Assistência Técnica

Atenção Organizações da Sociedade Civil: vem aí Edital para patrocínio ATHIS

O CAU Brasil lançará no final de setembro Edital de Chamada Pública de Apoio Institucional para seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSC) objetivando o desenvolvimento de projetos e ações relacionados com a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). 

 

O processo terá abrangência nacional. Poderão ser contemplados oficinas, eventos, publicações, intervenções urbanas (observadas às exigências relativas à pandemia da Covid-19) e projetos viabilizados através de parcerias com prefeituras e com recursos de emendas parlamentares. 

 

“Fórum ATHIS” (2019), realização do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos (CGGDH),em parceria com Entre:FAUs, IABsp e FAU Mackenzie. Patrocinado pelo CAU/SP

 

Os projetos deverão contribuir para o fomento e aprimoramento da atuação profissional do arquiteto e urbanista, conforme compromisso assumido pelo CAU Brasil no “Manifesto em Defesa da Moradia Digna para Todos”, lançado no UIA2021RIO em julho, ao final de campanha institucional iniciada em abril visando o fomento da implantação da Lei 11.888/2008 em todo país. 

 

O Edital tem como base a Resolução CAU/BR no. 94, de 7 de novembro de 2014, que regulamenta a concessão de apoio institucional pelo CAU Brasil, e a legislação federal pertinente, Lei 13.019/2014, que estabeleceu o regramento para parcerias entre a gestão pública e OSCs. Prazos, instruções para inscrições e valores do patrocínio constarão do Edital.

 

“Casas cubo” (Diadema), projeto da arquiteta e urbanista Fabrícia Zulin, sob supervisão do arquiteto e urbanista Milton Nakamura

 

Imagem de destaque na home: Complexo da Maré, projeto de Demetre Anastassakis. Foto: : Mais Zoom Fotografias

 

 

6 respostas

  1. Gostaria de participar. mas não sei nem por onde começar. Por favor me enviem orientações.

    Obrigada

    Arq Fernanda Mansur

    1. Fernanda, por favor acompanhe nosso site e nossas redes sociais. Assim que o edital for lançado avisaremos por aqui, com todas as informações necessárias.

  2. Ja mandei e-mails tanto CAU/MT quanto CAU/BR, pedindo ajuda como proceder e nenhuma resposta ainda…
    Precisamos de ajuda, como um manual do que fazer, ou o que ja foi feito..

    1. Willian, a campanha Mais Arquitetos, promovida pelo CAU Brasil, publicou kits de informações específicos para cada público envolvido na missão de oferecer o serviço legal de assistência técnica para habitação de interesse social.

      A equipe preparou guias digitais para três públicos diferentes: a população de baixa renda que demanda por moradia, gestores públicos (prefeituras, casas legislativas e defensorias) e arquitetos que têm interesse em atuar no campo da ATHIS.

      Saiba mais em https://caubr.gov.br/athis-kits-digitais-explicam-como-populacao-arquitetos-e-poder-publico-podem-atuar/

  3. Olá!

    Eu e a equipe que temos um projeto, mas não somos OSC. No entanto, a instituição que precisa de reforma é uma igreja sem fins lucrativos. Ela poderia pleitear o edital para que nós trabalhemos no projeto ou a equipe teria que se formalizar enquanto OSC?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

Planetário de Brasília Luiz Cruls celebra 50 anos e passa de analógico a digital  

CAU/BR

Fiscalização como atividade fim do CAU/BR em debate no Fórum de Presidentes dos CAU/UFs

CAU/BR

Cebraspe divulga resultado final do concurso CAU/BR

CAU/BR

CAU/BR confirma participação no Encontro Nacional da Indústria da Construção da CBIC

Pular para o conteúdo