CATEGORIA

Livro ‘Carlos Leão – Arquitetura’ tem noite concorrida de lançamento

F33_5303_tratadaO lançamento do livro Carlos Leão – Arquitetura, da editora Bazar do Tempo, em co-edição com a Dois Um, e patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), lotou na noite desta terça-feira (24/05) a livraria Argumento, no Leblon.  O livro resgata a obra arquitetônica de Leão, que, a partir da mudança de direção da carreira, ficou mais conhecido como artista plástico.

 

“Leão fez parte do grupo responsável pelo projeto do Palácio Capanema (Lucio Costa com Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, Ernani Vasconcellos e Jorge Machado Moreira, além de Leão), mas abandonou a arquitetura para cuidar das ‘peladinhas’, como brincam. É uma referência a suas pinturas a óleo, guache e aquarela e desenhos a bico de pena, que retratavam figuras femininas”, lembrou o presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes, durante o lançamento.  “Ele tem uma obra arquitetônica importante, muito interessante, que a publicação revela”, afirmou.

 

F33_5177_tratada

 

O livro foi idealizado há quase três décadas pelo arquiteto Jorge Czajkowski, e esboçado antes de sua morte, em 2010. Maisdo que a compilação de projetos icônicos de Leão, é um resgate da importância que teve para o que Czajkowski chamou de “Nativismo carioca: uma arquitetura entre a tradição e a modernidade” – título de seu trabalho sobre a obra do arquiteto. Jerônimo de Moraes ressaltou a importância do programa de patrocínio cultural do CAU/RJ.  “Esperamos com o programa de patrocínio do CAU incentivar e apoiar iniciativas como esta, não somente em forma de livros. É importante resgatarmos nomes importantes, valorizarmos influências, obras que marcaram o estado, e contribuirmos para fixar o entendimento da arquitetura como cultura” disse o presidente do CAU/RJ.

 

Para a produtora executiva e coordenadora da Dois Um Produções, a arquiteta e urbanista Cláudia Pinheiro, programa de patrocínio cultural do CAU/RJ foi fundamental para a finalização da publicação. “Espero poder participar em outras oportunidades. Trabalho em projetos que resgatam de arquitetos e urbanistas que não tiveram a obra reconhecida, e o apoio do CAU/RJ é essencial”. “Estou muito emocionada e feliz com o resultado”.

 

A diretora da editora Bazar do Tempo, Ana Cecilia Impellizieri Martins, afirmou que ter a chancela do CAU/RJ garante enorme legitimidade ao livro. “Estamos fazendo justiça a Leão como arquiteto. Com o livro, conseguimos apresentar a obra de maneira inédita, dando sua dimensão no Brasil”.

 

F33_5375Entre as dezenas de pessoas presentes ao lançamento, estavam o conselheiro federal do CAU/BR pelo Rio, Luiz Fernando Janot, os conselheiros do CAU/RJ Isabel Tostes e Júlio Bentes e o presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz, e a cantora Adriana Calcanhoto.

 

Ana Cecília destacou a coincidência da proximidade das datas de lançamento Carlos Leão – Arquitetura, e “Pedro Paulo de Melo Saraiva, arquiteto”, patrocinado pelo CAU/SP. “As duas instituições ajudaram a trazer à luz a obra de dois nomes tão importantes que até agora não tinham reconhecimento à altura. Com isso vemos a importância do programa do CAU”.

 

Sobre o livro – Após anos de pesquisa, Czajkowski e sua equipe conseguiram reunir 120 desenhos originais (entre  croquis, anteprojetos ou projetos definitivos), de obras realizadas ou apenas esboçadas, além de fotos  de Pedro Oswaldo Cruz e Pedro de Moraes e de uma série de documentos, listagens e textos. Ao longo da idealização do livro, Czajkowski realizou exposições sobre a obra de Leão e publicou textos em revistas especializadas. Todo esse trabalho tinha um objetivo final: reunir e redescobrir a obra arquitetônica de Carlos Leão. Após a morte de Czajkowski, o trabalho teve continuidade com uma equipe formada por Claudia Pinheiro, a arquiteta Maria Helena Röhe Salomon, o historiador da arte Roberto Conduru (também responsável pelos textos do livro), a designer Sula Danowski e a assistente editorial Rosalina Gouveia. Ao chegar às mãos da editora Ana Cecilia Impellizieri Martins, tomou a forma final.

 

F33_5282

 

Livro sobre o arquiteto Pedro Paulo de Melo: www.causp.gov.br/?p=24970

 

Fotos: Fernando Alvim / Divulgação CAU/RJ

FONTE: CAU/RJ
Publicado em 27/05/2016
MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo