ARQUITETOS EM DESTAQUE

Documentário sobre vida e obra de Hans Broos estreia na Bratislava

 
Hans Broos

No ano  em que se completaram os 10 anos do falecimento do arquiteto Hans Broos e 100 anos de seu nascimento,  um documentário sobre sua vida e obra estreou oficialmente em 5 de outubro, na cidade de Bratislava,  capital da Eslováquia, após exibição pela primeira vez em 15 de setembro, no festival de cinema Cinematik, em Piešťany. Intitulada “Architekt Drsnej Poetiky” (em português Arquiteto da Poética Bruta), a obra foi filmada na Eslováquia, na Alemanha e no Brasil. 

 
Até o momento, o documentário dirigido por Ladislav Kaboš, já foi selecionado para os festivais: Rotterdam, Nova York, Festival Internacional de Cinema de Arquitetura, AFFR, Festival of Architecture and Design, ADFF, New York, Washington e Toronto. De acordo com o Kaboš, a estreia foi um sucesso e despertou um bom debate após o término da exibição, com uma boa interação entre os presentes. Segundo o diretor, há uma expectativa que o filme seja apresentados ano que vem no Brasil, quando a situação pandêmica estiver melhor.
 
 
Hans Broos, nascido na atual Eslováquia, também atuou profissionalmente em solo brasileiro, produzindo projetos que o destacam como um dos mais importantes nomes da arquitetura brutalista no país, com obras em Blumenau e em São Paulo. 
 
 

ARQUITETURA BRUTALISTA

 

Hans Broos nasceu em Gross-Lomnitz, atualmente território eslovaco, em 10 de outubro de 1921. Seu pai, de família alemã, era mestre marceneiro e foi com quem teve os primeiros contatos com o desenho. Broos iniciou a faculdade de arquitetura na Universidade de Praga – Checoslováquia, mas se mudou para Braunschweig (Brunswick – inglês) – Alemanha, quando começou a guerra. Em Braunschweig, concluiu o curso de engenheiro-arquiteto na Universidade Técnica de Braunschweig, em 1948.

 

O arquiteto, então, começou a participar da elaboração de projetos culturais, industriais, públicos voltados para o Urbanismo, mas especificamente em obras de reconstrução de prédios históricos e praças na cidade de Braunschweig.

 

Em 1954, com 33 anos de idade, Hans Broos viaja para o sul do Brasil, e se instala em Blumenau, onde começa a atuar como arquiteto e em 1968 se estabelece definitivamente na cidade de São Paulo.

 

Em Blumenau, a principal obra e a mais discutida pela crítica especializada, é a sede da Cia.Hering (1968-1972). Em São Paulo, a obra que se destaca é a primeira igreja edificada em concreto aparente – a Paróquia de São Bonifácio (1966) em Vila Mariana. O projeto recebeu o premio Rino Levi, como melhor obra do ano.
 
 
 
Igreja de São Bonifácio – São Paulo

 

 
 
O parque industrial da Hering foi feito durante mais de 30 anos, através dos projetos de Hans Broos. O arquiteto projetou um plano diretor para a ampliação da fabrica localizado no Bairro Bom Retiro – Blumenau.
 
 
 
Cia Hering
 

 

O Jardim Suspenso é uma das construções que completa o patrimônio histórico e arquitetônico da Cia.Hering. Foi inaugurado em 1980 junto com a Praça Histórica, fazendo parte das comemorações do Centenário da empresa. A obra foi idealizada por Roberto Burle Marx.

 

Jardim Suspenso de Roberto Burle Marx

 

Jardim Suspenso de Roberto Burle Marx
 
 
 
Malharia Tecanor, da Hering Nordeste (1978-1983), é outra obra de destaque. Construída na cidade de Paulista, na região metropolitana de Recife-PE, distinguida pelo IAB/SP com o Prêmio Anual para edifícios industriais. Em Pernambuco, entre outros trabalhos, Broos  participou na reformulação urbana de cidade de Olinda e assessorou Francisco Brennand a organizar seu ateliê em Recife. Outro projeto do arquiteto é a fábrica da Faber-Castell em São Carlos, interior de São Paulo.
 
 
 
 
 
Confira a ficha técnica do documentário:
 
Título: O Arquiteto da Poética Bruta  – Architekt Drsnej Poetiky
Equipe Técnica
Filmagem: 70 min
Mestre: DCP 2K – áudio original eslovaco / 5.1, Blu ray, DVD, MP4
Acessibilidade: a partir dos 12 anos
Gênero: Documentário
Diretor e roteiro: Ladislav Kaboš
Dramaturgia: Martin Peterich, Dagmar Ditrichová, Svatava Maria Kabošová
Diretor de fotografia: Martin Šec │Strih: Michal Kondrla, Darina Smržová
Música: Vladimír João Martinka
Som: Bohumil Martiná, Eperties: Imrichos Serraglio
Produtor: Darina Smržová
Co-produtores: Tibor Horváth, Michael Kaboš, Pedro Rosa
Produtor: EDIT Studio, Eslováquia
Co-produtores: RTVS Rádio e Televisão da Eslováquia, KABOS Film & Media, República Tcheca, EMBAÚBA Produções, Brasil
Tradutoras:
Dana Stopkova,
Zuzana Bielikov.
Atores:
Hans Broos: Imrich Boráros
Hans Broos Jr.: Joao Paulo Serraglio
Jenny Abel
Bernardo Brasil Bielschowsky
Karine Daufenbach
Orlando Maretti
Cristiano Mascaro
Angelina Wittmann

 

 

 
 
 

 

 

 

 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo