento urbano, o projeto e a arquitetura são essenciais para um futuro urbano melhor para todos”. Essas questões serão discutidas no webinário que terá uma mesa-redonda com Victor Kisob, diretor executivo e secretário-geral adjunto da ONU para os Assentamos Humanos (ONU-Habitat); Ernesto Ottone Ramirez, diretor-geral adjunto para a cultura da UNESCO e Kai-Uwe Bergmann, sócio arquiteto à frente do Desenvolvimento de Negócios do Bjarke Ingels Group (BIG).

 

 

 

O evento será mediado pelo presidente da UIA e também terá como palestrantes Georg Pendl, presidente do Conselho de Arquitetos da Europa (ACE); Max Maurer, cientista e professor do Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique (ETH); Joseph Kwan, diretor da Região IV (Ásia) do Programa de Trabalho de Arquitetura para Todos da UIA; Ishtiaque Zahir e Natalie Mossin, codiretores da Comissão ODS da UIA; Magda Mostafa, codiretora da Comissão de Educação da UIA; e Nadia Tromp, diretora do Programa de Trabalho de Arquitetura Comunitária da UIA.

 

 

A celebração do Dia Mundial da Arquitetura foi instituída pela UIA em 1985 e é comemorada em paralelo ao Dia Mundial do Habitat da ONU, que este ano tem como tema Moradia para Todos: Um Futuro Urbano Melhor. A ONU promoverá eventos, debates e comemorações até 31 de outubro que é o Dia Mundial das Cidades.

 

 

Webinário Dia Mundial da Arquitetura | União Internacional dos Arquitetos

Data 5 de outubro de 2020
Horário 9h às 11h30
Inscrições gratuitas e através do link

 

 

Confira aqui as biografias dos participantes.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Iniciadas Convocações para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

CAU/BR

CAU/BR inaugura Galeria de Presidentes com a presença de três ex-presidentes

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

CAU/BR

Planetário de Brasília Luiz Cruls celebra 50 anos e passa de analógico a digital  

Pular para o conteúdo