CATEGORIA

Encontro do CAU/AC debate Campanha pela Valorização Profissional

 

Aconteceu na tarde de quinta 28/04, se estendendo pela noite o Encontro promovido pela Comissão de Ética e Disciplina do CAU/AC. Com uma participação generosa de profissionais que prestigiaram as palestras dos Presidentes dos CAU/BA e CAU/RN, Guivaldo Baptista e Patrícia Luz, respectivamente, Presidente Guivaldo trouxe uma reflexão filosófica do que a ética propicia no nosso dia-a-dia, do comportamento perante a profissão, a Presidente Patrícia, explanou um pouco mais do código de ética, das fases do processo ético, dentre outras questões relacionadas ao cumprimento ético de profissional para profissional. Estiveram ainda, compondo a mesa, a Coordenadora da CED/AC Laís Medeiros, Membro da CED/BR Clênio Plauto, e o Arquiteto e Urbanista convidado Guilherme Bachhi, que comentou um pouco da sua vida profissional, abrindo-se o debate junto aos profissionais presentes.

 

Na tarde de sexta, 29/04 foi a vez do Encontro com estudantes de aqruitetura e urbanismo. Mais uma vez os Presidentes puderem explanar sobre a ética e outros temas relacionados a profsissão de arquiteto e urbanista, mostraram aos futuros arquitetos o quão importante é ter ética para o bom andamento da profissão e do reconhecimento pela sociedade em geral. Após a palestra, um lindo debate aconteceu com a participação dos estudantes que, com certeza sairam com uma nova visão do caminho que eles estção percorrendo, e dos deveres éticos que terão que praticar em defesa da boa arquitetura e urbanismo para todos.

 

 

Após o convite os presidentes convidados deram sua opinião e agradecimento sobre o evento, segue abaixo:

 

Presidente Guivaldo CAU/BA

 

“Foi um prazer estar em Rio Branco, nos dias 28 e 29/04, a convite da Presidente do CAU/AC, Arquiteta e Urbanista Edfa Rocha. Foram três compromissos: uma visita à sede do CAU/AC, quando tive a oportunidade de visitar a acolhedora casa e estar com a equipe de funcionários do Conselho e dois encontros, um com os profissionais e o outro com estudantes de arquitetura e urbanismo. Com os arquitetos e urbanistas dividi as minhas reflexões sobre a essência da sustentabilidade ética no exercício da arquitetura e urbanismo, as nossas responsabilidades e compromissos profissionais e o que é ser um bom arquiteto, um arquiteto bom e fazer uma boa arquitetura, transcendendo a excelência técnica que nos é compulsória. Com os estudantes de arquitetura e urbanismo a palestra, seguida de debate, teve o propósito de anunciar aos futuros profissionais o que é ser profissional para o CAU. Quais são os pressupostos para o exercício da atividade, os direitos e deveres, as atribuições e campos de atuação, os compromissos, as responsabilidades profissionais e quais são as infrações e decorrentes penalidades, quando desvios de conduta são comprovados. O debate com os estudantes foi rico, a despeito de começar a acontecer em final de tarde de uma sexta feira.
 
Com um grande abraço e com o meu agradecimento pela oportunidade de ter estado com vocês!”
Presidente Patrícia CAU/RN

“Ir ao Acre para palestrar sobre a ética e temas afins, remete a um ponto que considero dos mais relevantes, que é o despertar em nós, arquitetos e urbanistas, da necessidade de reafirmarmos sempre nosso compromisso com a valorização da profissão. Nesta missão, envolvem-se os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo.

 

Em que pese as dificuldades que um jovem conselho profissional, como é o nosso caso, possa encontrar, tenho a convicção que é através da ética profissional que vamos enaltecer nossa profissão e defender o direito à arquitetura e urbanismo como vetor de melhoria para as cidades e seus habitantes.

 

Neste sentido, a campanha “arquitetos pela ética” do CAU/BR caminha a passos largos ao apresentar nossa profissão como uma contribuição para o desenvolvimento da sociedade. Esta é a nossa missão, mostrar a importância do nosso ofício, pois sem compromisso não há trabalho, e como mencionou o nosso presidente nacional, Haroldo Pinheiro, a valorização da nossa profissão depende de que o conjunto de profissionais assuma um forte compromisso com a ética na condução de seus trabalhos e suas negociações.

 

O compromisso ético está lançado, pois.

 

Por fim, não posso deixar de agradecer o acolhimento do CAU/AC, através de sua presidente, Edfa Viviane, e parabenizar seu trabalho em defesa do exercício da profissão de arquitetura e urbanismo e da sociedade do estado do Acre.”

 

A Presidente Edfa Rocha considera que foi muito gratificante esse encontro, ouvir os profissionais e futuros arquitetos sobre suas posturas e angústias a fim de uma arquitetura de mais qualidade e profissionais mais colaborativos e unidos. ” O conhecimento transmitido por Guivaldo e Patrícia trouxeram uma percepção além do que esperávamos, espero que os profissionais e estudantes possam levar adiante as reflexões colocadas para que possamos valorizar cada vez nossa profissão”. 

 

O CAU/AC estará sempre de portas abertas para recebê-los.

 

Agradecimentos: Vanessa Candine – Coordendora do curso de Arquitetura e Urbanismo Uninorte  e Bruno Parrera-Coordendor -FAAO.

 

FONTE: CAU/AC

 

Publicado em 04/05/2016

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo